Checklist de documentação para intercâmbio: o que é preciso organizar

Se você deseja estudar fora do país, provavelmente pensa naquelas etapas práticas que devem ser resolvidas ainda no Brasil, na fase de organização da viagem. Fazer um planejamento financeiro, escolher a instituição de ensino, definir o melhor tipo de hospedagem. Tudo isso está incluído na lista. E outro item, extremamente essencial, faz parte desse time: a documentação para intercâmbio.

Organizar a documentação deve ser considerado o elemento crucial para a sua experiência — e um dos primeiros a ser visto com atenção. É a partir daí que terá a aceitação da sua universidade ou curso de interesse, além de evitar contratempos no momento de entrar no país de destino (durante os procedimentos de imigração).

Neste artigo, preparamos uma relação com os principais itens que devem fazer parte da sua pastinha de documentos. Confira a checklist e fique pronto para o sonho da vivência internacional!

Passaporte válido

Vamos começar pelo passaporte? Caso o país de seu intercâmbio não faça parte do Mercosul, você obrigatoriamente precisará deste documento.

Quando nos referimos a passaporte válido, isso significa que ele deve estar dentro do prazo de validade. Observe se o seu ainda estará válido num prazo de, no mínimo, 6 meses a partir da data de retorno ao Brasil.

Se precisa renová-lo ou tirá-lo pela primeira vez, não deixe de ler as instruções no site oficial do Governo Federal. Lá encontrará as regras e fará os agendamentos necessários, de acordo com a localidade onde mora. No blog, aqui, você também encontra um artigo com o passo a passo sobre o procedimento.

Uma última dica: dependendo da época do ano, devido à alta procura, os passaportes podem demorar para ficarem prontos. Portanto, providencie com antecedência.

Documentos acadêmicos

Assim como acontece com o passaporte, você precisará dos documentos acadêmicos antes de embarcar na viagem, ainda no processo de ser aceito em uma universidade/curso.

Isso acontece porque a instituição quer entender se sua formação anterior é compatível com o curso que deseja; e se aproveitará da melhor forma o que o lugar tem a oferecer em questão de aprendizado.

Os materiais podem incluir diploma mais recente, histórico acadêmico, certificados extras (de determinados cursos, por exemplo) e até itens que comprovem participação em atividades extracurriculares. Algumas vezes, o currículo também é necessário.

Para descobrir quais são as exigências específicas para a sua situação, leia com atenção o edital do processo seletivo do qual deseja participar. Assim não tem erro!

Certificado de proficiência em língua estrangeira

Este item não costuma ser tão cobrado para cursos de idiomas em outro país. Porém, se a intenção for cursar uma formação (graduação ou pós, por exemplo), deve ser observado com cuidado.

Se terá aulas ministradas em um idioma diferente do português, é fato que precisará compreendê-lo, certo? Até para que possa desfrutar de um bom ensino. Sendo assim, é normal que as instituições exijam a comprovação de que você possui certa habilidade na língua em questão.

É aí que o certificado de proficiência entra na lista de documentação para intercâmbio. O certificado é um documento oficial que atesta o nível de domínio linguístico do estudante. Esta definição é feita através de um exame cuidadoso, que abarca diferentes tipos de conhecimento (fala, escrita, leitura, compreensão oral).

Existe uma série de organizações que fornecem testes confiáveis e certificados aceitos no mundo inteiro. O melhor para você vai depender do idioma que quer avaliar e do destino onde deseja estudar.

Carta de recomendação e motivação

Alguns processos para obtenção de aceitação ou bolsa em universidades solicitam cartas de recomendação/motivação.

As cartas de recomendação são aquelas escritas por um terceiro capaz de falar sobre sua trajetória acadêmica ou profissional. Normalmente, um professor, um superior hierárquico no trabalho, um coordenador de serviço voluntário…

As cartas de motivação, por sua vez, são escritas pelo próprio aluno. Nelas, é possível apontar detalhes tanto de sua caminhada quanto de seus objetivos futuros, projetos e o que mais julgar importante. A ideia é que a instituição lhe conheça melhor.

Para ambos os documentos, o segredo é reservar tempo para se preparar. Busque pessoas em quem você confia para a elaboração das cartas de recomendação e dê espaço para que escrevam com calma. Quando o assunto é a carta de motivação, faça uma autoavaliação prévia e seja sempre sincero.

Visto específico

Para entrar, de fato, no país de intercâmbio, talvez seja fundamental obter um visto de estudante específico. Principalmente se sua estadia no exterior ultrapassar 90 dias.

O primeiro passo para saber como solicitar este documento é verificar a necessidade ou não dele. O Passport Index é um bom site para fazer essa consulta. Verificou que o visto é obrigatório? Então entre na página do consulado ou embaixada do país no Brasil, verificando as regras para garantir o documento.

Leia com atenção e se atente para os documentos necessários. É comum que os materiais obrigatórios incluam: carta de admissão da sua faculdade/curso no exterior; seguro de saúde; comprovantes de vacinação; e comprovantes financeiros, que atestem sua capacidade de se manter durante a estadia no lugar (ou documentos referentes a bolsas de estudo/auxílios governamentais).

Passagem aérea de retorno

Existe algo muito solicitado no momento de chegada ao seu destino: a passagem aérea de retorno ao Brasil, já marcada para o fim da experiência de estudos.

A imigração dos países tende a solicitar o documento, pois ele é uma comprovação de que pretende regressar ao país de origem após o processo educativo. Ou seja, confirma que você não tem a intenção de morar em solo estrangeiro de forma ilegal, sem o devido visto para tal finalidade.

Se existe uma previsão de conclusão do curso ou formação que fará, busque providenciar a passagem de volta para essa época. O elemento gera mais segurança e confiança.

Após reunir a documentação para intercâmbio, pode ter certeza de que toda a organização seguinte se tornará mais fluida, além de concreta. Lembre-se sempre da antecedência e que tenha muito sucesso durante cada etapa desta baita realização!

Se gostou do artigo, siga as redes sociais do Global Hub e continue acompanhando dicas sobre estudar no exterior:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...