Exames de proficiência TOEFL e IELTS: como decidir?

Certificação TOEFL e IELTS: escolha a melhor para sua carreira

TOEFL e IELTS estão no topo da lista quando se procura por certificação de proficiência em inglês. Afinal são exames respeitados e aceitos na maioria das universidades e escolas pelo mundo.

No entanto, escolher entre os dois pode ser difícil. Se você chegou até aqui por essa indecisão não tem problema, segue um texto explicando o que eles são e os principais aspectos para você avaliar antes de decidir.

TOEFL e IELTS, o que são?

O TOEFL e IELTS são uma forma de comprovar o seu nível de fluência no inglês.  Eles são solicitados para quem vai estudar, trabalhar ou morar no exterior.

Nestes testes não existe uma “nota para passar”, e sim uma classificação a sua habilidade nos quesitos: escuta (listening), leitura (reading), escrita (writing) e conversação (speaking).

Porém, quanto melhor a nota mais chances de ser aprovado em um intercâmbio, por exemplo. Por isso, é muito comum que as pessoas estudem e façam cursos preparatórios antes de realizar a prova.

TOEFL

O Test of English as a Foreign Language (TOEFL) é o certificado de língua inglesa mais conhecido e aceito pelas instituições estrangeiras. Até hoje mais de 35 milhões de pessoas já fizeram o teste.

O teste é organizado pela Education Testing Service (ETS) que também realiza os exames de proficiência Graduate Record Examination (GRE) e o Test of English for International Communication (TOEIC)

Existem 5 tipos de TOEFL:

TOEFL Primary: destinado alunos a partir dos 8 anos, com o objetivo de testar o aprendizado do inglês.

TOEFL Junior: para alunos a partir dos 11 anos, realizado para monitorar o progresso dos estudantes.

TOEFL Essencials: é um novo modelo de teste criado pela ETS que tem a proposta de ser mais amigável, com formato adaptável. Ele avalia o inglês no nível acadêmico e geral, é mais barato que o IBT e o ITP.

TOEFL ITP:  Aceito em algumas universidades e faculdades. Analisa as 3 habilidades (reading, listening e writing).

TOEFL IBT: Este é o mais aceito pelas universidades. Analisa as 4 habilidades (reading, listening, speaking e writing).

Antes as provas eram aplicadas somente em centros de testes autorizados da ETS (escolas de inglês e universidades), mas com a pandemia da Covid-19 surgiu a opção do teste online.

Segue um resumo do TOEFL IBT, que é mais requisitado para alunos estrangeiros.

  • Ele dura cerca de 3 horas e meia.
  • Você consegue visualizar a sua pontuação cerca de 6 dias após a aplicação no site ou no aplicativo da ETS em PDF.
  • O certificado tem validade de 2 anos.
  • A pontuação é de 1 até 120 sendo que a partir de 100 é considerado fluente.

IELTS

O International English Language Testing System (IELTS) também é uma certificação de proficiência aceita em mais de 11.000 instituições pelo mundo.

O IELTS é feito pela British Council, IDP, IELTS Australia e Cambridge Assessment English.

Existem dois tipos: IELTS Academic e IELTS General Training. Ambos os testes avaliam as 4 habilidades (listening, reading, writing e speaking). Porém, cada um tem objetivos diferentes.

O IELTS Academic é destinado para as pessoas que desejam fazer graduação ou pós-graduação no exterior, por isso as questões são focadas em situações do ambiente acadêmico.

Já o IELTS General Training é indicado para quem deseja ir morar na Austrália, Canadá, Nova Zelândia ou Reino Unido, por isso as perguntas são cotidianas ou relacionadas ao ambiente de trabalho.

É possível fazer o IELTS de forma 100% presencial, indo em um dos centros de teste autorizado para realizar o listening, reading e writing ou fazer esta parte da certificação online.

A avaliação da habilidade speaking é uma conversa presencial com o examinador, normalmente agendada em outro dia.

Após a realização do teste eles postam o certificado nos correios em até 13 dias corridos, você também tem acesso às notas no site. A validade do certificado é de 2 anos.

O IELTS tem pontuação entre 1 e 9 sendo a partir de 8 é considerado fluente.

Entre TOEFL e IELTS qual escolher?

Segue 4 pontos para você pensar antes de decidir qual teste fazer.

1.   O objetivo com o exame

Se você deseja a certificação para trabalho ou imigração o ideal é fazer o IELTS General Training, já se for para fins acadêmicos o TOEFL e IELTS Academic são os mais indicados.

2.   Investimento para fazer a certificação

O valor para o IELTS está entre 1.089 e 1.210 reais. Para o TOEFL IBT 215 dólares (atualmente, cerca de 1.100 reais), ou seja, o preço é similar.

Mas, outras despesas devem entrar na conta como o deslocamento até o centro de aplicação.

Também se você quiser um curso preparatório, o TOEFL é mais conhecido no Brasil, por isso muitas escolas de inglês oferecem. Já para o IELTS é mais difícil de encontrar.

3.   O país de destino

No geral o TOEFL tem maior aceitação nos Estados Unidos e Canadá. Já o IELTS tem maior aceitação no Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia.

Mas antes de decidir qual certificação fazer, primeiro confirme com a instituição quais testes são aceitos.

Se for os dois, lembre-se que o TOEFL tem o sotaque do inglês americano e o IELTS do britânico o que faz diferença na avaliação do speaking e listening. Por isso escolha o que você tem mais afinidade.

4.   Forma de aplicação

Uma das maiores diferenças é na avaliação da habilidade speaking. Enquanto no IELTS é feita por um examinador no TOEFL a avaliação é realizada através de uma gravação via computador.

Algumas pessoas acreditam que o contato humano com o avaliador é uma vantagem, já outras ficam menos nervosas em frente ao computador.

Outro aspecto importante é que no TOEFL a avaliação do reading e do listening é feita em múltipla escolha, no IELTS o modelo de questões varia.

Então antes de escolher entre TOEFL e IELTS veja qual modelo você mais se adapta.

Apesar de ter algumas diferenças, ambas as certificações vão abrir portas para você viver no exterior seja para estudar, morar ou trabalhar. O mais importante é treinar bem o inglês e conseguir a melhor pontuação.

Então, já decidiu qual certificação é melhor para você?


Gostou do conteúdo? Você encontra mais dicas nas redes sociais do Global Hub. Acesse e conecte-se conosco:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no WhatsApp