Em um universo de opções para experiências educacionais no exterior, um país emerge como uma joia escondida, que merece destaque. Situada no coração do Báltico, a nação nórdica encanta com beleza natural deslumbrante, imensa bagagem histórica e ambiente acadêmico de alta qualidade. Pensando em todas estas nuances, que tal descobrir tudo sobre estudar na Letônia?
Se você é um estudante brasileiro em busca de um destino exótico e enriquecedor, essa pode ser a escolha ideal. Este artigo é um convite para explorar as oportunidades que esse pedacinho da Europa oferece e para descobrir por que ele é capaz de gerar uma vivência única e gratificante.
Ao longo do texto, saiba o que estudar na Letônia, documentação necessária, custo de vida mensal e os melhores locais para morar no país. Confira!
O que estudar na Letônia
A Letônia é decisão acertada para estudantes que vislumbram uma formação na Europa, seja em nível de graduação ou pós-graduação. Boas universidades para isso não faltam, em especial a Universidade da Letônia. A universidade fica posicionada bem na capital, em Riga, é a melhor do país e ainda possui ampla variedade de cursos.
As escolas técnicas também são conhecidas por seu ótimo ensino, uma delas é a Universidade Técnica de Riga. Para citar uma área forte, a de Tecnologia da Informação vale ser mencionada.
Documentação necessária
Estamos falando de um país que faz parte do Espaço Schengen. Ou seja, o processo de entrada e permanência na Letônia funciona de modo parecido com o de outras nações europeias — como Alemanha, por exemplo.
Para estadias de estudo que ultrapassam 90 dias, é necessário providenciar um visto específico. Entre os documentos importantes para solicitá-lo estão: comprovante de matrícula na instituição de ensino almejada; seguro de saúde; passagem aérea; comprovante de que pode se manter financeiramente durante a viagem; e passaporte válido.
Cabe apontar que a Letônia permite que estudantes trabalhem enquanto cursam suas formações. A carga horária deve ser de até 20 horas semanais, podendo ser estendida em períodos de férias ou feriados.
Custo de vida mensal
Apesar de ser um destino que usa o euro como moeda, o custo de vida na Letônia é consideravelmente mais baixo do que em muitos outros países europeus.
O valor das despesas dependem, claro, das preferências de consumo de cada pessoa. No entanto, é possível ter uma ideia de média para um planejamento inicial. Nesse momento, considere o aluguel como a principal fatia a ser considerada no seu orçamento.
Em Riga, apartamentos de um quarto no centro da cidade possuem valores a partir de 400 euros por mês. Fora da área central, o preço pode cair para 300 euros. Serviços de aquecimento, eletricidade e água, juntos, costumam custar aproximadamente 160 euros.
Um passe mensal de transporte público varia entre 30 e 50 euros. Em matéria de alimentação, tenha em vista que uma refeição individual, em restaurante econômico, gira em torno de 10 a 12 euros. Se optar por preparar seus próprios pratos, fazendo compras no supermercado, o custo mensal tende a diminuir.
Onde morar na Letônia
Ao pesquisar tudo sobre estudar na Letônia, saiba que a capital da nação é um dos lugares mais procurados por viajantes internacionais.
Riga é o epicentro cultural e econômico do país. Com sua arquitetura deslumbrante, vida noturna, rede de transporte eficiente e múltiplas oportunidades, a cidade proporciona uma bela vivência para estudantes.
A seguir, conheça três localidades que são especialmente recomendadas para acomodação, cada uma com suas próprias características:
Centro Histórico
Se deseja mergulhar na história e na atmosfera da cidade, o centro histórico é o lugar perfeito. Este bairro, declarado Patrimônio Mundial da UNESCO, é o coração de Riga, com ruas de paralelepípedos, edifícios medievais e abundância de cafés, restaurantes e lojas.
Morar no centro permite fácil acesso às principais universidades e instituições culturais — e você ainda estará a uma curta distância de todas as atrações históricas.
Distrito Central (Centrs)
A região do Distrito Central é uma escolha popular entre estudantes que preferem uma mistura de modernidade e conveniência. Esta área oferece variedade de apartamentos, muitos deles com ótimas instalações. Além disso, você estará próximo às principais universidades e bibliotecas da cidade.
A vibrante vida noturna, lojas de grife e alternativas de restaurantes fazem do bairro uma opção tentadora para aqueles que priorizam um estilo de vida mais contemporâneo.
Agenskalns
Opção que funciona bem para estadias tranquilas e contato próximo com a natureza. O bairro de Agenskalns está situado às margens do Rio Daugava, oferecendo uma atmosfera intimista e pitoresca.
Você encontrará parques encantadores, como o Grizinkalns Park, e um ambiente descontraído. É um bom local para estudantes que procuram um refúgio da agitação da cidade, mas ainda se interessam por fácil acesso ao centro.
Agora que já sabe tudo sobre estudar na Letônia, é possível olhar o país com outros olhos. Seus elementos são um convite a uma experiência diferente, capaz de expandir horizontes.
E se gostou do artigo, acompanhe as redes sociais do Global Hub para continuar descobrindo os melhores destinos de intercâmbio:
Instagram: @uninterglobalhub
Facebook: @uninterglobalhub
Linkedin: UNINTER – Global Hub
Youtube: UNINTER Global Hub