O idioma no intercâmbio: 8 estratégias para melhorar sua proficiência

Um dos motivos que mais atraem estudantes para um intercâmbio é a chance de se aperfeiçoar em um novo idioma. Seja no inglês, espanhol ou outra língua: a experiência internacional é, sem dúvidas, uma das ferramentas mais poderosas para conquistar aquela sonhada fluência. No entanto, para que a vivência seja aproveitada da melhor forma, vale pensar em estratégias para melhorar sua proficiência.

Tais estratégias devem ser consideradas tanto antes quanto durante o estudo no exterior. Fazer uso delas significa valorizar cada momento dessa etapa tão valiosa para o seu presente e futuro. Fora que possibilitam um aprendizado ainda mais certeiro e rápido.

Neste artigo, conheça 8 maneiras de melhorar a proficiência na língua estrangeira. Confira e comece a viajar desde já!

Estratégias para melhorar sua proficiência: antes do intercâmbio

Viagem boa começa antes mesmo do avião decolar, ainda na fase dos preparativos. E quando se trata de intercâmbio não é diferente. Preparar a documentação com cuidado, pesquisar sobre o destino e seus encantos, escolher local de estadia. Tudo isso é capaz de otimizar os dias no exterior.

O mesmo acontece com o exercício do idioma. Sabia que a prática anterior tem o poder de intensificar os seus resultados posteriores?

A seguir, veja dicas para treinar com antecedência:

1. Faça da leitura sua aliada

Potencializar a habilidade de leitura é uma ótima maneira de conhecer novas palavras e ampliar o vocabulário. Os benefícios de fazer isso, por sua vez, são sentidos durante toda a experiência internacional. Você vai colher os frutos da prática quando conversar com outras pessoas e a cada vez que precisar se expressar com detalhes.

Além de livros na língua de interesse, experimente ler portais de notícias do país de destino. O hábito fará com que você se inteire da atual realidade do lugar, ficando por dentro de temas importantes voltados para cultura, política, entretenimento e mais. A sensação de proximidade e familiaridade com o novo ambiente só tende a aumentar.

2. Ouça podcasts no idioma

Os podcasts chegaram em nossa vida para ficar e são valiosos como estratégias para melhorar sua proficiência em outro idioma. A primeira vantagem que possui é a abrangência. Basta uma rápida pesquisa em plataformas de áudio e você já encontra uma série de opções por assunto e país.

O jeito como se encaixam na rotina também é interessante, afinal, é possível acompanhá-los durante trajetos, na academia, nas horas de descanso e etc.

Para completar, o podcast permite um contato mais “real” com a língua estrangeira. Nos programas, o idioma é falado por nativos e, muitas vezes, com maior informalidade e uso de expressões. Ele trabalha sua capacidade de escuta e facilita a compreensão do ritmo das falas.

3. Pratique conversação

Se deseja a fluência no novo idioma, não tem como fugir da conversação. E quanto antes intensificar a prática, melhor será a sua experiência de intercâmbio.

Treinando a comunicação com antecedência, você se sentirá mais confiante para se expressar quando já estiver em solo estrangeiro. Consequentemente, mergulhará mais fundo na imersão que o local é capaz de oferecer.

Hoje em dia, existem diversos sites focados em aulas de conversação com professores de diferentes países. Na maioria das vezes, eles ainda permitem que o aluno escolha os temas da conversa. Vale também pedir a ajuda de professores que você conhece; de possíveis amigos falantes da língua em questão; ou de nativos que se interessam pelo português e buscam uma troca de conhecimentos.

4. Invista em um teste de proficiência

O fato de você estar embarcando em um intercâmbio já indica que, provavelmente, possui um certificado de proficiência em língua estrangeira. Isso porque este costuma ser um requisito para que o estudante possa, de fato, acompanhar as aulas e ter um bom desenvolvimento na educação internacional.

No entanto, mesmo se a exigência não foi feita pela sua instituição, considere investir em um teste. O certificado é extremamente útil para direcionar a sua aprendizagem futura. Ele aponta o nível em que você está, guia para o próximo, além de deixar evidente os pontos fortes e aqueles que necessitam de melhoria — uma habilidade específica, como de escrita, por exemplo.

Além de auxiliar no planejamento de suas ações fora do país, o teste proporciona maior segurança quanto ao seu domínio atual.

Estratégias para melhorar sua proficiência: durante o intercâmbio

Você se preparou, se dedicou, contou os minutos e, então, chegou o momento de viajar. Agora é a hora de dar prosseguimento aos estudos em um cenário super propício para a continuidade da sua fluência.

Em solo internacional, segue sendo importante adotar estratégias para melhorar a fluência. A boa notícia é que todos os elementos contribuirão para o objetivo, basta que você se alie a eles.

Algumas atitudes bem-vindas:

5. Não tenha medo de errar

Independentemente do intercâmbio ser dedicado ao curso de idiomas ou a um semestre da faculdade, não tenha medo de errar em sala de aula. Lembre-se que muitas pessoas, de várias partes do mundo, estão passando pela mesma etapa que você. Cometer alguns deslizes na comunicação é natural e fará com que conquiste um fundamental aprendizado prático.

Portanto, troque ideias com a turma, não hesite em tirar dúvidas com o professor, debata nos trabalhos em grupo. Toda essa participação trará bagagem, é isso o que torna a experiência internacional tão preciosa.

6. Pratique além da sala de aula

Ali em cima comentamos a importância da sala de aula, mas um intercâmbio vai além dela. Cada atitude do dia a dia, por menor que seja, traz incontáveis informações novas. Pensando nisso, se jogue sem medo no cotidiano fora do país.

Vá ao supermercado fazer compras, investigue os melhores tipos de transporte para usar, pratique seu esporte favorito, considere visitar cidades próximas, veja pontos turísticos de interesse. Em todas as situações, você terá a chance de se expressar de alguma forma e de ouvir outras pessoas. Resumindo, terá a oportunidade de viver o idioma.

7. Participe de eventos locais

Seja dentro da instituição de ensino ou no destino de maneira geral, não abra mão dos eventos. Eles costumam ser divulgados na internet e na própria faculdade ou curso.

Feiras, congressos, palestras e até teatro são recursos potentes para a imersão na língua. Os primeiros exemplos ainda possuem uma vantagem adicional: normalmente, preparam você para entender o idioma sendo utilizado dentro da sua área profissional. Será possível conhecer palavras e expressões específicas, que não conheceria no contexto geral.

8. Conecte-se com pessoas

Assim como afirmamos em tópicos anteriores, não há melhor maneira de praticar do que conversando. Mais do que fluência propriamente dita, a conversação lhe dará confiança, deixando você cada vez mais à vontade com a língua.

Aproveite a experiência no exterior para se conectar com pessoas de diferentes nações, conhecendo distintos sotaques e assuntos para discutir. Acredite, existem vários intercambistas dispostos a compartilhar suas vivências e fazer uma bacana troca cultural. Nativos receptivos também não faltam em qualquer lugar.

Você pode criar sua rede na sala de aula; puxando assunto com pessoas em eventos (como aqueles que vimos ali em cima); ou em grupos online de locais que você frequenta (principalmente a instituição onde estuda).

Com essas estratégias para melhorar sua proficiência, o intercâmbio se torna sinônimo de diferencial. Imagine voltar com a certeza de que construiu aprendizados para a vida toda e que conseguem ser aplicados em tantas esferas. Desejamos sucesso, boa viagem!

Se gostou do artigo, acompanhe as redes do Global Hub e continue recebendo as melhores dicas para sua experiência internacional:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...