Por que o intercâmbio é um diferencial para a carreira de sucesso?

É fato: estamos vivendo uma realidade profissional pulsante e competitiva. Independentemente da área de atuação, manter-se atualizado e preparado são atitudes necessárias para uma trajetória bem-sucedida. Hoje, o ideal é ir além da formação, pensando em experiências capazes de destacá-lo no mercado, diante das empresas. Mas como fazer isso?

Em um mundo cada vez mais globalizado, é impossível não pensar em uma vivência sempre enriquecedora: o intercâmbio. São muitos os motivos que fazem do intercâmbio um diferencial para a carreira de sucesso. E se você quer saber quais são eles, está no lugar certo.

Neste artigo, apontamos as principais razões que tornam a vivência internacional tão importante para seu currículo. Aqui você vai descobrir como ela só tem a agregar, tornando-se um verdadeiro tesouro durante toda a escalada na profissão. Confira!

Motivos que tornam o intercâmbio um diferencial para a carreira

A seguir, você vai ver os cinco maiores pontos positivos de um intercâmbio quando se trata de diferencial para a carreira. Lembrando, claro, que tais benefícios se estendem para além da esfera profissional, atingindo toda a vida. Sem dúvidas, falamos de uma experiência válida em múltiplos sentidos e em qualquer fase.

Desenvolvimento de habilidades

Em primeiro lugar, é interessante pensar na bagagem de habilidades que adquirimos com um intercâmbio e no quanto ela é fundamental no mercado de trabalho.

Como vimos ali na introdução, uma boa formação não pode ser considerada seu único diferencial, visto a quantidade de pessoas bem qualificadas em seus campos de atuação. Dessa forma, o que faz um currículo e um profissional se destacar aos olhos dos empregadores, além da educação acadêmica? Guarde esta expressão: soft skills.

Soft skills são habilidades comportamentais valorizadas em qualquer ambiente corporativo. Tomada de decisões, autonomia, capacidade de liderança e de resolução de problemas são algumas delas. Afinal, um colaborador com tais características têm capacidade de contribuir demais para o dia a dia da empresa.

E onde o intercâmbio entra na história? Bem, ele é simplesmente uma das formas mais concretas de aprender e aplicar essas soft skills. Em um lugar novo, sem a presença dos elementos habituais do cotidiano, o intercambista se depara o tempo inteiro com situações que dependerão de suas ações e atitudes.

Comunicação em outro idioma

A experiência internacional é, sem dúvidas, uma maneira super eficaz de aprender um novo idioma.

E não só de aprender, mas também de se sentir seguro ao comunicá-lo. Quanto à importância de uma segunda língua para a profissão, nem precisamos falar, não é? Mais do que um diferencial, essa é quase uma necessidade quando consideramos possibilidades de crescimento e salários atrativos.

O intercâmbio fará com que você tenha uma verdadeira imersão naquele idioma que deseja aprimorar. Da sala de aula até as compras no supermercado, são inúmeras as formas de estabelecer proximidade com ele — o que vai garantir que saiba aplicá-lo nas mais diversas ocasiões.

Fora que conhecerá a comunicação real dos falantes nativos, observando como as frases e palavras são utilizadas de fato. Com isso, a compreensão se dá de forma mais intensa, certeira e ágil.

Rede de contatos ampliada

O intercâmbio é um diferencial para a carreira de sucesso também por conta dos contatos que proporciona.

Seja em uma vivência de estudos, trabalho ou voluntariado, o intercambista estará em constante interação com pessoas diferentes, de outras nacionalidades e culturas. A troca possibilita um networking valioso, principalmente se vocês compartilham de interesses e áreas em comum.

Da rede podem sair novas inspirações, parcerias, indicações e até ofertas diretas de trabalho. Vale a pena se manter aberto ao diálogo, investindo na interpessoalidade.

Evolução no olhar

Estimular um olhar apurado é outro poder inegável do intercâmbio. Estar em um cenário diferente mantém sua mente aberta para diferentes culturas, costumes e comportamentos. Essa característica também abre caminhos para o olhar atento e cuidadoso, para o enxergar além — criando outras percepções de mundo e até mesmo soluções para questões corriqueiras.

Tal comportamento se reflete no trabalho, tornando-o um profissional criativo e inovador. Um profissional sempre atento à mudanças, disposto a adotar uma mentalidade questionadora e de movimento.

Atitude de proatividade com a própria carreira

Por falar em movimento, apenas a decisão de optar por uma vivência no exterior já demonstra seu interesse em aprimorar a própria carreira, sabia? A escolha é vista de modo positivo pelas empresas, que enxergam o profissional como interessado e focado em crescimento.

A proatividade é uma das características mais buscadas profissionalmente e o ato de ir em direção a novos desafios já demonstra que o intercambista a possui.

E então, percebeu como o intercâmbio é um diferencial para a carreira de sucesso? Ficou com vontade de investir em um? Então siga em frente e colha todos os frutos que a oportunidade pode (e vai) proporcionar. Desejamos sucesso!

Se gostou do artigo, siga as redes sociais do Global Hub para descobrir as notícias mais recentes sobre internacionalização e experiências no exterior:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp