Confira 6 dicas para melhorar o seu desempenho no TOEFL e IELTS

Como você deve saber, os certificados de proficiência são documentos fundamentais na trajetória com a língua inglesa. Dedicar-se a algum deles é um passo importante para atestar o seu nível de fluência com precisão; ingressar em uma insituição de ensino no exterior; ou trabalhar fora do país (e até em grandes corporações no Brasil mesmo).

Estar pronto para os exames envolve uma boa dose de dedicação e estratégia. Administrar a fase de preparação faz com que esta etapa ocorra de forma tranquila e, ao mesmo tempo, eficaz. Por isso, vale a pena apostar nas dicas para melhorar o seu desempenho no TOEFL e IELTS.

E são elas que conheceremos no artigo de hoje. A seguir, listamos sugestões para que possa tirar maior proveito dos estudos e, consequentemente, da avaliação. Vamos ver?

1. Não subestime nenhuma parte do aprendizado

A primeira coisa a entender sobre as avaliações do TOEFL e IELTS é que elas abrangem todas as formas de comunicação. Em outras palavras, leitura, escrita, fala e escuta.

Existem provas específicas que abordam apenas a combinação entre alguns dos itens acima. No entanto, se você pretende realizar o exame completo, o ideal é que se dedique a todas as habilidades, sem subestimar nenhuma.

Veja como intensificar cada tipo de conhecimento:

  • Leitura: aposte nos livros em inglês, fazendo escolhas de acordo com o seu domínio idiomático. Buscar notícias em sites internacionais, textos acadêmicos e blogs estrangeiros de seu interesse também é válido.
  • Escrita: não deixe de praticar com redações, treinando sua argumentação. Outro recurso é buscar questões dissertativas de avaliações anteriores. Se houver a possibilidade, peça para que um professor ou um falante nativo leia o que você escreveu, oferecendo feedbacks.
  • Fala: Discurse no espelho, grave áudios treinando, converse com outras pessoas que saibam o inglês. Tudo isso vai ajudar na desenvoltura da oralidade, aumentando sua segurança no momento da entrevista com um avaliador.
  • Escuta: Ouça podcasts, debata sobre diferentes temas, assista a filmes e séries (sem legendas, se puder). Exercite a compreensão não apenas das palavras e frases ditas, mas também do ritmo da fala.

2. Busque um curso específico

Inserir os estudos no cotidiano é sempre boa ideia, mas também é indicado considerar um curso próprio para o seu exame.

O ensino especializado vai além da teoria e da prática direcionada. Ele é capaz de proporcionar conselhos de professores, trocas com outros estudantes e até aumento da concentração.

A boa notícia é que não faltam ofertas com tal proposta. No caso de preparatório para o TOEFL, por exemplo, existem aqueles desenvolvidos pela organização que aplica a prova (ETS). Inclusive, há alternativas de aulas gratuitas no site.

3. Esteja atento às instruções

Por fala em site, separe um tempo para navegar pelas plataformas oficiais da avaliação que pretende fazer. Leia as instruções da prova com cuidado, assim como os guias oficiais divulgados.

Conhecer a estrutura, características e singularidades do exame é algo valioso. A atitude impede que erros básicos sejam cometidos, como mau planejamento do tempo ou dúvidas sobre o formato de aplicação da prova.

Investigar as informações ainda permite uma compreensão maior sobre os critérios observados em cada habilidade — exemplo: leitura e interpretação de textos no reading.

4. Faça simulados

Entre as dicas para melhorar o seu desempenho no TOEFL e IELTS está o simulado. Esta é uma ótima maneira de verificar o que já aprendeu e os pontos que necessitam de atenção.

O segredo do simulado é que, como o próprio nome diz, ele consegue simular uma situação de prova. Ali você fará questões no mesmo estilo da avaliação oficial e aprenderá a gerenciar as horas que tem para concluir o exame. Consequentemente, já estará habituado às condições no momento da aplicação verdadeira.

Não é difícil encontrar opções de simulados na internet. Para quem vai fazer o IELTS, uma alternativa legal é o Road to IELTS — conjunto de recursos educativos criado pela própria desenvolvedora da prova. Ali dentro são oferecidos dezenas de testes práticos, fora outros materiais.

5. Amplie o vocabulário

Conforme for desenvolvendo a aprendizagem e convivendo com o idioma, registre as expressões que ainda não conhece. Em seguida, procure pelo significado e experimente inseri-las em variados contextos de conversa, quando viável.

Ampliar o vocabulário traz benefícios para todas as etapas do exame. Quanto mais familiaridade você tem com as palavras, mais fácil é compreender frases escritas e diálogos orais. O mesmo acontece com a capacidade de se expressar assertivamente.

6. Use os hobbies a seu favor

Lembra quando falamos, no primeiro tópico, sobre formas de intensificar as habilidades? Você também pode aproveitar as sugestões dentro dos seus momentos reservados para entretenimento. O que acha de buscar canais internacionais no Youtube (sobre temas que gosta)? Ou “maratonar” uma nova série com áudio original?

Está aí um jeito leve de manter o idioma dentro do dia a dia, tornando prazerosa a experiência de aprender. Entretanto, cabe lembrar que isso não substitui os períodos de descanso. Equilíbrio é tudo, então não deposite tanta pressão nas horas de lazer.

Agora que já conhece dicas para melhorar o seu desempenho no TOEFL e IELTS, experimente colocá-las em ação. Sem dúvidas, incluir estes fatores na preparação é um plus para caprichar no exame. E mais, um plus para avançar na sua relação com a língua inglesa como um todo.

Achou o artigo útil? Então siga as redes sociais do Global Hub e continue recebendo conteúdos sobre aprender inglês:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...