Descubra tudo sobre estudar em Montreal, no Canadá

Se você pensa em intercâmbio, estudar em Montreal surge como uma opção maravilhosa. A cidade canadense é famosa por sua qualidade de vida, segurança, atrativos e diversidade cultural.

Além disso, sabia que o Canadá é tido como o 3° melhor país do mundo para se viver? Quem afirma é o U.S News, levando em consideração uma pesquisa recente. Os fatores considerados no ranking passam tanto por elementos sociais quanto econômicos.

Neste artigo, vamos falar sobre como estudantes brasileiros podem se planejar para viver uma temporada na região. Descubra detalhes sobre documentação necessária, custo de vida e melhores lugares para morar durante o período fora. Confira!

O que estudar em Montreal

Sem dúvidas, um dos motivos que levam estudantes ao Canadá é a possibilidade de imergir no inglês.

O destino é uma baita alternativa para aprender o idioma — uma vez que requer custos relativamente menores do que Estados Unidos ou Inglaterra, por exemplo. Isso por conta de sua moeda, o dólar canadense.

Em Montreal, não faltam instituições que oferecem cursos de maior ou menor duração, inclusive, para diferentes níveis de fluência. A cidade é, ainda, perfeita para o aprendizado do francês. Em Quebec, província onde está localizada, a maioria da população adota a língua francesa como oficial.

Quer mais alternativas? Então que tal uma formação completa? Mergulhar em uma graduação ou pós em solo canadense é outra grande ideia. Ali há universidades de referência, como a Concordia University(já apontada como a melhor faculdade da América do Norte com menos de 50 anos).

Documentação necessária para estudar em Montreal

Para participar de cursos menos duradouros no Canadá, de até 6 meses, é necessário providenciar apenas o visto de turismo.

Para solicitá-lo, você precisa de passaporte válido; comprovante de que pode se manter financeiramente durante sua viagem e de que pretende retornar ao Brasil; 2 fotografias atuais; comprovante de pagamento de taxa.

Vistos específicos de estudante, chamados de Study Permit, são para estadias que ultrapassam 6 meses. Nestes casos, é importante organizar uma documentação maior. Entre outros itens, são exigidos: carta de aceitação da instituição de ensino, possíveis exames médicos, comprovação de recursos financeiros, diplomas e históricos acadêmicos.

Se a universidade desejada solicitar, também deverá ter certificado de proficiência idiomática.

Vale lembrar que o visto de estudante não permite trabalho no país, a menos que ele seja autorizado pela instituição ou pelo governo canadense.

Custo de vida mensal

Falar sobre custo de vida, normalmente, envolve um olhar sobre vários fatores. No entanto, podemos considerar que Montreal possui despesas baixas, quando comparada à outras cidades populares em intercâmbio. De qualquer forma, tenha em mente que os custos totais vão depender de seu perfil como viajante e morador da cidade.

Para termos noção de média, podemos dizer que os gastos mensais no destino vão de 1.500 a 2.500 dólares canadenses, aproximadamente. Esse valor engloba aluguel, alimentação, transporte e demais custos básicos.

O fator que mais pesa na conta, claro, é o aluguel. No local é possível encontrar ofertas de apartamentos individuais, compartilhados e até repúblicas estudantis. Habitações compartilhadas podem transitar entre 400 e 800 dólares por mês. A partir de CAD 800, você consegue encontrar hospedagens individuais.

Em matéria de transporte, a economia costuma ser boa. Com uma rede eficiente de ônibus, trens e metrôs, a cidade disponibiliza passes para facilitar deslocamentos. Eles custam a partir de 55 dólares para estudantes, dependendo da frequência de uso.

Onde morar em Montreal

Assim como uma boa cidade grande e cosmopolita, Montreal é eclética quando se trata de bairros.

Na hora de escolher onde morar, uma dica é levar em conta o seu estilo. Para completar, vale observar também a proximidade que a área mantém com o seu curso ou universidade. Dessa forma, os trajetos são otimizados.

A seguir, conheça alguns bairros procurados por estudantes estrangeiros, devido à infraestrutura, mobilidade e vibe como um todo.

Plateau-Mont-Royal

O Plateau-Mont-Royal é aquele bairro de atmosfera boemia e artística. Nele, você não terá a menor dificuldade para encontrar restaurantes, bares e cafés espalhados pelas ruas. Outro ponto positivo da localidade é a facilidade de deslocamento até o centro da cidade (isso pode ser feito até mesmo caminhando ou de bicicleta).

Por atrair jovens e estudantes, ali existe um leque ampliado de repúblicas e moradias compartilhadas. Ótimo para ter bastantes opções de escolha!

Mille End

Apesar de colado no anterior, o Mille End é considerado um bairro separado. Por aqui, a criatividade continua imperando, sendo presença em galerias de arte, cafés vintage e lojinhas. Gastronomia de qualidade é mais um aspecto intenso na região.

Os alugueis possuem valores mais altos do que no Plateau-Mont-Royal, porém, ainda mantêm bom custo-benefício.

Verdun

O Verdun, por sua vez, é indicado para quem prefere um bairro residencial, com ares tranquilos. Parques também têm espaço no ambiente, proporcionando belas caminhadas durante o verão.

A área guarda uma vantagem adicional: preço. Os alugueis tendem a apresentar valores acessíveis, chamando atenção de estudantes.

Côte-des-Neiges

Côte-des-Neiges é sinônimo de multiculturalidade e diversidade. Tanto que ali estão mais de uma centena de comunidades étnicas do mundo inteiro!

As ruas representam essa riqueza de culturas, com restaurantes e comércio fartos, para todos os gostos. Por estar perto da Universidade de Montreal, o bairro é, ainda, um reduto vibrante de vida acadêmica.

Posicionado em uma área bem grande, sua oferta de acomodações reservam preços variados.

Ville Marie

Não abre mão de estar no centro da cidade? Então o Ville Marie é uma solução sem erros. O bairro está no coração do centro comercial de Montreal, garantindo localização certeira.

Movimentado e ágil, o local é residência de grandes prédios e empresas internacionais. A desvantagem de elegê-lo como moradia está no custo. Justamente pela valorização, tem alguns dos alugueis mais caros da cidade.

Agora que você já sabe tudo sobre estudar em Montreal, está ainda mais próximo de concretizar seus planos. Optar por um intercâmbio canadense é investir em uma trajetória bem-sucedida, tanto em termos educacionais quanto de visão de mundo. Boa viagem!

Se gostou do artigo, conecte-se com as redes sociais do Global Hub e continue por dentro dos melhores conteúdos sobre estudos no exterior:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...