Por que as empresas valorizam a experiência internacional no currículo?

Estudos de curta ou longa duração, trabalho, voluntariado, intercâmbios de forma geral. Afinal, por que as empresas valorizam a experiência internacional? As respostas para tal pergunta estão espalhadas por muitos fatores, todos eles apreciados pelos empregadores.

Não importa qual seja a sua área, uma vivência fora do país traz destaque para o currículo — abrindo novas oportunidades na carreira e até mesmo melhores salários. Se a ideia é buscar crescimento profissional, vale investir na viagem.

Neste artigo, você vai entender os motivos que tornam a experiência algo tão positivo no mercado de trabalho. Inspire-se!

Idioma

Pensar em intercâmbio é pensar em aprender ou aperfeiçoar um novo idioma. Não há contexto mais propício para se aprofundar em uma língua, praticando fala, escuta, leitura e escrita. E é justamente esta imersão completa que chama a atenção das empresas.

Normalmente, o profissional que já viveu em outro país possui domínio do inglês, espanhol ou outro idioma estrangeiro.

Dentro do mundo cada vez mais globalizado em que vivemos, o conhecimento é crucial (principalmente em multinacionais ou organizações que estabelecem negócios internacionais). Por isso, é natural que a pessoa bilíngue saia na frente no momento das seleções.

Soft Skills

Soft Skills são habilidades humanas que estão relacionadas ao comportamento diante de situações.

Hoje em dia, com toda a discussão acerca de inovações tecnológicas e automações, elas vêm se tornando profundamente valiosas. Isso porque não são substituíveis, além de terem o poder de criar um ambiente profissional construtivo e saudável.

Algumas soft skills importantes:

  • Criatividade;
  • Tomada de decisões;
  • Resolução de problemas;
  • Resiliência;
  • Autonomia;
  • Adaptabilidade.

A grande questão é que estas habilidades podem ser desenvolvidas ao longo da vida, sendo o intercâmbio uma ótima maneira de estimulá-las. No dia a dia da viagem, você se depara com circunstâncias em que precisa exercitar aptidões (desde escolher as compras do supermercado até lidar com diferenças culturais).

Quando um avaliador enxerga uma experiência internacional no seu currículo, leva em consideração o fator. Está aí mais um ponto a favor.

Networking

Profissionais que gostam de construir e fortalecer o networking só têm a agregar em qualquer corporação.

O ato de estabelecer redes de contatos traz melhorias na comunicação com colegas de trabalho e mostra proatividade. O atributo ainda é benéfico para atrair novos clientes, manter os antigos e fechar acordos importantes.

E qual é a participação do intercâmbio nessa história? Bem, é fácil constatar. Um intercambista, durante seu período de viagem, está em constante interação com pessoas diferentes. Pessoas, inclusive, de variadas nacionalidades e perfis. A troca amplia seu olhar, fazendo com que tenha maior facilidade para criar ligações.

Inteligência emocional

As empresas valorizam a experiência internacional no currículo também por conta da inteligência emocional que ela é capaz de proporcionar.

Passar uma temporada no estrangeiro envolve lidar com a saudade de casa, mergulhar no “desconhecido”, estar aberto ao novo. Características assim trabalham a maturidade e a capacidade de lidar com desafios em prol de um objetivo.

É claro que profissionais que possuam tal atitude são vistos como peça chave para o mercado de trabalho. Saber como agir em situações que fogem do habitual e manter o equilíbrio em momentos de imprevistos são posturas sempre bem-vindas.

Compromisso com a carreira

Continuando nos traços de comportamento, existe um detalhe que os empregadores consideram muito positivo em quem opta pela vivência no exterior. Sabe qual é? O compromisso que demonstra com a própria carreira e planos.

O simples fato de decidir embarcar no intercâmbio transmite a mensagem de que você valoriza sua evolução, seu futuro como profissional e pessoa. E alguém focado no próprio crescimento é alguém que, na maioria dos casos, também está focado nos projetos em que é incluído.

Contato com infraestrutura

Nos intercâmbios para estudo, é possível ter acesso a tecnologias e estruturas de ponta, dependendo da instituição de ensino escolhida. Os materiais estão distribuídos em salas de aula, laboratórios e até programas de estágio oferecidos.

Organizações que priorizam a inovação levam muito a sério estes avanços, principalmente no que diz respeito a trabalhos mais técnicos. Um profissional que saiba lidar com determinados equipamentos ou softwares, que esteja familiarizado com eles, já ganha destaque nas entrevistas.

Em resumo, podemos afirmar que as empresas valorizam a experiência internacional pois ela representa um profissional cheio de atributos. Você deseja apostar em um intercâmbio com o intuito de investir na sua carreira presente ou futura? Então siga em frente, já que a ideia tem tudo para trazer resultados brilhantes.

Se gostou do artigo, acompanhe as redes sociais do Global Hub e receba mais conteúdos sobre experiências no exterior:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...