Certificações: quais são os níveis de inglês e o que significam?

A importância de saber inglês não é novidade para ninguém. Seja para uma viagem, para ampliar o olhar cultural, estudar ou trabalhar fora: o idioma é fundamental. No entanto, também precisamos entender que, quando se trata de línguas, não existe apenas o compreender e o não compreender. É aí que entram os níveis de inglês.

Básico, intermediário, independente, avançado. Você conhece algum destes termos? Eles ajudam a definir o ponto em que seus estudam estão e as suas atuais habilidades.

Neste artigo, vamos conversar a respeito dos níveis oficiais da língua inglesa, aqueles definidos pelo Conselho da Europa. Entenda-os de uma vez por todas e saiba como descobrir o seu!

Quais são os níveis de inglês

Ali em cima vimos como é interessante entender o nível de inglês em que estamos. A definição é ainda mais útil quando um intercâmbio ou uma oportunidade no exterior entra em jogo. Afinal, cursos, universidades e empresas precisam garantir que o estudante ou profissional consiga vivenciar a experiência de forma completa.

E para que haja uma padronização destes níveis, foi desenvolvido o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas – o CEFR. Através dele, é possível entender em qual etapa do inglês cada pessoa está, independentemente de seus locais de origem.

O CEFR divide a compreensão idiomática em 6 diferentes níveis: A1, A2, B1, B2, C1, C2. O nível A1 é o mais básico enquanto o C2 é o mais avançado. As siglas abraçam todas as vertentes do conhecimento: fala, escuta, leitura e escrita.

Elas são separadas assim:

  • A1: utilizador básico iniciante;
  • A2: utilizador básico intermediário;
  • B1: utilizador independente mínimo;
  • B2: utilizador independente avançado;
  • C1: utilizador avançado experiente autônomo;
  • C2: utilizador avançado bilíngue.

Nível A1 – Básico Iniciante

Como o nome já diz, o nível A1 corresponde a um conhecimento mais básico do inglês. É aquele nível inicial, onde o estudante está tendo um primeiro contato com o idioma.

Dominar o nível A1 significa entender frases curtas, quando ditas de forma lenta. Saber, ainda, se expressar de maneira simples, dizendo seu nome; onde vive; informando horários; explicando direções curtas; e comunicando o que deseja em um restaurante, por exemplo.

Também entra nesta etapa a leitura e compreensão de anúncios, placas e outras mensagens escritas de um jeito direto.

Nível A2 – Básico Intermediário

No nível A2, o falante já possui algumas competências que o levam a um domínio mais próximo do intermediário.

O que isso quer dizer? Que consegue estender um pouco mais a comunicação em inglês, falando sobre seu dia a dia, acontecimentos cotidianos, temas comuns. Indo além, é capaz de ouvir e entender conversas com um pouquinho mais de profundidade, saindo da limitação total.

Com relação a leitura e escrita, encontra maior facilidade para escrever frases curtas e acessar determinados textos úteis, como os de menus.

Nível B1 – Independente Mínimo

Entre os níveis de inglês, o B1 é aquele que dá início a um conhecimento intermediário de fato. Aqui já é tranquilo participar de debates sobre suas opiniões e acontecimentos. Falar sobre planos e ideias é algo feito com melhor fluidez e desenvoltura. Quando se trata de situações de viagem, o falante domina praticamente todas, sabendo expressar necessidades com confiança.

Livros com linguagem acessível, que não seja tão rebuscada, também são de boa assimilação. Redigir textos desta mesma forma é igualmente viável.

Nível B2 – Independente Avançado

Alguma vez teve contato com editais de seleção para universidades de língua inglesa? Se sim, você deve ter reparado que o nível B2 costuma ser o mínimo exigido para que estudantes estrangeiros cursem uma formação.

Eis o motivo: com esta proficiência, o estudante começa a se expressar de forma cada vez mais natural e a entender conversas com um grau de complexidade maior. Escrever com detalhes e fazer leituras aprofundadas são outros pontos fortes. Dentro da ideia estão incluídos relatórios, apostilas e etc.

Resumindo, as aulas podem ser acompanhadas sem grandes perdas, fazendo com que a experiência internacional seja bem aproveitada.

Nível C1 – Avançado Experiente

As categorias “C” representam os estágios mais avançados do inglês. O avançado experiente, C1, é capaz de se expressar sem esforço e exteriorizar seus pensamentos de foma eficaz, com bastante clareza. O diálogo se desenvolve tranquilamente, tanto em ambiente social quanto profissional.

Falantes que estão neste nível conseguem se envolver com leituras mais técnicas ou complexas. Escrever trabalhos acadêmicos e cartas é, ainda, parte das competências.

E sabe os filmes e seriados de TV? Assisti-los em idioma oficial não é mais um desafio, assim como escutar podcasts.

Nível C2 – Avançado Bilíngue

Chegamos ao último estágio de proficiência, aquele tão sonhado. Por aqui, a palavra que impera é espontaneidade. O falante bilíngue domina o inglês de tal maneira que consegue se comunicar com desenvoltura em todos os aspectos.

Verbalizar raciocínios e argumentar com clareza é algo feito com tranquilidade. Ler de tudo e entender conceitos, mesmo que abstratos, são sinais adicionais da fluência. Em outros termos, trata-se do domínio pleno, onde há compreensão praticamente exata.

Como descobrir o seu nível de inglês

Pela internet, existem diversos testes de nivelamento – sejam eles gratuitos ou pagos – que ajudam a dar uma noção do seu nível de inglês atual. Entretanto, é difícil encontrar algum que ofereça a precisão ideal no resultado.

Esta precisão é encontrada apenas nos testes de proficiência oficiais. Principalmente se você pretende morar, estudar ou trabalhar fora, é neles que deverá investir. As avaliações são montadas com todo o cuidado, visando analisar cada aspecto do conhecimento idiomático. Ou seja, são extremamente confiáveis.

Os testes mais conhecidos e aceitos ao redor do mundo são o TOEFL e o IELTS. Cada um funciona melhor para um objetivo específico, então é interessante conhecê-los antes de fazer sua escolha.

Entender os níveis de inglês é um benefício que está super a seu favor. Independentemente do grau de proficiência que tenha hoje, estar consciente dele só traz resultados positivos. Isso incentiva e estimula a evolução, identifica pontos a melhorar e proporciona mais confiança. Até porque, se um documento importante certifica seu conhecimento, você se sente mais à vontade para utilizá-lo.

Achou o artigo útil? Então acompanhe as redes sociais do Global Hub e continue recebendo conteúdos sobre educação:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp