Enriquecer a experiência acadêmica no intercâmbio é algo poderoso. Ele, por si só, é uma ferramenta que possibilita verdadeiras transformações e vai além. Você sabia que é possível ultrapassar a sala de aula no momento de aproveitar as chances da vivência?
Nós sabemos que a oportunidade internacional proporciona contato com um ensino incontestável em matéria de qualidade. Afinal, estamos considerando instituições que, na maioria das vezes, possuem destaque em educação e estão preparadas para receber estudantes estrangeiros.
No entanto, a experiência não para por aí. Sua postura também pode intensificar a viagem, tornando-a um divisor de águas para sua vida acadêmica e profissional.
Neste artigo, conheça sugestões de como fazer isso. São atitudes simples, capazes de provocar grande diferença. Confira!
Utilize a estrutura da instituição
Durante o intercâmbio, é provável que você se surpreenda positivamente com a infraestrutura de sua instituição de ensino, principalmente se for uma universidade. Caso a situação aconteça, não hesite em fazer proveito das instalações.
Laboratórios, bibliotecas, quadras esportivas, recursos tecnológicos modernos. Verifique a existência de tais elementos e se permita explorá-los. A situação permitirá maior proximidade com o núcleo em que está inserido, novas formas de aprendizagem (como aquelas mais práticas) e ainda possibilitará conexões.
Considere atividades extracurriculares
Já pensou em estender sua vivência acadêmica no exterior, ampliando as alternativas? Considere, então, as atividades extracurriculares. Não há contraindicações para elas: desenvolvem habilidades, enriquecem o currículo, abrem espaço para conhecer outras pessoas, são prazerosas.
Mais um ponto positivo é que se encaixam no perfil dos estudantes, tanto em termos de interesse pessoal quanto em área de atuação. Independentemente do seu campo de estudo, dá para encontrar a atividade que melhor se enquadra à realidade.
Aulas de teatro, música, dança, prática de esporte e serviço voluntário são alguns dos muitos exemplos.
Busque estágios
Todo mundo concorda que uma das melhores formas de aprendizado é aquela que nos faz “colocar a mão na massa”, não é? Em grande parte das formações, o estágio é aquela esperada etapa, onde os ensinamentos teóricos se transformam em prática concreta. É quando o estudante consegue ter uma boa noção de sua realidade profissional futura, tornando-se mais confiante quanto a ela.
Se está cursando uma faculdade ou semestre no exterior, esta aí uma ótima forma de enriquecer a experiência acadêmica no intercâmbio. É possível buscá-lo até mesmo através da instituição. Muitas vezes, a própria universidade costuma oferecer programas, criando pontes entre alunos e empresas.
É comum, ainda, que os espaços universitários contem com ambientes próprios que aceitam estagiários. Um jornal para o treinamento de estudantes de comunicação ou um projeto de atendimento à comunidade para o treinamento de estudantes da saúde, por exemplo.
Participe de projetos de pesquisa
Participar de projetos de pesquisa durante o intercâmbio é outra oportunidade valiosa para aprimorar a experiência estudantil além da sala de aula. Essa imersão fornece uma exploração mais profunda de campo de estudo escolhido, permitindo o mergulho em um tópico específico de interesse.
Além de proporcionar uma compreensão mais completa de conceitos teóricos e práticos, o estudante tem a chance de aprimorar suas habilidades de pesquisa, análise de dados e comunicação. Fora que a interação próxima com professores faz com que sua rede de contatos se expanda. A médio e longo prazo, isso pode gerar colaborações profissionais e oportunidades.
Frequente eventos acadêmicos
Universidades e cursos, em geral, não são apenas cenários de estudos formais. Eles, na verdade, são espaços voltados para as mais diversas práticas educativas, estimulando interações e trocas de saberes.
Palestras, seminários, debates, oficinas, rodas de conversa: estas e outras atividades fazem parte do calendário de eventos de instituições mundo afora. Portanto, vale ficar por dentro dos projetos desenvolvidos pela sua. Participar das atividades fará com que você tenha acesso a novos conteúdos; conheça profissionais e estudantes da sua área; e tenha relevantes insights.
Visite instituições vizinhas
Dependendo do destino de intercâmbio, você estará ao redor de intensa vida acadêmica. Boston, por exemplo, mantém proximidade com algumas das melhores universidades do mundo inteiro (MIT e Harvard). Daejeon, na Coreia do Sul, possui mais de uma dezena de grandes instituições.
Pesquise sobre a cidade para onde está indo e verifique quais escolas abriga, além da sua. Veja se elas permitem visitação e inclua algumas no roteiro, para que possa conhecer dependências, história e cultura predominante. Isso tornará sua experiência inteira, crítica e entrosada quanto ao meio educacional em que está inserido.
Agora que já sabe como enriquecer a experiência acadêmica no intercâmbio, basta colocar as dicas em prática. Viva a sua viagem inteiramente, quanto mais elementos você agregar à vivência, maior será a sensação de aprendizado construído. Sucesso!
Se gostou do artigo, siga as redes do Global Hub e continue recebendo conteúdos sobre estudar no exterior:
Instagram: @uninterglobalhub
Facebook: @uninterglobalhub
Linkedin: UNINTER – Global Hub
Youtube: UNINTER Global Hub