Saiba tudo sobre estudar em Covilhã, Portugal

Um município com clima de interior e que traz inúmeras vantagens para intercambistas brasileiros: proximidade com o idioma, educação de qualidade, tranquilidade, segurança, posição estratégica. Este último fator, aliás, chama atenção. Afinal, estamos falando de um lugar que fica a pouco mais de 2 horas tanto de Lisboa quanto do Porto. Resumindo: vale a pena saber tudo sobre estudar em Covilhã.

A cidade enche os olhos de quem busca uma experiência autêntica em Portugal, oferecendo qualidade vida para uma temporada no país. Indo além, possui um custo-benefício que merece ser visto com carinho.

Neste artigo, descubra o que estudar no destino, documentação necessária, melhores pontos para moradia e mais. Confira!

O que estudar em Covilhã

Covilhã é interessante para quem pensa em cursar uma graduação, mestrado ou até doutorado em terras portuguesas. Isso porque sedia a premiada Universidade da Beira Interior, uma das melhores instituições do país europeu.

A universidade faz com que o local mantenha atmosfera estudantil. Para completar, o ensino dispensa comentários quando o assunto é referência acadêmica. A UBI possui um total de 5 polos, ofertando cursos nas mais diversas áreas (Engenharia, Ciências Sociais, Ciências Humanas, Artes, Ciências da Saúde, entre outras).

A principal proposta do espaço é fornecer uma educação de alto nível para seus estudantes.

Documentação necessária

A documentação necessária para estudar em Portugal depende do tempo de duração de sua viagem.

Estadias de até 90 dias, para cursos de menor duração, não exigem um visto específico.

Se a ideia é ficar até 1 ano, será necessário providenciar um visto temporário para estudo. Para temporadas que ultrapassam o período de 12 meses, por sua vez, será preciso solicitar o visto de residência para estudo.

Para os dois últimos casos, o documento mais importante a que deve se atentar é a carta de aceitação da instituição de interesse. Também é fundamental reunir fotografias 3×4 e certidão de antecedentes criminais. Certifique-se, ainda, de que o seu passaporte esteja válido.

Custo de vida

Ao falarmos tudo sobre estudar em Covilhã, é natural chegar na parte das despesas.

Em qualquer destino, o custo de vida é capaz de mudar de acordo com o consumo do morador, além de escolhas que envolvem tipo de habitação, preferências de alimentação e etc.

No entanto, para calcularmos uma base, podemos considerar alguns valores práticos quando se trata de Covilhã. Uma certeza da cidade é que ela apresenta valores mais econômicos quando comparada a outros locais de Portugal, como Lisboa. Para despesas básicas, vale considerar uma média de 500 a 1000 euros mensais, por pessoa.

Dependendo da região, é possível encontrar apartamentos de 1 quarto por preços entre 250 e 400 euros. Serviços de eletricidade, água e aquecimento, juntos, podem variar de 50 a 100 euros.

Onde morar em Covilhã

Covilhã é formada por 21 freguesias/bairros e cada localidade é capaz de agradar um perfil de estudante, seja pelo estilo ou orçamento. Para que você tenha uma ideia das áreas, selecionamos algumas das regiões mais procuradas quando o assunto é moradia:

Centro da cidade

Coração da cidade, o centro de Covilhã é uma escolha popular para estudantes devido à sua proximidade com universidades, lojas, restaurantes e vida noturna. Tudo está a uma curta distância a pé, tornando-o conveniente para quem prioriza imersão na cultura local e facilidade de acesso. Ali também está a grande maioria dos pontos turísticos do destino, muitos deles históricos.

Talvez o único aspecto “negativo” da região central seja o custo dos alugueis. Justamente pela posição privilegiada, os apartamentos tendem a apresentar valores mais elevados.

UBI

Os arredores da Universidade da Beira Interior são atraentes para alunos da instituição, pois estão a curta distância do campus. Além disso, é uma área tranquila, perfeita para o estudo e cercada por espaços verdes — proporcionando ambiente agradável para a concentração. Nesse pedaço da cidade, ainda, é bem fácil encontrar residências estudantis e opções de apartamentos compartilhados.

Jardim Público

Se você procura conforto e um ambiente mais descontraído, o bairro do Jardim Público pode ser a escolha certa. É conhecido por seu ambiente bucólico e parques. Além disso, não está muito longe do centro e das universidades. Ou seja, é relativamente afastado do burburinho central, porém ainda a uma distância que facilita deslocamentos.

Canhoso

Canhoso é um bairro residencial e ótimo se você prefere um ambiente calmo, com aquela sensação de comunidade. Adicionando, o custo de vida costuma ser um pouco mais baixo em comparação com o centro da cidade (e os apartamentos podem proporcionar espaço e privacidade maiores).

Agora que já sabe tudo sobre estudar em Covilhã, a cidade entrou na sua lista de possibilidades? Você não irá se arrepender, tanto pelo cenário quanto pelo belo crescimento acadêmico que ele consegue fornecer. Vá em frente e sucesso!

Se gostou do artigo, siga as redes sociais do Global Hub e continue conhecendo os melhores destinos para intercâmbio:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...