Conheça ótimos podcasts e programas para treinar o inglês

Treinar o inglês é fundamental para seguir evoluindo no domínio do idioma. Para isso, nada melhor do que ir além do aprendizado em sala de aula e manter contato com a língua no dia a dia. Atualmente, com a tecnologia a nosso favor e uma grande variedade de conteúdos espalhados pela internet, garantir esta prática pode ser fácil.

Já pensou em melhorar seu listening, reading e vocabulário apostando nos podcasts e programas de TV? Além de serem grandes companheiros de estudo, os recursos ainda são divertidos, já que existem opções para todos os gostos.

Selecionamos dicas muito bacanas, separadas em temas, para que você possa escolher o seu preferido. Confira abaixo!

Para treinar o inglês com comédia e atualidades

  • Nos Estados Unidos, um estilo popular de programa são aqueles que mesclam bom humor com assuntos atuais e de grande relevância. Como se já não bastassem as altas doses de informação e entretenimento, eles ainda são boas pedidas para treinar o inglês.
    • A amplitude de temas sendo discutidos e os apresentadores normalmente ágeis e bem articulados tornam o conteúdo riquíssimo para os conhecimentos de conversação.
    • Separamos a seguir algumas sugestões de programas para conhecer hoje mesmo. Todos eles têm opções de vídeos com legendas em inglês em seus canais do , interessante para quem deseja aperfeiçoar também a compreensão escrita.

Full Frontal with Samantha Bee

  • Comandado pela apresentadora e comediante Samantha Bee, o é exibido semanalmente. Política, saúde e cultura popular são alguns dos tópicos tratados no show, sempre com doses de leveza e humor. Entrevistas também acontecem por lá. O ex-presidente Barack Obama, por exemplo, já foi um dos entrevistados.

Late Night with Seth Meyers

  • é um programa no formato talk show. Versátil, quem acompanha é presenteado com assuntos sobre política, cinema, música e notícias, além de uma série de entrevistas com personalidades. Tudo, claro, acompanhado da descontração e dos comentários do ator comediante Seth Meyers.

The Daily Show with Trevor Noah

  • Considerado o programa mais antigo do canal e vencedor de vários prêmios, The Daily Show with Trevor Noah é famoso por seu tom satírico com relação à política norte-americana. Focado na proposta de comédia, também apresenta questões voltadas para notícias e variedades.

The Late Show with Stephen Colbert

  • No formato clássico dos, o The Late Show with Stephen Colbertapresenta tópicos atuais, entrevistas com nomes de peso e apresentações musicais de artistas que estão em alta na indústria. Quem está a frente do programa é o apresentador e ator Stephen Colbert, que confere naturalidade e irreverência a cada bloco da atração.

Para treinar o inglês com novidades sobre a economia

Treinar inglês com nativos é sempre uma das formas mais eficazes de aprender. A proximidade com diferentes sotaques, gírias e ritmos de fala intensifica a capacidade de entender aquilo que está sendo dito. Para completar, ainda melhora consideravelmente a oralidade.

Se esta é a intenção, os podcasts estão aí, à distância de um clique. Com um celular e um fone de ouvido, por exemplo, você consegue entrar em um universo cheio de diálogos em inglês e de conversas sobre diferentes contextos.

E se existe um tema que oferece grandes possibilidades de podcasts incríveis é a economia. Descubra agora alguns deles.

Capitalisn’t

Com linguagem acessível e debates interessantes, o Capitalisn’t, segundo ele próprio, fala sobre como o capitalismo é (e não é) trabalhado no mundo hoje.

O podcast é apresentado pela jornalista Bethany McLean e pelo professor de economia Luigi Zingales. “Por que temos preços altos, mas salários estagnados?” e “por que a falta de diversidade está prejudicando a economia?” são alguns pontos já discutidos em episódios.

Freakonomics

“Descubra o lado oculto de tudo”, esse é o principal slogan do Freakonomics. Criado a partir da série de livros de mesmo nome, o podcast aborda curiosidades sobre economia através de uma ótica divertida e de fácil compreensão. “A desigualdade de renda é inevitável?” e “trabalhar em casa funcionará para sempre?” são exemplos de episódios.

Marketplace

Marketplace é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo desenvolver a inteligência econômica da sociedade.

Seus podcasts adotam um tom de conversa casual e são divididos em várias categorias: existem programas voltados para discussão de economia atual; economia digital; história da economia; economia no cotidiano; e até mesmo economia voltada para crianças (onde buscam responder perguntas inusitadas que as crianças têm sobre o dinheiro).

Planet Money

Conteúdos de economia de um jeito leve, como se você estivesse conversando no bar com um amigo: esta é a proposta do Planet Money. Usando linguagem informal e descontraída, o podcast explica questões importantes em seus episódios, como a influência da política na economia, consumo e investimento.

Para treinar o inglês com notícias

Manter-se bem informado é uma boa ideia em qualquer situação. E para quem está buscando aperfeiçoar o aprendizado do inglês, não existe melhor forma de trazer a língua para sua rotina. Adotar o hábito de acompanhar veículos de notícias diariamente contribui para um vocabulário vasto, recheado de novas expressões e diversidade.

Além do mais, a variedade de temáticas reforça a segurança de poder desenvolver conversas sobre diferentes assuntos.

Veja alguns veículos que vale a pena acompanhar:

60 Minutes

60 Minutes é um programa jornalístico semanal que está no ar desde os anos 60. No formato de revista eletrônica, seus repórteres discutem aquilo que de mais importante está acontecendo nos Estados Unidos e no mundo.

Face the Nation

Assim como o 60 Minutes, o Face The Nation é um dos programas jornalísticos mais antigos da TV. Matérias produzidas por correspondentes e entrevistas (com especialistas, políticos, escritores e palestrantes) são recorrentes no noticiário.

Meet the Press

Concorrente do Face the Nation, o Meet the Press também é de frequência semanal. Entre os fatores mais relevantes da exibição estão as entrevistas com grandes líderes da política e da economia, assim como seu painel de debates.

NPR

A National Public Radio é uma organização de comunicação independente que visa produzir e distribuir conteúdos informativos e culturais. É semelhante a rede CBN do Brasil e sua programação é variada.

On the Media

Um dos programas da NPR é o On the Media, podcast semanal com duração de uma hora. Nele, o foco é um olhar cuidadoso sobre a mídia e o jornalismo livre, trazendo questões sobre mudanças, censura e liberdade de imprensa. Indo além, também percorre as áreas de tecnologia e Primeira Emenda.

PBS Newshour

PBS Newshour é um telejornal que propõe aprofundamento na apuração de notícias e acontecimentos recentes. As principais manchetes mundiais estão ali e são discutidas por jornalistas, especialistas e comentaristas.

The Daily

A ideia do The Daily não poderia ser mais interessante: 20 minutos de notícias diárias, baseadas nas manchetes veiculadas pelo The New York Times e comentadas pelo time de redação do jornal. Um dos diferenciais do podcast é o tom mais natural, de conversa, que adota na transmissão das informações.

This Week with George Stephanopoulos

O This Week é semanal e centrado em política. Apresentado por George Stephanopoulos, a atração jornalística conta com levantamentos atuais e mesas redondas formadas por uma equipe de especialistas.

Com tantos recursos legais, treinar o inglês não fica apenas mais simples, mas também prazeroso. Vale lembrar, ainda, que todas as possibilidades vistas acima são gratuitas. Basta escolher aquelas que mais lhe agradam (ou todas) e mergulhar nos benefícios que oferecem. Bons estudos e bom divertimento!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no WhatsApp