Veja 6 dicas para se destacar na carreira em tech

Promissora é a palavra para definir uma trajetória profissional na área de tecnologia. Seja como analista de dados, cientista de dados, gerente de análise ou em diversos outros campos do setor, é possível traçar caminhos de sucesso. No entanto, é importante pensar em como se desenvolver para atender as demandas trazidas pelas inovações. Então como se destacar na carreira em tech?

Não é novidade que o mercado de trabalho está favorável para bons profissionais, oferecendo oportunidades em grandes empresas e salários atrativos. Porém, para aproveitar tudo o que as chances têm a oferecer, é fundamental estar preparado.

Neste artigo, conheça 6 formas de se diferenciar na tecnologia, mantendo um perfil competitivo. Confira!

1. Busque constante atualização

A tecnologia é uma área em constante evolução e mudança. Novas linguagens de programação, ferramentas e metodologias surgem com frequência. E, para se destacar, é essencial manter-se atualizado sobre essas novidades.

Além disso, a demanda por profissionais com habilidades específicas pode mudar rapidamente. O que era valorizado há alguns anos pode não ser mais tão relevante hoje em dia. Por isso, esteja atento às tendências e às necessidades das empresas.

Algumas formas de buscar atualização:

  • Participando de cursos, workshops e eventos;
  • Lendo publicações e artigos especializados;
  • Participando de comunidades online ou presenciais, onde seja possível trocar informações e compartilhar experiências.

2. Exercite habilidades específicas

Assim como outros campos, a carreira em tech exige dos profissionais algumas habilidades comportamentais. Dominá-las lhe dá um diferencial decisivo para alcançar aquela oportunidade de trabalho almejada.

Exemplos de skills valiosas: resolução de problemas, trabalho em equipe, comunicação, liderança. Para desenvolvê-las, vale apostar em treinamentos, mentorias ou até em determinados projetos pessoais. Outra atividade super indicada para esta finalidade é o intercâmbio.

3. Aprenda inglês

Estamos falando de um segmento de trabalho considerado global e extremamente dinâmico, em que profissionais e empresas de todo o mundo são capazes de se conectar. Por esse motivo, o inglês se tornou praticamente o idioma oficial da tecnologia — sendo utilizado para acessar fontes de informações, treinamentos e para estabelecer parcerias.

Aprender inglês é crucial para quem quer se destacar na carreira em tech. Além das funções mencionadas logo ali em cima, saber se comunicar na língua abre espaço para empregos no exterior ou em multinacionais.

Uma maneira de aprender e exercitar o idioma, alternativa aos cursos, é através do intercâmbio. A experiência, aliás, intensifica o aprendizado.

4. Invista no networking

Suas conexões na indústria também podem abrir portas, impulsionando seu sucesso de várias maneiras. As oportunidades conseguem se multiplicar quando você conhece as pessoas certas. E isso não significa apenas ter acesso a ótimas vagas, por exemplo.

O netwoking ajuda até mesmo na construção de relações que podem vir a se tornar uma equipe preciosa (para quem deseja ingressar no empreendorismo).

Para construir essa rede, não tenha receio de participar de eventos, conferências e grupos de profissionais. Isso pode ser feito de forma presencial ou virtual, aproveitando a abrangência que o digital permite.

5. Estimule seu marketing pessoal

Outra ferramenta que tem o poder de aumentar sua visibilidade e credibilidade é o marketing pessoal. Ele envolve atitudes relativamente simples, mas que fazem as pessoas enxergarem em você um profissional relevante, em constante busca pelo crescimento.

Para estimulá-lo, saiba identificar seus pontos fortes, paixões e objetivos, definindo sua marca pessoal; mantenha uma presença online nas redes, em especial no Linkedin; fortaleça o networking e não hesite em pedir feedbacks, quando necessário; esteja disposto a contribuir com o avanço de outros profissionais.

6. Valorize a prática

Na jornada rumo ao sucesso em tecnologia, outro pilar se destaca: a experiência prática. Na verdade, a prática é fundamental em qualquer tipo de aprendizado.

Colocar suas habilidades teóricas em ação fará com que tenha um olhar ampliado na direção do cotidiano profissional e fortaleça a autoconfiança. Principalmente no começo da carreira, considere criar projetos pessoais, buscar estágios e participar de trabalho voluntário. O resultado tende a ser super positivo.

Realizar movimentos com o objetivo de se destacar na carreira em tech já mostra que você é alguém comprometido com a área, visando avançar a cada dia. Quer saber ainda mais detalhes sobre como se diferenciar na tecnologia? Então não perca nosso próximo Talking Business, que trará uma bela discussão sobre o assunto. As inscrições para o evento estão abertas!

E se gostou do artigo, siga as redes sociais do Global Hub e continue por dentro de tendências do negócio:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...