Tirar o visto americano é dar o primeiro passo rumo àquelas férias ou temporada nos EUA. Passar pela etapa é algo obrigatório para entrar no país, portanto, é preciso pensar nela já na preparação da viagem. E é aí que a preocupação com os trâmites podem surgir, uma vez que precisam de atenção.
Mas você quer uma notícia tranquilizadora? A obtenção do visto não é tão difícil quanto parece à primeira vista. Na verdade, hoje, a maioria das solicitações costumam ser aprovadas, desde que os requerentes cumpram as exigências necessárias.
Neste artigo, você vai descobrir como não errar durante o processo. Para isso, preparamos um guia com os principais passos que merecem destaque. Confira e comece a se planejar!
Tipos de visto americano
Antes de partir para a solicitação, entenda que há diferentes tipos de visto americano. Cada um funciona para um propósito de viagem, variando em regras de permanência no país, tempo máximo de estadia, entre outras características.
A diferença também influencia na documentação a ser apresentada no momento de tirá-lo.
No site da Embaixada e Consulados dos EUA é possível acessar a lista completa de categorias de visto — de acordo com as razões da ida ao país. A seguir, listamos algumas e em quais situações se encaixam:
- B-1: visita a negócios (para quem está viajando a trabalho sem receber remuneração de empregadores americanos. Atletas participando de competições, por exemplo);
- B-2: visto mais comum, de turismo ou para tratamento médico. Também pode ser utilizado para cursos rápidos;
- C: permissão para trânsito. No caso, atende pessoas que vão passar pelos EUA, mas sem tê-los como destino final;
- F-1/F-2: visto para estudantes aprovados em uma instituição escolar. Exemplo: alunos que pretendem cursar uma graduação em universidade norte-americana;
- J-1/J-2: visto para intercâmbio de maior duração (excluindo-se os cursos de baixa carga horária). Isso inclui desde programas de Work and Travel até pós-graduações.
Como tirar o visto americano
Não há mistério no processo para tirar o visto americano. A grande questão é preparar tudo com cuidado, se atendo às fases do trâmite e ao que é solicitado. Lembre-se de sempre organizar seus documentos com antecedência e de ser claro quanto aos seus objetivos.
O que os profissionais avaliam ao conceder permissão de entrada no país é se o ingressante está sendo sincero quanto ao motivo da viagem; se tem intenção de retornar ao Brasil no fim do período de estadia; e se têm condições de se manter durante o tempo fora.
Veja o passo a passo para obtenção do visto:
Preencha o formulário DS-160
A primeira tarefa para iniciar a solicitação de visto é preencher o formulário DS-160.
Essa etapa é feita online. No formulário, você vai inserir dados importantes sobre você e seus planos de viagem. Uma dica é ter atenção ao colocar as informações e, principalmente, ao finalizar a aplicação. Isso para não haver erros ou para que não surja algum conflito de dados nas próximas fases do processo.
Depois de tudo pronto, imprima a página de confirmação do preenchimento (a que tem um código de barras).
Ah, e anote o número de ID da solicitação para que consiga acessá-la futuramente.
Pague a taxa
É necessário pagar uma taxa para solicitar o seu visto. O valor varia dependendo do tipo, contudo, para as categorias mais comuns (aquelas sobre as quais já falamos) o custo fixo é de $185 USD.
Você consegue pagar a taxa indo até o site do Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto. Lá, clique em “inicie sua solicitação” e faça o cadastro. Lembrando que só deve se registrar após ter completado o formulário DS-160.
O sistema aceita cartão de crédito e boleto bancário como métodos de pagamento.
Agende visita e compareça ao CASV e ao Consulado
No mesmo site onde emitiu o pagamento da taxa — site do Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto — você também agendará uma visita ao CASV mais próximo de sua residência e ao Consulado.
Ao realizar os agendamentos, imprima o comprovante e tenha ele em mãos nos dias marcados.
Visita ao CASV
A visita ao CASV é para coleta de dados biométricos, como foto e impressão digital. Além do comprovante de agendamento, leve passaporte atual e anteriores (se houver); e página de confirmação do preenchimento do formulário DS-160.
Visita ao Consulado
A entrevista no Consulado, por sua vez, é aquela fase mais conhecida do processo. É quando você conversará com um oficial de imigração, que analisará sua solicitação de visto. Ali, busque manter a calma e dar respostas objetivas e honestas. O entrevistador só quer confirmar as informações que estão no seu formulário.
Fique atento também à documentação que deve acompanhá-lo. Ela pode mudar conforme o visto que está solicitando. Na página oficial da Embaixada e Consulados você encontra a relação de documentos fundamentais.
Receba o visto
Visto aprovado? Ótimo!
Ele ficará pronto em uma média de 7 a 20 dias. Dá para recebê-lo de duas formas: em casa (por correspondência) ou através de retirada no CASV. A retirada, inclusive, costuma ser a opção mais rápida.
Essa escolha do método de entrega é feita lá na etapa em que você se cadastra no site do Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto, lembra?
Caso opte pela retirada e precise que um representante busque o documento, saiba que é permitido. Para isso, basta que a pessoa apresente uma cópia de sua identidade e uma carta de autorização assinada.
Como renovar o visto americano
Se você já teve um visto americano antes, são grandes as chances de passar por um processo simplificado ao renová-lo. Neste caso, a fase da entrevista pode ser dispensada, a critério do Consulado.
No entanto, para que isso aconteça, é preciso cumprir alguns requisitos:
- Ser cidadão brasileiro ou residente permanente no Brasil;
- Ter visto americano válido ou expirado a menos de 48 meses;
- Não ter tido seu visto anterior perdido, cancelado, revogado ou roubado;
- Não ter tido sua última solicitação de visto recusada;
- Nunca ter sido preso ou condenado por algum crime;
- Nunca ter sido deportado dos EUA (ou negada a entrada);
Para a renovação, as etapas de preenchimento do formulário DS-160, pagamento da taxa e visita ao CASV continuam obrigatórias.
Observando o passo a passo para tirar o visto americano percebemos que a missão não precisa ser temida. Entenda a categoria ideal para a finalidade da viagem, preencha a solicitação com atenção, organize os documentos e você estará no caminho de uma bela aprovação.
Finalizando, cabe uma última dica: evite comprar passagens antes de ter o seu visto em mãos, combinado? Assim você não corre o risco de ter algum prejuízo caso ocorram imprevistos ou atrasos no processo. Boa sorte e sucesso!
Gostou do artigo? Então siga as redes sociais do Global Hub e continue conectado conosco:
Instagram: @uninterglobalhub
Facebook: @uninterglobalhub
Linkedin: UNINTER – Global Hub
Youtube: UNINTER Global Hub