Quais são as habilidades importantes para a carreira em tech?

Imagine um mundo onde a inovação molda o nosso cotidiano. É o mundo da tecnologia, que está em constante evolução e oferece oportunidades valiosas para quem deseja fazer parte dessa revolução. Se você busca uma carreira promissora e global, vale considerar a área e as habilidades importantes para a carreira em tech.

No Brasil e no exterior, a demanda por profissionais nunca foi tão alta. E dentro de empresas dos mais diversos setores, desde startups até gigantes da indústria. Isso significa uma verdadeira variedade de funções disponíveis para aqueles que têm a paixão e o conhecimento para moldar o futuro digital.

É possível se envolver na programação, análise de dados, segurança cibernética, design de experiência do usuário, gerenciamento de projetos e muito mais. O leque de opções permite um caminho que se alinhe com seus interesses e habilidades específicas.

Por falar em habilidades, neste artigo você encontra algumas que são mais do que bem-vindas na trajetória em tech. Descubra em quais investir para construir uma bela história na profissão!

Habilidades importantes para a carreira em tech: comunicação

Em um universo de códigos, algoritmos e jargões técnicos, a capacidade de se comunicar de forma clara é um diferencial significativo. A comunicação é o elo que liga as mentes brilhantes por trás das telas de computador, permitindo que ideias sejam compartilhadas, problemas sejam resolvidos e projetos sejam concluídos com sucesso.

Sua importância abrange uma série de aspectos: colaboração interdisciplinar, resolução de problemas e até mesmo atendimento ao cliente.

Aprimorar as habilidades envolve prática constante. Isso pode incluir participar de grupos de discussão, apresentar projetos e buscar feedback de colegas.

Trabalho em equipe

A tecnologia raramente é um empreendimento solitário. Em vez disso, é um esforço em grupo, onde pessoas com habilidades complementares trabalham juntas para criar soluções inovadoras. Ou seja, o trabalho em equipe é um dos pilares de sucesso em carreiras de tecnologia, independentemente do campo de atuação.

Cultivar habilidades de trabalho em equipe tem a ver com estimular a capacidade de ser um bom ouvinte; compartilhar responsabilidades; oferecer apoio; e comunicar-se (conforme já conversamos ali em cima). Indo além, a capacidade de resolver conflitos de forma construtiva é crucial para manter um ambiente de trabalho saudável.

Pensamento crítico

O pensamento crítico é outra das habilidades importantes para a carreira em tech. E ela não apenas complementa, mas amplifica as habilidades técnicas dessa área profissional.

O criticismo abrange a análise objetiva de informações, avaliação de argumentos e tomada de decisões informadas, conscientes. Em um campo onde as mudanças são rápidas e a complexidade é constante, o pensamento crítico é essencial.

Maneiras como ele é aplicado:

  • Na avaliação de tecnologias e soluções;
  • Na identificação de vulnerabilidades de segurança;
  • Na tomada de decisões empresariais.

Existem diferentes formas de exercitar a habilidade, entre elas está a prática de fazer uma análise objetiva de informações, considerar diferentes perspectivas e buscar por evidências sólidas para embasar decisões. O exercício da leitura também é sempre relevante.

Liderança e influência

Quando falamos de liderança, precisamos entender que ela ultrapassa os cargos de gerência.

Mesmo em papéis individuais, a capacidade de influenciar e liderar é valiosa. Profissionais que a demonstram têm o poder de inspirar suas equipes, tomar decisões informadas e moldar o futuro da profissão. Tal capacidade inclui a parte técnica, estratégica, social e de projetos.

Uma das melhores formas de desenvolvê-la é, de fato, por meio de experiências práticas. Estágios, projetos pessoais, trabalhos comunitários, intercâmbios: tudo isso estimula o contato com novos desafios e a iniciativa de aprender com eles.

A lista de habilidades importantes para a carreira em tech se estende. É possível citar a gestão de tempo, adaptabilidade, inteligência emocional, construção de relacionamentos (networking). Mas não se preocupe, pois você ainda pode se aprofundar na discussão.

Fazendo um paralelo com o último tópico — de liderança — nada melhor do que convidar para a conversa algumas líderes que vem influenciando positivamente o setor. Nosso próximo Talking Business será voltado para a carreira em tech, com foco na igualdade de gênero e diversidade na área. Por isso, teremos a presença de três mulheres que inspiram e aceleram a carreira de outras inúmeras jovens profissionais.

As inscrições já estão abertas, clique aqui!

E se gostou do artigo, siga as redes sociais do Global Hub e continue conectado com as principais tendências globais:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...