Conheça as universidades parceiras da Uninter e estude no exterior

Estudar no exterior é uma experiência que traz desenvolvimento pessoal, novas interações, conquista de habilidades e tantas outras vantagens. E o que dizer dos impactos positivos que causa na carreira? O intercâmbio funciona como um diferencial em qualquer área profissional, abrilhantando seu currículo.

Você, alguma vez, já sonhou em ter uma vivência assim? Então saiba que os planos podem ser colocados em prática com as universidades parceiras da Uninter. Nossos estudantes têm a oportunidade de cursar alguns períodos acadêmicos em instituições espalhadas pelo mundo inteiro.

Neste artigo, conheça a lista completa de universidades conveniadas e veja qual delas combina com os objetivos que possui. Confira!

Universidades parceiras da Uninter na América Latina

Uma experiência internacional na América Latina é capaz de proporcionar a combinação entre bom custo-benefício e qualidade educacional. Além disso, estar mais próximo do Brasil pode fazer com que sinta segurança (principalmente se esse for o seu primeiro intercâmbio).

A opção também é perfeita para quem deseja mergulhar no espanhol e conhecer muita riqueza histórica/cultural.

A seguir, veja algumas instituições:

Universidade Central do Chile – UCEN

Grandiosidade e excelência são palavras que descrevem a Universidad Central de Chile, localizada em Santiago, capital chilena.

A UCEN é uma das instituições de ensino superior mais conhecidas do país, sendo dona de grande prestígio em pesquisa e infraestrutura. Com diversas unidades e campi, ela proporciona um ambiente de aprendizado super completo.

Suas salas são equipadas com tecnologia de ponta, permitindo que os estudantes tenham acesso ao que há de mais moderno em recursos educacionais. Laboratórios, áreas de lazer, espaços de aconselhamento e bibliotecas também não faltam.

Inclusiva, a instituição encoraja um olhar voltado para o social. Lá, é possível se engajar de forma prática em questões relevantes, como sustentabilidade, igualdade de gênero e direitos humanos.

Universidade de San Martín de Porres – USMP

Ajudar você a se tornar o profissional que sempre sonhou: esse é um dos compromissos da Universidad de San Martín de Porres, no Peru.

Entre os valores da universidade estão o trabalho em equipe e a comunicação. Ou seja, ela enxerga a troca, a interpessoalidade, como uma poderosa ferramenta de crescimento.

Com um currículo amplo, a USMP oferece programas de graduação e pós-graduação nas principais áreas. Direito, Engenharia, Arquitetura, Medicina, Comunicação e Turismo são apenas algumas. Em todos os casos, a abordagem do ensino é feita de forma dinâmica, com ênfase na interação.

Universidade San Ignacio de Loyola – USIL

A Universidad San Ignacio de Loyola é a segunda representante do Peru na relação de universidades parceiras da Uninter.

A instituição privada é mestre em internacionalização. Para você ter ideia, constantemente recebe alunos de diferentes continentes e fornece possibilidade de estágio em multinacionais. Isso faz com que seu quadro estudantil esteja sempre próximo de uma visão global.

A pegada empresarial e empreendedora é outro detalhe relevante por ali. A USIL é conhecida por fortalecer essas culturas, então é capaz de estimular aptidões valiosas — como criatividade, pensamento crítico e colaboração.

Instituto Universitário River Plate – IURP

Argentino, o Instituto Universitário River Plate se destaca pelo ensino e pela maneira como se mantém atualizado com as tendências. O local conta com professores altamente qualificados, oferecendo currículo variado, que vai de Educação Física a Marketing.

Um de seus maiores diferenciais é o foco em carreiras esportivas.

Abordagens que ultrapassam a sala de aula são outros pontos positivos. O espaço concebe programas de estágio, atividades extracurriculares e até mesmo projetos ligados à comunidade local — preparando os discentes para a prática profissional e para o exercício da liderança.

Atualmente, a parceria do instituto com a Uninter não resulta em intercâmbio presencial, mas em experiências que podem ser vividas daqui do Brasil (realização de cursos a distância, por exemplo).

Universidade Popular Autônoma do Estado de Puebla – UPAEP

Na consagrada Universidad Popular Autonoma del Estado de Puebla, a diversidade de cursos chama atenção. Ela conta com mais de 50 programas de graduação e 49 programas de pós. A oferta alcança dezenas de campos de atuação.

Reconhecida como uma grande instituição de pesquisa no México, possui centros de investigação voltados para tecnologia, economia, agricultura, ciência e religião.

Prêmios que confirmam sua qualidade acadêmica também fazem parte da realidade da UPAEP. Tanto que é considerada uma instituição de excelência pela Secretaria de Educação Pública do país.

Universidades parceiras da Uninter nos EUA e Canadá

Estudar nos Estados Unidos ou Canadá é o desejo de muita gente. As razões para isso são muitas, indo de qualidade de vida até imersão no inglês.

Sem dúvidas, a experiência nestes países vêm carregada de oportunidades. Procurados por estudantes e profissionais de todas as partes, ainda podem oferecer um intenso networking.

Logo abaixo, descubra ótimas universidades norte-americanas e canadenses.

Universidade de Missouri-Kansas City – UMKC

A UMKC fica nos Estados Unidos, precisamente na cidade mais populosa do Missouri, Kansas City.

Dona de um quadro docente brilhante, faz parte da lista de Melhores Faculdades Regionais da relevante The Princeton Review. Suas instalações recebem estudantes não só de todo o país, como também de outras 85 nações.

Pelos corredores da instituição já passaram um presidente dos EUA, um juiz da Suprema Corte e vencedores do Prêmio Pulitzer.

Entre os principais cursos estão aqueles focados em negócios e em saúde. A área de ciência da saúde, inclusive, recebe investimentos milionários (para uma melhor educação e para fornecer cuidados comunitários).

Universidade Concórdia

Localizada em Montreal e considerada a melhor universidade da América do Norte com menos de 50 anos — segundo o QS World Ranking de 2021. Essa é a Concordia University.

E o bom ranqueamento não para por aí, longe disso. A universidade ainda é elencada como a 2° melhor do Canadá em Arte e Design (e top 100 mundial). Em Estudos de Mídia, é a quarta melhor do país.

A Concórdia se posiciona como a instituição de ensino superior do futuro, das novas gerações. Sua abordagem valoriza uma aprendizagem que dá bastante espaço para a prática, a experiência.

A mentalidade transformadora ainda se estende para a superação de desafios presentes na sociedade, como o racismo sistêmico. Tanto que possui o Escritório de Perspectivas Negras, cujo objetivo é criar uma estrutura antirracista para apoiar/conectar sua rede de estudantes e profissionais negros.

Universidade das Primeiras Nações do Canadá – FNUniv

O respeito à diversidade cultural e o protagonismo dado aos povos indígenas tornam a First Nations University of Canada um verdadeiro marco.

Na FNUniv, o estudante tem currículos centrados em temáticas identitárias, que abrangem história, filosofia, línguas, entre outros aspectos. Boa parte dos professores e funcionários da instituição são membros de comunidades locais — o que proporciona todo um contato e entendimento sobre os valores das primeiras nações.

Negócios Indígenas e Belas Artes são exemplos de cursos de graduação oferecidos pela universidade. Quando se trata de pós-graduação, três programas estão disponíveis: Mestrado em Educação Indígena, em Educação de Línguas Indígenas e Serviço Social Indígena.

Universidades parceiras da Uninter na Europa

O intercâmbio europeu permite uma infinidade de descobertas, inclusive geográficas. Dependendo do lugar escolhido, é possível conhecer diversos países durante sua viagem, mergulhando em histórias, sabores, tradições e etc.

Se essa é a ideia, temos boas notícias. As universidades parceiras da Uninter na Europa deixam você mais perto de tal cenário.

Veja quais são:

Universidade de Málaga

A Universidad de Málaga (UMA) tem localização privilegiada, bem no sul da Espanha.

Málaga é uma cidade litorânea cheia de pontos turísticos que enchem os olhos. Uma vez lá, sobram opções de o que fazer, já que o destino abriga praias, museus, igrejas históricas e até castelo. A vida noturna na região também é pulsante.

Diante de tantos atrativos, não é de se estranhar que a universidade reúna uma rede estudantil globalizada e interessante. Em matéria de cursos, se destacam os da área de direito, economia, negócios e engenharia.

A UMA guarda uma trajetória pautada no progresso acadêmico e científico. Hoje, segue pelo mesmo caminho, através da inovação, dinamismo e impacto internacional.

Universidade de Salamanca

A Universidad de Salamanca é simplesmente a mais antiga universidade da Espanha e uma das mais antigas da Europa.

Além dos prédios históricos, a estrutura da instituição engloba dezenas de laboratórios, museus, residências estudantis e bibliotecas que, juntas, guardam um acervo enorme (mais de um milhão de obras).

Gigante inclusive no currículo, esta pérola da educação oferece quase uma centena de cursos de graduação; 75 programas de mestrado; e outras dezenas de programas de doutorado. Especializações de menor duração também estão presentes.

Hoje, a Universidade de Salamanca está na posição de número 18 entre as melhores universidades da Espanha, segundo o QS World Ranking.

Futebol Clube do Porto

Sim, um dos maiores clubes do futebol europeu é parceiro da Uninter!

No que diz repeito aos nossos estudantes, a proposta da união é conceder um ensino a distância de extrema relevância na área desportiva. Ou seja, a colaboração ocorre com a proposta de cursos remotos e por outros meios flexíveis.

O FC Porto está vinculado à Universidade do Porto, que está no time de melhores do mundo quando se trata de esporte. Resumindo: a combinação alia qualidade acadêmica e a experiência prática de uma marca gigante.

Instituto Politécnico de Leiria

O Instituto Politécnico de Leiria é uma instituição de ensino portuguesa formada por 5 escolas – distribuídas em 3 cidades.

São elas: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais; Escola Superior de Tecnologia e Gestão; Escola Superior de Saúde; Escola Superior de Artes e Design; e Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar.

A inovação está entre as principais características do lugar. Algo que confirma isso é o fato de que existem cursos que foram ministrados pela primeira vez bem ali.

Outro interesse da universidade é no processo de internacionalização. O Politécnico recebe estudantes internacionais constantemente, seja para cursar programas em português ou em inglês.

Universidade da Beira Interior – UBI

Fornecer uma educação de alto nível é um objetivo da UBI.

E pelos títulos que a Universidade da Beira Interior coleciona, podemos perceber que a meta tem sido alcançada. Programas de doutorado prestigiados em suas áreas, filme vencedor de prêmio de cinema, inúmeros estudantes premiados em concursos. Tudo isso faz parte do histórico da instituição portuguesa.

Como valores, o ambiente de ensino dá importância para diversidade, tolerância e liberdade intelectual. Sua intenção é fornecer não apenas aprendizado teórico, mas conhecimentos para a vida, para a melhoria do bem-estar individual e social.

Universidade da Letônia

A Latvijas Universitate costuma alcançar boas pontuações nos rankings que avaliam a educação superior mundial. A instituição é destaque, principalmente, em internacionalização e empregabilidade.

Já imaginou fazer uma escolha pouco convencional e viver uma experiência de estudos na Letônia?

Para quem gosta de estar próximo a natureza, a decisão é acertada (o país mantém uma relação próxima com o meio ambiente). A própria Universidade da Letônia possui um Conselho Ecológico e fortes políticas de desenvolvimento sustentável.

Infraestrutura de qualidade também não falta. Instalações modernas estão à disposição de todos os cursos e a intenção é de que os recursos evoluam dia após dia.

Universidades parceiras da Uninter na Ásia

Contrastes, costumes, modernidade: optar por um intercâmbio na Ásia é ter a certeza de uma jornada repleta de surpresas positivas.

Além de presentear o estudante com uma baita bagagem cultural, o continente ainda é sinônimo de crescimento. Cada vez mais, ele se consolida como um destino propício para educação e trabalho.

Aqui embaixo, confira uma incrível alternativa para seus estudos fora do Brasil e em solo asiático:

Universidade Woosong

A Woosong University fica na Coreia do Sul, na cidade de Daejeon.

Só para começar a citar qualidades da instituição, vale saber que Daejeon é apelidada de “O Vale do Silício da Ásia”. A localidade é lar de uma série de universidades, grandes corporações e institutos de pesquisa. O que isso significa? Clima universitário intenso e proximidade com o universo empresarial, principalmente do setor tecnológico.

Na Woosong, a mentalidade global é encorajada o tempo inteiro, ao mesmo tempo em que há valorização de valores humanísticos.

Cabe destacar que alguns de seus cursos são oferecidos na língua inglesa, facilitando o acesso de quem não tem domínio do coreano.

E então, já está se enxergando em uma das universidades parceiras da Uninter? Você pode saber mais sobre elas nos links que estão no artigo. Caso queira conferir oportunidades de vagas e bolsas de estudo, fique atento aos próximos editais lançados pelo Programa Uninter Intercâmbio.

Conecte-se conosco e não perca nenhuma novidade:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...