Diplomacia: conheça a carreira de diplomata

Já pensou em seguir a carreira de diplomata? Ou, pelo menos, já teve curiosidade sobre esta profissão necessária e histórica?

Em termos bem gerais, a área da diplomacia é aquela responsável pela representação do país a nível mundial. Seus profissionais cuidam da relação que o Brasil mantém com outras nações e com órgãos internacionais. Isso é feito em diferentes âmbitos, desde direitos humanos e educação até meio ambiente e economia.

Indo além, o diplomata também é capaz de oferecer apoio aos brasileiros que vivem no exterior ou que estão em determinado destino estrangeiro em viagem.

Neste artigo, encontre as principais informações sobre a carreira e tire dúvidas. Saiba mais sobre atribuições, salários, habilidades bem-vindas na diplomacia e como ingressar nela. Quem sabe não estamos falando do seu futuro? Confira!

O que faz um diplomata

Assim como vimos ali em cima, um diplomata representa o país mundialmente falando. Tal função envolve uma série de atividades, que passam por negociações, informações, diálogos e representações.

Entre suas atribuições está fazer acordos; trabalhar em prol dos interesses do Brasil no estrangeiro; melhorar a imagem do país; contribuir com a política externa; promover a cultura e atrair interesse no turismo; atrair investimentos; incentivar relações econômicas com nações; entre outras.

Com relação ao apoio de brasileiros no exterior, a função do diplomata é também dar assistência e proteção, através dos consulados e embaixadas.

Habilidades que combinam com a diplomacia

Gostou ou se identificou com as atividades que o diplomata costuma desempenhar? Sempre que falamos sobre uma profissão, é interessante pensar nos tipos de habilidades que têm a ver com ela. Desta forma, fica mais fácil verificar se combina com o seu perfil e se está de acordo com os objetivos que busca para si.

Olha só algumas características que são procuradas nos profissionais de diplomacia e que contribuem para o sucesso na carreira:

  • Interesse por diferentes culturas;
  • Gosto pelo estudo de línguas;
  • Capacidade de negociação;
  • Facilidade de comunicação;
  • Adaptabilidade;
  • Olhar atento;
  • Proatividade;
  • Bom funcionamento sob pressão.

Como se tornar um diplomata

Para se tornar um diplomata, de fato, é preciso ingressar no Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata. Em resumo, trata-se de um concurso público que acontece anualmente desde 1946. A aplicação das provas é feita em todas as capitais estaduais do Brasil e em Brasília.

O concurso envolve três fases ao todo. Na primeira, o candidato realiza uma prova objetiva, de caráter eliminatório. Sendo aprovado, parte para a segunda prova, uma avaliação escrita de língua portuguesa e língua inglesa (eliminatória e classificatória).

A terceira prova também é escrita e aborda as disciplinas de história, geografia, política internacional, economia, direito, língua espanhola e língua francesa.

Após ser classificado, o profissional entra no Curso de Formação de Diplomatas. Os estudos são em tempo integral, remunerados, e têm duração de 3 ou 4 semestres. Depois da conclusão, ele ingressa na carreira como terceiro-secretário. A partir daí, pode ir se desenvolvendo e subindo de cargo.

As classes da carreira são divididas assim:

  • Terceiro-secretário;
  • Segundo-secretário;
  • Primeiro-secretário;
  • Conselheiro;
  • Ministro de segunda classe;
  • Ministro de primeira classe (Embaixador).

Requisitos para se tornar um diplomata

Estar apto para fazer o concurso de diplomata depende de certos requisitos. O principal é ter um diploma de nível superior, independentemente da área. Mas atenção: é imprescindível que o curso seja reconhecido pelo MEC. Caso a graduação tenha sido feita em universidade estrangeira, é necessária a revalidação.

A idade mínima para ingressar na diplomacia é de 18 anos. No mais, as exigências são parecidas com as de outros concursos públicos: ter aptidão física e mental; estar em dia com as obrigações eleitorais e militares; e usufruir dos direitos políticos.

Quanto ganha um diplomata

O salário do diplomata está condicionado à classe a qual ele pertence.

No Brasil, seu salário inicial bruto (ou seja, de terceiro-secretário) está atualmente fixado em pouco mais de 19 mil reais. Conforme a carreira vai avançando, esse valor aumenta. A remuneração bruta de um segundo-secretário, por exemplo, é de aproximadamente 21 mil. Já a de um ministro de primeira classe sobe para 27 mil.

Vale destacar que outros benefícios financeiros são adicionados aos valores, como auxílio-alimentação e adicional de qualificação, quando for o caso.

Profissionais que atuam no exterior recebem o salário de acordo com o custo de vida do país onde estão. São oferecidas, ainda, ajudas que cobrem parte das despesas com mudança e moradia.

Quando conhecemos melhor a carreira de diplomata fica evidente o tamanho de sua importância, não é? Da mesma forma, temos a certeza de que se trata de uma jornada profissional para a vida inteira. Se você se interessou pela área e deseja se aprofundar nas informações, é legal acessar o site do Governo Federal e do Ministério das Relações Exteriores. Desejamos todo o sucesso na caminhada!

Se gostou do artigo, siga as redes sociais do Global Hub e continue por dentro das nossas conversas sobre carreira e educação:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...