Afinal, como lidar com o choque cultural no intercâmbio?

Falar sobre os resultados positivos de uma experiência internacional é uma constante. Cada vez mais estudantes são atraídos pelos benefícios da vivência, que são incontestáveis em matéria de crescimento. No entanto, para uma viagem realista e ainda mais proveitosa, também precisamos estar conscientes de seus desafios. É quando surge a questão: como lidar com o choque cultural no intercâmbio?

Lidar com as diferenças culturais será uma realidade, independentemente do país escolhido por você. Alguns deles, inclusive, trazem essa questão com maior intensidade do que outros. Por isso é importante não ignorar tal fato e adotar alguns comportamentos compatíveis com a situação.

Neste artigo, entenda como algumas medidas podem facilitar o processo de adaptação a um cenário tão novo. Confira!

Como lidar com o choque cultural no intercâmbio

Hábitos, tradições, gastronomia, olhar diante do mundo, criação de vínculos: cada um destes itens — e vários outros — podem mudar de acordo com a cultura de um lugar. Os elementos culturais são capazes de fortalecer a identidade de uma nação e possuem relação estreita com sua história ao longo dos tempos.

Dependendo da região escolhida para intercâmbio e da própria mentalidade do estudante, é possível que tais diferenças pesem, principalmente no início da estadia em solo estrangeiro. A boa notícia, no entanto, é que há ações capazes de suavizar essa fase de adaptação, tornando o momento mais interessante e acolhedor.

Algumas sugestões bem-vindas:

Pesquise sobre o destino com antecedência

No mundo tecnológico e cheio de informação em que vivemos, você consegue começar sua viagem antes mesmo do embarque.

Utilize a internet a seu favor e explore conteúdos sobre o destino de interesse. Vídeos, podcasts, blogs, portais… Todos estes recursos oferecem uma série de novos conhecimentos, fazendo com que se familiarize com determinados elementos do local. Assim, aquele primeiro impacto se torna menos “assustador”, sabe?

Buscar filmes, séries e livros também ajudam a ter uma visão geral do ambiente. E que tal buscar contato com pessoas nativas da área ou que já estiveram lá?

Mantenha uma mente flexível

O primeiro passo para entender como lidar com o choque cultural no intercâmbio é ter a noção de que ele vai existir. Portanto, você já está no caminho certo.

Uma vez que tenha esta certeza, procure, então, manter uma mentalidade que vai de acordo com as mudanças. Isso significa estar aberto às transformações, às diferenças. Lembre-se que um dos objetivos da experiência é justamente ampliar seus horizontes (mostrar como o mundo é grande e como a adaptabilidade é uma habilidade valiosa).

Enxergue as novidades com um olhar amplo, evitando determinados julgamentos fechados, baseados apenas na sua própria bagagem de vida. A disposição é algo fundamental e será uma aliada.

Aprenda um novo idioma

É normal que certa proficiência em um idioma estrangeiro seja exigida para que o intercâmbio aconteça. Mas nem sempre a língua em questão é a mesma falada oficialmente no país de destino. Imagine, por exemplo, que você viajará para a Coreia do Sul e lá fará um curso ministrado em inglês. Neste caso, o certificado solicitado, provavelmente, será de língua inglesa.

Se está vivendo algo parecido com a situação acima, procure conhecer ao menos um pouco do idioma de seu destino — mesmo que essa não seja uma exigência da sua instituição. Ele, por si só, é um importante traço cultural do país. Fora que possibilita um contato mais aprofundado com toda a realidade, cotidiano e pessoas locais.

Participe de eventos

Não restrinja sua experiência apenas ao cenário da sala de aula. Faça jus a essa oportunidade única e busque imergir na realidade do lugar. Eventos são uma ótima maneira de fazer isso. Comemorações típicas, peças de teatro, feiras de rua, atividades extracurriculares… Permita-se viver, de fato, o ambiente onde está inserido.

Tornar-se participativo é capaz de ir causando uma sensação de pertencimento bem legal. Para melhorar, pode fazer com que você conheça gente nova e realize uma bacana troca cultural.

Busque ajuda

Está difícil se sentir inserido? Há dias em que a insegurança aumenta e a saudade de casa fica intensa? Não hesite em pedir ajuda. Se você está cursando uma formação em universidade, é normal que na própria instituição haja grupos ou serviço de apoio a estudantes internacionais. Eles podem ser organizados por outros alunos e por profissionais da escola.

Estabelecer conexões, redes de apoio, também é de grande auxílio. E criá-las é mais simples do que você imagina. Não esqueça que existem pessoas passando pela mesma experiência que você e que adorariam compartilhar informações, descobertas e sentimentos.

Veja se encontra grupos online da sua instituição, tente puxar assunto nas aulas, procure um hobby de seu interesse (por exemplo: algum esporte, clube de leitura, aprendizagem de um instrumento musical).

Mantenha laços com suas raízes

Ao longo do texto, conversamos sobre o processo de se adaptar à cultura estrangeira. Entretanto, conservar a sua é igualmente necessário, sabia? Em outras palavras, manter-se em contato com a família e amigos, de vez em quando preparar aquele prato que você adora…

Resguardar os laços lhe transmite mais confiança para que curta sua vivência. Além do mais, é fundamental para uma etapa adicional que surgirá: a volta para o Brasil. A hora de retornar para o país de origem, depois de tantas transformações internas, também é desafiadora. E quando se mantém vinculado ao que é importante para você, o processo se torna mais leve.

E então, se sente mais aliviado ao compreender como lidar com o choque cultural no intercâmbio? Tente colocar as dicas em prática, se jogue sem medo e aproveite tudo de bom que a vivência pode (e certamente vai) lhe trazer. Sucesso!

Se gostou do artigo, siga as redes sociais do Global Hub e fique por dentro de todos os nossos conteúdos sobre estudar no exterior:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...