Inteligência artificial na agricultura: como foi o Talking Business de junho

A edição de junho do Talking Business levantou uma discussão capaz de trazer impactos para toda a sociedade: o uso da inteligência artificial na agricultura. Hoje, os avanços tecnológicos também estão presentes no setor agrícola, modificando a forma como enxergamos o trabalho no campo.

Para quem ainda não está familiarizado, o TB é um evento online e gratuito, que conta com a presença de especialistas em temas de grande relevância. A proposta é expandir os horizontes acerca de tendências para o mundo dos negócios.

Neste artigo, confira a cobertura com os principais acontecimentos de nossa transmissão mais recente!

Abertura

Como nas outras edições, a mediação do evento foi realizada por Jason Dyett, que abriu a programação com explicações sobre o formato da conversa.

Inicialmente, três profissionais da área são convidados para uma entrevista sobre suas carreiras e sobre o tema principal abordado. Em seguida, temos uma rodada de perguntas e respostas, aberta com o intuito de tirar as dúvidas do público participante.

A seguir, você vai acompanhar um pouco sobre o que rolou em cada momento:

Entrevista com Kit Barron

O primeiro especialista entrevistado foi Kit Barron. Kit é chefe de ciência e análise de dados na Farmer’s Business Network, uma startup que utiliza a tecnologia para auxiliar agricultores.

No início do bloco, o profissional contou sobre o que faz dentro da empresa e sobre o recente produto desenvolvido por ela, baseado em inteligência artificial. Trata-se de um conselheiro ou assessor agrícola de IA.

Jason Dyett, então, questionou a forma como os dados utilizados pela ferramenta são refinados. E como os clientes estão adotando e utilizando tal produto.

Continuando, outra pergunta feita teve como foco a importância geográfica e regulatória no treinamento de um bot de inteligência artificial. Para completar, Kit vê alguma diferença entre o uso da IA nos Estados Unidos e no Brasil?

Entrevista com Rebecca Willison

Rebecca Willison é gerente de ciência de dados na Farmer’s Business Network e apaixonada pelo uso de dados e tecnologia na agricultura.

Sua participação começou com uma breve explicação sobre sua atuação — assim como o papel que sua formação em estatística teve até esse ponto da carreira. Logo depois, a especialista opinou sobre como a tecnologia funciona dentro do mercado de produtos sustentáveis.

Outras questões esclarecidas por ela foram: como os satélites e as imagens de satélites conseguem identificar as práticas agrícolas? E quais são as diferenças entre empresas de agricultura familiares e grandes produtoras, em especial quanto às tecnologias?

Entrevista com André Luiz Corradini

O professor de Ciências Agrárias da UNINTER, André Luiz Corradini, fechou a incrível seleção de convidados.

A contribuição do professor para a conversa sobre inteligência artificial na agricultura foi valiosa. André já iniciou a entrevista comentando como acompanha as rápidas mudanças da tecnologia e seus impactos na área, especificamente aqui no Brasil.

Seguindo, Jason indagou sobre como ele visualiza a adoção da IA em diferentes regiões do país (e por fazendas de tamanhos diferentes). Ainda sobre inovações, quais são aquelas mais críticas para o sucesso e quais não valem a pena por enquanto? Isso também foi abordado.

Perguntas e respostas

O que não faltou foi espaço para que os participantes da transmissão pudessem deixar dúvidas a serem respondidas. Nesta etapa da programação, convidados e público se encontram em um debate esclarecedor.

Veja algumas questões que surgiram durante a fase de perguntas e respostas:

  • Qual é o perfil do agricultor que está utilizando a inteligência artificial?
  • O Big Data pode ser utilizado para prever pragas?
  • É viável utilizar as tecnologias de IA em pequenos negócios agrícolas? Como lidar com desafios de custos?
  • Quais soluções as ferramentas podem trazer para o produtor rural da região amazônica, que é muito deficitária em termos de financiamento?
  • Existe a possibilidade de incluir dados meteorológicos no produto de IA?

Assim finalizamos mais um evento repleto de insights. Esperamos que as informações sobre inteligência artificial na agricultura tenha lhe oferecido novas perspectivas.

Caso não tenha acompanhado o Talking Business ao vivo, basta acessar nossos canais oficiais no Youtube. Clique aqui para assistir a tudo na íntegra e em português. Clique aqui para acompanhar em inglês.

Se gostou do artigo, acompanhe as redes sociais do Global Hub para receber notícias sobre próximos eventos:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...