Passport Index: descubra se você precisa de visto para viajar

Imagine ter acesso a um guia virtual que desvenda as fronteiras do mundo, revelando quais países você pode visitar sem a necessidade de visto; quais exigem uma autorização no momento de chegada; e quais podem ser um desafio para se aventurar. Isso é exatamente o que o Passport Index propõe: um vislumbre do potencial de seu passaporte.

O site é mais do que uma ferramenta útil para viajantes. É, na verdade, um recurso que transforma a maneira como entendemos a mobilidade global hoje. Com um simples clique, você descobre onde seus documentos conseguem levá-lo.

Neste artigo, veja como o guia funciona, características e por que é interessante adotá-lo durante planejamentos de viagem ou intercâmbio. Confira!

Como funciona o Passport Index

O Passport Index é um site responsável por atuar como um acervo online de passaportes. O espaço reúne informações completas sobre os documentos de todos os países, fazendo uma conexão entre eles.

Tal conexão permite que usuários recebam detalhes sobre a transição entre nações. Para onde meu passaporte consegue me levar? Quais são os lugares que exigem visto para minha entrada? Qual é o alcance mundial do meu documento em números? Ali, todas estas perguntas são respondidas de uma maneira fácil e rápida.

Algumas funcionalidades do guia:

Classificação de passaportes

O cerne do Passport Index é a capacidade de classificar passaportes de acordo com sua “força”. A classificação é baseada no número de países onde os portadores de um determinado documento podem entrar sem visto — ou com autorizações simplificadas.

Os passaportes são classificados em ordem decrescente, com os mais fortes aparecendo no topo da lista. Isso faz com que os usuários identifiquem quais oferecem maior mobilidade e quais podem apresentar restrições.

Atualmente, por exemplo, o passaporte brasileiro ocupa a 11° posição do ranking.

Pesquisa por país

Uma das funções mais relevantes do Passport Index é a chance de realizar pesquisas específicas.

Você pode inserir o nome de um país e receber respostas sobre a acessibilidade de seu passaporte em relação a outros destinos. Essa funcionalidade é valiosa para quem está aberto a escolher um local para viagem.

Ainda utilizando o Brasil como exemplo, com a busca percebemos que o passaporte brasileiro é isento de visto em 106 países.

Mapa interativo

O site apresenta, ainda, um mapa interativo que aponta a mobilidade global de forma intuitiva.

Ele mostra de maneira clara os países que são acessíveis com diferentes passaportes, permitindo uma visualização rápida das possibilidades de viagem. Você consegue explorar as cores do mapa e verificar quais destinos estão ao alcance.

Notícias atualizadas

Está aí outra função super bem-vinda.

O Passport Index não se limita a fornecer informações estáticas. Ele mantém os usuários atualizados com notícias sobre políticas de vistos e mobilidade internacional. E de um jeito confiável, com conteúdos corretos e checados.

Isso é fundamental para garantir que você tenha elementos precisos para organizar seus planos.

Importância para o intercâmbio

Para o intercambista, o site funciona como um aliado naquele momento inicial de planejamento. Quando ainda está optando por um destino ou checando documentações, ele tem o poder de reunir grande quantidade de informação em um lugar só.

A confiabilidade é mais um ponto a favor. Afinal, quando falamos de intercâmbio falamos de uma experiência internacional relativamente longa. Isso faz com que a etapa de verificar documentos precise ser ainda mais cuidadosa e livre de erros.

Agora que já conhece o Passport Index, que tal experimentar inclui-lo entre suas ferramentas virtuais? Vale lembrar que o guia também está disponível por aplicativo, viabilizando o manuseio através do celular. Aproveite!

Se gostou do artigo, siga as redes sociais do Global Hub e continue recebendo as melhores dicas de intercâmbio:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...