Como escolher o melhor destino para intercâmbio?

Viver uma experiência de estudo ou trabalho internacional é ter a certeza de conquistas valiosas. Novos aprendizados, habilidades importantes, domínio de outro idioma, olhar cultural ampliado: tudo isso entra na conta. E para que a oportunidade seja vivida plenamente, algumas escolhas precisam ser tomadas antes mesmo do embarque.

Uma das principais decisões tem relação com o melhor destino para intercâmbio. Afinal, por qual país optar? Existe um que seja considerado o melhor?

Neste artigo, nós vamos conversar mais sobre o assunto. Aqui você vai descobrir como acertar na escolha do cenário ideal para vivenciar seu sonho no exterior. Saiba agora o que considerar ao pensar no destino!

Qual é o melhor destino para intercâmbio?

A verdade é que não existe uma resposta pronta para esta pergunta. O primeiro passo para definir o país de seu intercâmbio é pensar em você, nos seus planos e no seu perfil como estudante/profissional. Levar em consideração os planejamentos da viagem também é interessante.

A boa notícia é que alguns critérios ajudam demais a entender todos os pontos que citamos ali em cima. Para fazer a escolha acertada, vale prestar atenção em cada um de forma separada. Assim é possível criar uma visão completa das possibilidades.

A seguir, confira o que é necessário pesar:

Objetivos específicos

Vamos começar com o crucial? O objetivo da sua experiência fora do país tem tudo a ver com o melhor destino para intercâmbio.

Por exemplo: você pretende trabalhar enquanto estuda? Se sim, saiba que não são todos os países que permitem esta dupla jornada. Outros, por sua vez, encorajam tal estilo de experiência e oferecem alternativas bacanas, como é o caso da Irlanda.

Já se a ideia for cursar uma graduação ou pós, compensa analisar as universidades em primeiro lugar. Verifique quais disponibilizam bons ensinos em sua área pretendida; dê uma espiada nos rankings que avaliam a qualidade das instituições; informe-se sobre os processos seletivos. A partir daí, veja onde a faculdade está localizada e se a viagem é viável.

Idioma que deseja aperfeiçoar

Está aí outro tópico que merece uma super atenção.

Caso esteja buscando um curso de línguas no exterior, o idioma que pretende aprender já lhe deixará mais próximo do país ideal. Se a ideia for avançar no espanhol, por exemplo, destinos latinos são favoráveis. Quer o espanhol, mas não abre mão da Europa? Então a Espanha logo sai na frente entre as alternativas.

Intercâmbios que envolvem trabalho ou formação longa pedem um detalhe adicional. Na maioria das vezes é preciso já ter certo nível de domínio em uma segunda língua para conseguir acompanhar aulas ou desempenhar uma função. Neste caso, países que a tem como idioma oficial são boas pedidas.

Clima predominante

Aqui temos outro quesito que não deve ser subestimado. Viver um intercâmbio significa passar, no mínimo, algumas semanas em solo estrangeiro. Pensar no bem-estar que terá lá, então, é um ponto fundamental, até para que possa tirar máximo proveito de seus dias.

As temperaturas médias do destino são características que influenciam diretamente na sua vivência, acredite. Mora em uma região quente, onde o inverno não costuma ser rigoroso? Então analise bem aqueles países conhecidos pela baixa dos termômetros, como Canadá ou Alemanha. Se ainda assim optar por eles, não deixe de pesquisar sobre o clima para ir preparado.

Os planos envolvem um estudo curto, de apenas alguns meses? Uma dica é optar por fazê-lo nas estações de transição, ou seja, outono ou primavera. Desta maneira, seu leque de destinos é ampliado.

Estilo de vida

A personalidade que você mantém como viajante também vai lhe auxiliar na decisão. Antes de escolher o melhor destino para intercâmbio, procure criar uma lista com o que aprecia em um lugar.

É mais cosmopolita, admira as grandes cidades, ou prefere tranquilidade e contato com a natureza? Prioriza fazer trajetos caminhando ou não se importa de contar com o metrô e outros meios de transporte? Quer estar em um ponto estratégico para conhecer outros países durante a experiência?

Depois, é só relacionar seus locais preferidos com as respostas que deu. Logo você vai notar quais se encaixam no estilo que procura.

Orçamento pessoal

Passando para um tópico prático, não podemos esquecer do orçamento estipulado. Ele também interfere nos planos de viagem — afinal, sabemos que valorização de moeda, custo de vida, passagens aéreas e valores de cursos podem facilitar ou dificultar bastante.

Para quem planeja um intercâmbio relativamente econômico, destinos dentro da América do Sul podem ser ótimos aliados. A Argentina, por exemplo, possui excelentes instituições de ensino. Indo além, a valorização do real em comparação ao peso argentino e a boa oferta de passagens jogam a favor do cenário.

Para quem busca o inglês, a África do Sul guarda cursos com um atrativo custo-benefício. E conforme já citamos, em países como a Irlanda você consegue trabalhar para complementar a renda.

Documentos obrigatórios

Finalizando, é momento de lembrar da documentação. Sempre que você viaja para outro país, principalmente a estudo ou trabalho, é obrigatório ter consigo documentos que oficializem sua visita e comprovem suas intenções naquele território.

Alguns destinos são mais exigentes quanto às permissões de ingresso enquanto outros oferecem maior facilidade de acesso. Caso esteja com prazos apertados, cabe se atentar para este fator.

Dependendo do tempo de permanência, países sul-americanos exigem apenas documento de identidade para estudantes brasileiros. Já se a intenção for viver uma experiência nos Estados Unidos, um visto específico é exigido.

Sem dúvidas, são várias as questões a serem consideradas ao eleger o melhor destino para intercâmbio. Como última sugestão, que tal rever os itens e elencar os mais significantes para você? Defina os elementos inegociáveis para o seu projeto. Desejamos sucesso e uma grande viagem!

O artigo foi útil? Então siga as redes sociais do Global Hub e continue recebendo dicas de experiências internacionais:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...