Checklist: documentos mais exigidos por universidades estrangeiras

Estudar no exterior é um objetivo que requer planejamento. Na busca por uma admissão ou bolsa, é normal ter que preencher certos requisitos que garantem sintonia entre você e aquela vaga desejada. E a comprovação deles vem em forma de documentação. É aí que surge a dúvida: afinal, quais são os documentos mais exigidos por universidades estrangeiras?

A verdade é que cada instituição mantém suas próprias regras quanto ao processo de aceitação. O mais indicado é que o aluno acompanhe os editais das oportunidades em que deseja investir. No entanto, também é fato que existem alguns documentos coringas, sempre importantes tanto para sua candidatura quanto para sua viagem em si.

Neste artigo, descubra o que normalmente é preciso providenciar para estudar em outro país. Com a lista é possível já ir se preparando e dando andamento nos planos. Confira!

Histórico escolar, diploma e certificados

Antes de qualquer coisa, para ser aceito em uma universidade é fundamental confirmar que você tem o grau necessário para cursar a formação pretendida. Por isso, o diploma é o primeiro item que deve ser incluído no checklist de documentação. Para cursar graduação, tenha em mãos o diploma do Ensino Médio. Para programas de pós-graduação, o diploma de graduação. E assim sucessivamente.

Muitas instituições internacionais, para não dizer todas, também levam em consideração seu desempenho acadêmico anterior. Indo além, consideram, ainda, atividades extras que podem influenciar seu perfil como estudante, futuro profissional e cidadão. Dessa forma, histórico escolar e outros tipos de declarações merecem atenção.

As declarações estão relacionadas a atividades extracurriculares, trabalhos voluntários e cursos, por exemplo.

Comprovação de proficiência em outro idioma

Como você está indo aprender em outro país, naturalmente suas aulas serão ministradas em um outro idioma. Seja ele o idioma oficial do destino ou o inglês, língua mais falada do mundo. Por conta deste contexto, a proficiência é imprescindível, já que ela será importante para compreensão dos conteúdos.

O domínio idiomático é comprovado por exames oficiais, capazes de fazer avaliações bem certeiras. Quando falamos sobre língua inglesa, TOEFL e IELTS se destacam. Já entre os exames de proficiência em espanhol, um dos mais conhecidos é o DELE.

Antes de realizar um deles, procure entender suas necessidades. Algumas universidades podem pedir um modelo em específico.

Carta de motivação

A carta de motivação é uma espécie de redação onde o candidato tem chance de se apresentar para a instituição. Ela também é chamada de essay ou personal statement. Ali você consegue contar um pouco da sua história e trajetória, explicando o porquê de buscar uma vaga como a que está concorrendo. Nela, ser objetivo e sincero são boas ideias.

Ainda que as cartas sobre si mesmo sejam habituais, a universidade também pode definir um outro tema sobre o qual escrever – alguma questão social ou ambiental, por exemplo. Ou seja, leia as instruções com cuidado para não fugir do contexto.

Vale lembrar que a redação deve ser entregue no idioma utilizado pelo local.

Carta de recomendação

A carta de recomendação, por sua vez, mostra a visão que outra pessoa tem sobre o estudante. Ela funciona como um ponto de vista diferente, uma forma de conhecê-lo de maneira mais aprofundada. Geralmente, são escritas por professores ou empregadores que já passaram por sua vida acadêmica/profissional.

O mais importante sobre a carta de recomendação é que ela deve fugir das generalizações e impessoalidade. Portanto, ao escolher alguém para desenvolvê-la, procure profissionais que o conheçam e que de fato tenham algo a dizer sobre você.

Estabelecer este contato com antecedência é outro ponto crucial. Com tempo disponível, o redator consegue caprichar mais na elaboração do documento.

Comprovante de vacinação e seguro-saúde

Comprovante de vacinação é item obrigatório para entrada em determinados países, principalmente quando se trata de imunização contra Covid ou febre amarela. Investigue as regras do seu destino, inclusive antes dos procedimentos para obtenção do visto.

Já o seguro-saúde costuma ser requisitado pelas próprias universidades, em planos que cobrem todo o período de estadia do aluno. E mesmo nos casos onde a providência não é indispensável, é recomendado que você tenha um. A medida traz muito mais segurança para sua experiência morando fora. Isso também vale para as vacinas.

Comprovantes financeiros

Entre os documentos mais exigidos por universidades estrangeiras, temos aqueles relacionados a questão financeira. A lógica é simples: se está indo estudar em outro país, tanto o lugar quanto a instituição de ensino querem garantir que você tenha condições de arcar com os custos que terá por lá. Eles incluem gastos com mensalidades acadêmicas, moradia, alimentação e transporte.

É possível comprovar recursos através de: carta oficial do banco, contracheques, e até mesmo de declaração de suporte financeiro, no caso de outra pessoa se responsabilizar pelas despesas (como seus pais). Esses documentos devem ser organizados antes da etapa do visto, pois serão necessários para consegui-lo.

Se estiver contando com o auxílio de uma bolsa de estudo, adicione o contrato.

Passaporte e visto

Para completar, é impossível não citar aqueles documentos cruciais desde o momento da saída do Brasil. Mantenha seu passaporte válido e evite utilizá-lo quando estiver em vias de vencer (alguns destinos não permitem entrada de passaportes com menos de 6 meses de validade). Ainda precisa tirá-lo? Então passe pelos trâmites com antecedência para evitar imprevistos na agenda.

Na hora de obter o visto, organize a documentação que já viu aqui em cima e junte-os a carta de admissão da universidade.

Agora que já sabe quais são os documentos mais exigidos por universidades estrangeiras, fica mais fácil dar o pontapé inicial nos objetivos internacionais. Aí vai uma última dica: ao preparar tudo, confira se o estabelecimento de ensino pede traduções juramentadas. Que você aproveite muito esta etapa e sua experiência!

Achou o artigo útil? Então continue nos acompanhando pelas redes sociais e receba mais conteúdos sobre educação no exterior:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...