Estudar fora: como economizar dinheiro para o intercâmbio

Viver uma experiência internacional está entre os objetivos de vida de muita gente. Afinal, estudar no exterior é capaz de trazer conquistas ímpares em matéria de crescimento pessoal, educação e carreira.

Trata-se de um baita investimento em si mesmo, não há dúvidas. No entanto, sabemos que, para concretizar esse sonho, é preciso preparação, inclusive financeira. O que nos leva à questão: como economizar dinheiro para o intercâmbio?

Passar uma temporada em outro país envolve custos com cursos, passagens aéreas, documentação, despesas pessoais durante o período, entre outros. Como, então, se preparar para os gastos, evitando imprevistos? É sobre isso que vamos conversar hoje.

Neste artigo, reunimos dicas para economizar dinheiro e, assim, chegar mais perto de sua tão esperada viagem. Confira!

Como economizar dinheiro para o intercâmbio

Uma das primeiras dúvidas a surgir quando pensamos em intercâmbio é quanto ele vai custar.

É praticamente impossível citar um valor definitivo, já que o preço leva em conta muitos fatores. Nesse cálculo entra o tipo de intercâmbio; duração; país escolhido (principalmente pela moeda); e até seu próprio perfil, pois seus gastos pessoais podem ser altos ou econômicos.

Citando por cima — só para ter uma ideia da variação — o custo de um ou dois meses estudando um idioma pode ser de aproximadamente 20 mil reais, dependendo do lugar. Já se a ideia é uma formação longa, de um semestre ou um ano, o valor tende a subir.

Independentemente do preço, a certeza é de que se organizar e economizar são passos importantes para concretizar sua vontade. E a melhor forma de fazer isso funciona para qualquer uma das situações que vimos ali em cima.

A seguir, veja como juntar dinheiro de um jeito concreto e realista:

Comece com um planejamento

O primeiro passo para economizar dinheiro para o intercâmbio é ter uma visão do valor que você precisa juntar. Quando temos uma noção específica da quantia fica mais fácil se motivar e se organizar.

Por isso, experimente criar uma planilha ou uma lista com tudo aquilo que a experiência exige. Em seguida, pesquise o preço aproximado de cada coisa.

Olha só alguns itens que não podem faltar:

  • Curso que deseja estudar;
  •  Passagens aéreas de ida e volta;
  • Seguro saúde;
  • Hospedagem (caso o valor do curso não cubra);
  • Passaporte, se necessário;
  • Visto, se necessário;
  • Traduções juramentadas e outras documentações, se necessárias.

Vale lembrar que, provavelmente, também precisará de um orçamento extra para gastos mensais  (com alimentação, transporte e etc). Neste caso, deixe uma margem para eles.

Anote entradas e saídas

Nossas movimentações são mais cuidadosas quando temos consciência de quanto ganhamos e quanto gastamos. Consequentemente, evitamos a impulsividade ao comprar. E como resultado, há uma brecha para investir naquilo que fará diferença a médio e longo prazo.

Faça um teste, busque anotar o dinheiro que entra e sai da conta. Ao registrar as saídas, descreva o que foi adquirido. Desta forma, você consegue fazer uma análise, observando se realmente precisava e queria aquilo.

Ao perceber que existe uma quantia para guardar, enxergue-a como uma conta, um boleto obrigatório para seu futuro intercâmbio. Faça dele um compromisso, não espere guardar apenas o que “sobrar” no fim do mês.

Corte gastos desnecessários

Por falar em consumo consciente, que tal dar uma revisada nos gastos, cortando os mais supérfluos? Não precisa ser radical e nem abandonar o bem-estar. A ideia é fazer uma limpa no que de fato dá para abrir mão. Acredite, sempre tem algo.

Por exemplo: você consegue dispensar a assinatura de um serviço de streaming que não utiliza tanto? E quanto aos pedidos por delivery, o que acha de reduzi-los? Quando der uma volta no shopping, resista à tentação de comprar aquele objeto que nem estava nos planos — ainda que ele esteja em promoção.

Pode parecer pouco, mas, colocando na ponta do lápis, você vai notar que a economia final é bem-vinda.

Invista com segurança

Agora que já consegue guardar uma quantia mensal e aproveitar as pequenas economias do dia a dia, considere fazê-las render. Ou, pelo menos, não perder valor com a inflação.

O melhor jeito de fazer isso é estudando sobre investimentos seguros, que não apresentam riscos. Escolha fontes confiáveis e tome muito cuidado com alternativas que prometem rendimentos super vantajosos. Investir no Tesouro Direto, por exemplo, é uma boa forma de ter segurança.

Se puder, evite deixar o dinheiro parado em casa ou na poupança.

Pense em renda extra

A renda extra é uma grande aliada na missão estudar fora. Pense em formas de ganhar uma graninha adicional fazendo algo que goste ou domine.

Caso saiba a receita deliciosa de algum quitute, por que não vendê-lo na faculdade ou no trabalho? Serviços que envolvem pets, como levá-los para passear ou recebê-los em casa durante viagem dos donos, são outras boas opções.

O tempo para uma nova atividade está curto? Cogite, então, fazer uma limpa no armário. Separe roupas, sapatos e outros itens que estejam em bom estado, criando uma espécie de bazar – pode ser físico ou online. Eletrônicos que estejam funcionando e sem uso em casa também costumam vender rápido.

Economizar dinheiro para o intercâmbio é um processo contínuo, que muitas vezes exige esforço. No entanto, é recompensador observar os avanços e se perceber cada vez mais perto de um sonho tão valioso. Desejamos todo o sucesso nesta etapa!

Se gostou do artigo, siga as redes sociais do Global Hub e continue recebendo as melhores dicas sobre educação:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...