Confira 6 dicas para se sair bem nas entrevistas em inglês

É fato: saber inglês, no mundo globalizado em que vivemos, é algo capaz de abrir portas. E quando falamos de vida profissional, a habilidade em língua inglesa pode significar carreiras com maior chance de crescimento, salários mais atrativos e amplitude de boas vagas de trabalho. No entanto, apenas entender um segundo idioma não é suficiente, também precisamos nos expressar de forma eficaz.

A segurança de se comunicar em outra língua faz total diferença durante uma entrevista em inglês, por exemplo. Por isso, o ideal é estar preparado na hora em que surgir aquela possibilidade de emprego que você tanto deseja.

Neste artigo, selecionamos 6 dicas preciosas para que se saia bem no primeiro contato com seu futuro ambiente profissional. Com elas é possível ter uma ideia sobre o que o recrutador está buscando quando se trata de idioma estrangeiro. Confira e prepare-se para se destacar!

1. Pesquise sobre a empresa em questão

Já vamos começar com uma dica importante, seja sua entrevista em inglês ou português. Pesquisar a empresa com a qual entrará em contato é sempre boa ideia, já que isso demonstra interesse e proatividade. Além do mais, a busca prévia deixa você preparado para estabelecer conversas que se enquadram no contexto do lugar, além de dar mais confiança no momento de responder perguntas.

A pesquisa influencia até mesmo na compreensão da linguagem que a empresa adota. Entender sua missão e valores, público-alvo e a maneira como é vista pelos clientes também são pontos super válidos.

2. Pratique gravando suas falas

Sabe aquele ditado bem antigo, que diz “a prática leva a perfeição”? Dê ouvidos a ele. Quanto mais você praticar suas falas em inglês, mais segurança terá para se expressar com o entrevistador. Isso não quer dizer que deva chegar à empresa com discursos prontos (decorado ou montados), de jeito nenhum. Aqui, a chave deve ser justamente exercitar sua capacidade de levar uma conversa com naturalidade e fluidez.

Uma sugestão de ouro é treinar seus diálogos com um gravador, pode ser do celular mesmo. Quando você se escuta, consegue identificar os traços de fala que merecem certa atenção – palavras que estão sendo pronunciadas com dificuldade, vícios de linguagem ou ritmo alterado, por exemplo. E quando cria o hábito de fazer isso, é capaz de acompanhar sua evolução, sentindo-se mais à vontade com a comunicação oral.

3. Consuma conteúdos da área

Estabelecer proximidade com a linguagem da sua área é outra ferramenta poderosa. Cada campo do conhecimento possui assuntos, expressões e tendências próprias. Sendo assim, nada melhor do que se familiarizar com as singularidades, ampliando vocabulário e capacidade de debater questões.

Você deve estar se perguntando: mas como fazer isso? Que tal começar consumindo conteúdos específicos da sua profissão em língua inglesa? E aqui vale apostar não só em materiais educativos, mas que entretêm. Filmes e seriados, podcasts, canais do Youtube… Todas essas possibilidades podem gerar conversas agradáveis, criando ótimos links durante a entrevista.

4. Identifique termos específicos do negócio

Este item da lista se relaciona diretamente com o anterior. Do mesmo jeito que acontece com os assuntos e abordagens, há termos que são únicos de determinada carreira profissional. Um exemplo é a área de marketing. Você, com certeza, já deve ter identificado palavras e frases que são comumente utilizadas por ela e que não são encontradas com tanta frequência em outros lugares.

Tal diferença também ocorre de uma maneira mais geral. A linguagem utilizada no business english, em si, apresenta diferenças se comparada a um inglês coloquial, utilizado no dia a dia e em situações informais. Portanto, vale sempre acompanhar sites e blogs ligados ao seu campo, assim como publicações voltadas para o mundo dos negócios. Manter-se atualizado é o segredo.

5. Não tenha medo de falar

Tão importante quanto pensar na preparação da entrevista é pensar no momento de vivenciá-la. E para essa parte do processo, a dica é uma só: não tenha medo de falar. Livre-se do receio ainda na fase de exercitar a oralidade. Faça isso se acostumando com o ato de ter outra pessoa escutando o que você diz.

O que acha de treinar com um amigo ou familiar? Se eles também falam inglês, melhor. Pela internet afora ainda existem aplicativos e sites onde é possível conversar com habitantes de diferentes países, inclusive escolhendo os temas do papo. Use a tecnologia a seu favor.

Por último, lembre-se de que os recrutadores estão buscando alguém capaz de compreender e estabelecer uma comunicação no idioma. Eles não procuram falantes sem sotaque ou que pareçam nativos, então não deixe esse tipo de preocupação ser um fator limitante. Combinado?

6. Seja sincero sobre seu nível de proficiência

Ao preencher o currículo, resista à tentação de afirmar que possui uma proficiência maior do que a de fato tem.

Se você fizer isso, são grandes as chances de já ir para a entrevista com insegurança, pois saberá que o avaliador tem uma expectativa que talvez não poderá atingir. Por outro lado, sendo sincero quanto ao seu nível, se sentirá confortável com a conversa (sabendo que ambos estão alinhados quanto ao que procuram).

Muita gente costuma encontrar dificuldades para entender em qual nível de domínio do inglês está. Para lhe auxiliar, você pode contar com testes de proficiência gratuitos ou pagos, feitos até mesmo de forma online. Mas o mais indicado é se programar e realizar um exame oficial – como o IELTS, por exemplo. Eles transmitem maior certeza, profissionalismo e são muito úteis caso tenha planos de concorrer a vagas internacionais.

Aliando estas dicas aos seus conhecimentos, sua entrevista em inglês tem tudo para ser um sucesso, assim como sua trajetória profissional. Desejamos boa sorte e estamos na torcida!

Gostou do artigo? Então siga as redes sociais do Global Hub e continue recebendo conteúdos sobre educação e carreira:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...