Saiba tudo sobre estudar em Kansas City, nos Estados Unidos

Quando falamos sobre intercâmbio é difícil não lembrar dos Estados Unidos. O país é um dos principais destinos para estudos no exterior, muito por conta de seu idioma oficial e da qualidade de suas insituições de ensino.

No entanto, quem opta pela experiência norte-americana possui outra decisão importante a tomar. O local guarda cidades com características singulares, variando em clima, estilo de vida, características culturais, atrativos e ofertas de ensino. Qual, então, escolher?

Entre as possibilidades está um cenário encrustado no coração do estado do Missouri. Neste artigo, você vai conhecer tudo sobre estudar em Kansas City, cidade populosa e com personalidade própria. Ela está na sua lista de opções? Então confira!

Kansas City: onde fica

Kansas City é a cidade mais populosa do Missouri, localizada bem na divisa do estado com o Kansas.

Por ali, a atmosfera de cidade interiorana se encontra com a boa infraestrutura, causando uma mistura interessante. Passeando pela cidade é possível encontrar shopping, museus, restaurantes e estádios esportivos. Na culinária, o churrasco com molho barbecue impera.

Para chegar, estudantes brasileiros não encontram dificuldades, já que no local existe o Aeroporto Internacional de Kansas City.

O que estudar

Assim como outras cidades dos Estados Unidos, Kansas City é uma alternativa bacana para cursos de inglês de curta ou longa duração.

A paisagem é ideal, principalmente, para quem está buscando uma imersão completa. Isso porque a área não é tão conhecida pelo apelo turístico, ou seja, consegue fazer com que o estudante viva uma experiência parecida com a de um nativo. A língua falada no dia a dia é definitivamente o inglês e, com isso, a comunicação no idioma se dá de forma intensa (e não apenas em sala de aula).

Outra possibilidade é cursar uma graduação ou pós-graduação, pois a região sedia universidades de qualidade inquestionável. Uma delas é a University of Missouri – Kansas City. Dona de um corpo docente notável e de um currículo caprichado, a UMKC já formou vencedores do Pulitzer e juiz da Suprema Corte.

Documentação necessária

Normalmente, a documentação necessária para fazer um intercâmbio nos EUA depende do tipo de vivência que terá.

No entanto, na maioria dos casos é preciso providenciar passaporte válido; visto específico para a finalidade e tempo de permanência no país; seguro de saúde; e comprovante de recursos financeiros para se manter durante o período da viagem.

Para cursar uma formação em universidade, as exigências tendem a aumentar. Em casos assim, é comum que sejam solicitados certificado de proficiência em inglês, diploma e histórico escolar, essays, entre outros itens. Cada instituição de ensino determina seus próprios requisitos para candidatura e aceitação.

Custo de vida

Saber tudo sobre estudar em Kansas City envolve, claro, falar sobre custos. O planejamento financeiro é uma etapa importante para que não haja imprevistos em sua temporada no exterior.

Quando se trata da cidade em questão, podemos dizer que ela tem um custo de vida mais caro quando comparado a grandes capitais brasileiras — como São Paulo e Rio de Janeiro. O motivo principal para isso é a diferença na cotação entre real e dólar. Por outro lado, Kansas City costuma ser mais econômica do que outros destinos norte-americanos.

A maior despesa está relacionada ao aluguel. Apenas para ter uma ideia, a média de aluguel ali varia entre 800 e 1400 dólares mensais (considerando apartamentos de 1 quarto, fora e dentro do centro). Despesas com água, luz e gás, juntas, podem girar em torno de 200 a 250 dólares.

Onde morar

Sem dúvidas, a área mais procurada para hospedagem e moradia em Kansas City é a do Downtown, centro da cidade. Pela localidade estão espalhados tudo aquilo que pode facilitar a vida do estudante: comércio, restaurantes, maior oferta de apartamentos e etc. Como desvantagem está o fator preço. Por ser a região mais privilegiada, os alugueis têm valor elevado.

Uma opção ainda segura e bem localizada, porém mais econômica, é a Midtown. A zona intermediária abrange cerca de 20 bairros, então não será problema encontrar possibilidades de residências.

Agora que você já sabe tudo sobre estudar em Kansas City, vale a pena considerar a cidade. Identidade, tranquilidade, qualidade educacional e mergulho idiomático são elementos que encontrará. Aproveite e sucesso!

Achou o artigo útil? Então acompanhe as redes sociais do Global Hub para seguir recebendo dicas sobre intercâmbio:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...