Progresso e Preconceito: como foi o Talking Business de outubro

O Talking Business de outubro entregou uma edição mais do que especial. Inspiração, motivação e conhecimentos não faltaram em nosso evento sobre igualdade racial nos setores público e privado. Mais do que uma visão profissional do tema, o encontro levantou questões cruciais para a vida — lembrando a importância de se manter sempre atento a respeito de uma pauta tão relevante em nosso país.

A transmissão contou com a presença de três especialistas cujas carreiras impactam toda a sociedade: Lívia Sant’Anna, John Azubuike e Hilda Maria de Paula. A apresentação e mediação das entrevistas, como de costume, foram feitas por Jason Dyett.

Neste artigo, saiba como foi a conversa, assim como os principais assuntos levantados!

Apresentação dos blocos

A primeira parte do programa teve início com a apresentação de Jason, que fez questão de explicar o formato dos blocos e uma breve biografia dos convidados.

O Talking Business apresenta três rodadas de entrevistas com especialistas. No final, temos um bloco adicional de perguntas e respostas, abrindo espaço para o contato entre profissionais e participantes do chat. É nossa mesa redonda.

Lívia Sant’Anna

Lívia Sant’Anna, Promotora de Justiça que já foi considerada uma das 100 pessoas mais influentes do mundo, foi a primeira entrevistada da noite.

Jason começou a conversa perguntando como e por que a profissional escolheu sua carreira. Em que momento decidiu abraçar os desafios de ser uma Promotora de Justiça?

Após as explanações, Lívia deu continuidade, explicando qual é a importância da educação em sua vida e qual é a realidade de acesso à educação de negros em Salvador, na Bahia e no Brasil de forma geral.

Analisando outras apresentações já realizadas por ela, Jason quis entender o que quer dizer quando afirma que “o corpo de uma mulher negra no espaço de poder já é pedagógico”. E como vê o futuro da representatividade negra em espaços de poder.

Logo em seguida, a promotora discorre acerca do caminho para se conseguir o reconhecimento devido. Para fechar, esclarece qual é o impacto da história brasileira na atual situação econômica dos negros — e mostra sua visão de como será o futuro.

John Azubuike

Seguindo o Talking Business de outubro, é hora de receber a contribuição de John Azubuike, que mantém um bem-sucedido caminho profissional e também acadêmico.

John inicia compartilhando os destaques de sua própria história e percurso na carreira. Adiante, responde como conseguiu e consegue aproveitar as oportunidades que aparecem.

Para completar, Dyett questiona se ele já teve algum papel como mentor. John confirma que sim, explicando os contextos em que isso ocorreu.

Hilda Maria de Paula

Hilda Maria de Paula, atual Global Student Ambassador da UNINTER, completa o brilhante time da edição.

Jason já começa a conversa com uma pergunta interessantíssima: qual foi o motivo principal de você ter sido a única mulher negra brasileira aceita na universidade de direito da USP, uma das mais prestigiadas do Brasil, na sua turma nos anos 90?

Hilda contextualiza muito bem a época social e política em que o fato acontece. Em seguida, conta como enfrentou preconceitos durante sua trajetória.

Antes de finalizar o bloco, Jason comenta sobre os novos rumos profissionais da convidada. “Você, hoje, está estudando algo novo. Qual foi o motivo da decisão e qual é o seu sonho para o futuro?”, indaga.

Perguntas e respostas

Chegou o esperado momento de tirar dúvidas com quem entende muito sobre as questões levantadas. O espaço de perguntas e respostas é sempre esclarecedor, pois permite maior interação com o público, tornando o ambiente ainda mais autêntico e esclarecedor.

Olha só algumas dúvidas enviadas pelos participantes e respondidas de forma bem completa:

  • Como podemos ocupar mais espaços? Como podemos nos igualar? Além das cotas, o que mais poderia ser feito?
  • Como gestores, o que podemos fazer para ajudar a diminuir a desigualdade social entre as etnias de nosso país?
  • Quais são os obstáculos e desafios mais comuns à inovação no setor público?

Agora que já entendeu como o Talking Business de outubro trouxe muita informação bacana e, sobretudo, relevante, que tal ver a transmissão? Ainda é possível assistir na íntegra, através do Youtube. Basta acessar o canal do Grupo UNINTER para conferir a transmissão em português ou o canal do Global Hub para transmissão em inglês.

E se gostou do artigo, acompanhe as redes sociais do Global Hub para ficar por dentro das próximas edições:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...