Saiba tudo sobre estudar em Leiria, Portugal

Imagine um destino litorâneo, com clima de cidade tranquila, porém estrategicamente localizada na região central de Portugal (perto de Lisboa e Porto). Agora imagine que esse mesmo lugar mantém atmosfera jovial e boa qualidade de vida, oferecendo infraestrutura e segurança. Fica fácil pensar nele para uma experiência de intercâmbio, né? Então que tal saber tudo sobre estudar em Leiria?

Leiria tem o poder de unir história, cultura e modernidade. Fora que se torna ainda mais atrativa quando pensamos no idioma como elemento facilitador dos estudos. Se você deseja uma vivência internacional com qualidade educacional e em português, vale muito a pena considerar a região.

Neste artigo, vamos explorar tudo o que precisa saber para estudar na cidade — incluindo o que estudar, documentação necessária, custo de vida e onde morar. Vamos lá?

O que estudar em Leiria

Leiria é uma alternativa excelente para realizar cursos técnicos, graduações e pós-graduações. A região abriga instituições de relevância em toda a Europa, como o Instituto Politécnico de Leiria, um dos melhores politécnicos de Portugal.

Os campos de estudo ofertados são abrangentes, indo de tecnologia a engenharia, de artes a turismo. E um diferencial da universidade é seu investimento em internacionalização, algo que contribui demais para a troca entre estudantes de várias partes do mundo. Inovação é outro fator de destaque por ali.

Documentação necessária

Se o seu período de estudos em Portugal durar até 90 dias, você não precisa de um visto específico.

No entanto, para estadias longas, é necessário solicitar o visto temporário para estudo ou o visto de residência para estudo. A decisão sobre qual deles escolher também depende do tempo total de permanência no país.

O visto temporário serve para intercâmbios que ultrapassam os 3 meses, mas duram até 1 ano. O de residência, por sua vez, deve ser providenciado para estadias a partir de 12 meses (para cursar uma graduação completa, por exemplo). Em ambos os casos, o principal documento solicitado é a carta de aceitação da sua instituição de ensino.

Demais exigências:

  • Passaporte válido;
  • Fotografias 3×4;
  • Certidão de antecedentes criminais;
  • Formulário de solicitação preenchido;

Custo de vida mensal

Saber tudo sobre morar em Leiria engloba o assunto custo de vida mensal. E é importante destacar que a cidade é relativamente barata em comparação a outras cidades europeias.

Um estudante pode viver confortavelmente com um orçamento mensal de cerca de 700 a 1100 euros — contando com alojamento, alimentação, transporte e outros serviços básicos. O custo, claro, é uma média e varia conforme as necessidades e o perfil de consumo de cada pessoa.

O custo do alojamento muda dependendo do local e do tipo de acomodação escolhida. Um quarto em uma residência estudantil pode transitar entre 200 e 400 euros por mês.

Já o aluguel de um apartamento individual está entre 500 a 700 euros, levando em conta localização e tamanho — quanto mais perto do centro de Leiria, mais valorizado ele é.

Alimentação é um item que segue apresentando valores convidativos. Considerando compras em supermercado, considere gastar de 100 a 300 euros por mês.

Onde morar em Leiria

A cidade de Leiria mantém 18 freguesias, que são como bairros. Para escolher em qual delas ficar, a dica é observar quão próxima está da sua escola ou universidade.

Facilidade de transporte na área é mais um ponto fundamental de se atentar. Isso porque o local possui uma rede de ônibus eficiente, mas que tende a ser mais escassa durante alguns horários do dia e aos fins de semana. Para evitar imprevistos com locomoção, ficar o mais próximo possível do centro é uma boa ideia.

Uma vez ali, você também garante bom acesso a comércios em geral, como lojas, restaurantes e supermercados. Ainda, ciclovias estão disponíveis, caso goste de realizar seus trajetos com a ajuda da bicicleta.

Alguns bairros indicados para estudantes:

Centro histórico

O centro histórico de Leiria é uma das áreas mais charmosas da cidade, com ruas estreitas, edifícios históricos e muitas opções de restaurantes, bares e pontos turísticos. É uma ótima opção para estudantes que querem estar perto de tudo e desfrutar do ambiente cultural da cidade.

Marrazes

Marrazes é um bairro residencial tranquilo, localizado a cerca de 2 quilômetros do centro da cidade. Essa é a pedida para estudantes que desejam estar pertinho da parte central, mas, ao mesmo tempo, preferem um ambiente mais silencioso.

Gândara dos Olivais

Gândara dos Olivais é um bairro integrado às freguesias de Marrazes e Barosa, então traz características parecidas com as que vimos logo acima. É um lugar onde dá para encontrar ruas calmas e, ainda assim, ficar bem localizado em posição central.

Agora que já sabe tudo sobre estudar em Leiria, pode começar a tirar os seus planos de intercâmbio do papel. Aproveite esse destino que combina comunicação acessível, bom custo-benefício, qualidade educacional e inúmeros atrativos. Desejamos sucesso!

Se gostou do artigo, siga as redes sociais do Global Hub e continue conhecendo os melhores cenários para sua experiência internacional:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...