Afinal, por que fazer um intercâmbio?

Muito se comenta sobre como é importante viver uma experiência internacional. Passar uma temporada estudando ou trabalhando em outro país pode (e certamente vai) ser algo transformador em sua vida. Mas em quais pontos isso, de fato, traz impactos positivos? Afinal, por que fazer um intercâmbio, especificamente falando?

O intercâmbio é capaz de influenciar na educação, carreira, relacionamentos interpessoais e autodesenvolvimento.

Neste artigo, descubra os principais fatores que tornam a vivência uma grande ideia. Conheça seus benefícios práticos para começar a tirar os planos do papel. Vamos lá?

As vantagens de fazer um intercâmbio

Antes de tudo, é interessante entender o que é o intercâmbio. Este tipo de experiência proporciona uma imersão em outro país. Através dela, o viajante passa algum tempo em solo internacional, se inserindo no cotidiano local e vivenciando uma troca cultural no dia a dia.

Dentro do contexto, existem diferentes modalidades de vivência. Há aquelas focadas em estudos, onde é possível realizar um curso de idiomas ou uma formação, por exemplo. Outras oferecem a possibilidade de trabalho (até mesmo remunerado) ou de ingressar em um serviço social.

Escolher o que funciona melhor para você depende de uma análise dos seus objetivos. E saber quais são os benefícios da experiência ajuda na decisão, já que assim dá para avaliar as vantagens que prioriza e o tipo de intercâmbio adequado a elas.

A seguir, conheça algumas que merecem atenção:

Domínio de um novo idioma

Sem dúvidas, aprender um novo idioma é um dos maiores motivos para que alguém queira passar por um intercâmbio.

Estar em um país cuja língua oficial é aquela que você deseja dominar conta muitos pontos na aquisição de fluência. Isso porque, uma vez ali, você estará em constante contato com a língua. Não apenas em sala de aula ou em horário de trabalho, mas a todo momento.

Na hora de conversar com nativos, ao ver TV, ao pegar um transporte… O idioma sempre estará presente. Indo além, você ainda tem o benefício do contato real, ouvindo e adquirindo uma comunicação atual e eficiente.

Desenvolvimento de habilidades

Via de regra, quem opta por uma temporada de estudos ou trabalho no exterior precisa passar um tempo distante de sua “zona de segurança”. Ou seja, do seu país de origem, família, amigos e rotina. A mudança de ares desperta uma baita autonomia, estimulando uma série de novas habilidades.

Seja para planejar as compras da semana, lidar com a moeda diferente ou traçar os melhores trajetos pela nova cidade: você está no controle das decisões.

Tal responsabilidade ajuda no exercício da liderança, resolução de problemas, criatividade e tantos outros traços úteis para a vida inteira. Traços, inclusive, valorizados em qualquer carreira profissional.

Destaque no currículo

Por falar em mercado de trabalho, você já deve saber que o intercâmbio tem peso no currículo — funcionando como um baita diferencial em qualquer área de atuação.

O destaque acontece por inúmeros motivos. Um deles é a capacidade de despertar habilidades no profissional, como comentamos ali em cima. A própria iniciativa de viver a viagem também é observada pelas empresas, pois demonstra compromisso com a evolução pessoal e profissional.

Contato com instituições de qualidade (no caso de estudos internacionais) e visão ampliada para novas culturas são mais elementos que contribuem de um jeito favorável.

Novas amizades

Conhecer pessoas está entre as respostas de por que fazer um intercâmbio.

Independente da modalidade de vivência, é normal que a troca aconteça, propiciando novas amizades. É natural, ainda, que você compartilhe interesses com gente de diferentes nacionalidades que também estão passando pela mesma experiência.

Além de laços que podem se tornar duradouros, as possibilidades de interação aumentam sua rede de contatos. Isso ajuda a abrir sua mente para outras realidades. Fora que, no futuro, pode expandir o networking e as opções profissionais.

Aumento da coragem

Sabe aquele toque de ousadia às vezes necessário para fazer escolhas? Aquela importância de assumir riscos e dar o primeiro passo? A coragem é peça fundamental para transformar metas, objetivos e sonhos em realidade. E ela é bastante desenvolvida durante um intercâmbio.

Cada iniciativa tomada ali é um passo adiante na criação de uma personalidade voltada para encarar desafios. Adiante, ela será bem-vinda em todos os aspectos da sua vida, nos momentos de pensar a frente e ultrapassar barreiras — grandes ou pequenas.

Completando a lista de por que fazer intercâmbio, é impossível não citar um mergulho em paisagens, tradições, cores e sabores. Aliada à aprendizagem, toda a bagagem adquirida só tem a agregar, criando memórias inesquecíveis. Aproveite!

Se gostou do artigo, conecte-se com as redes sociais do Global Hub e fique por dentro de dicas para o seu intercâmbio:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...