Confira as oportunidades internacionais de março

Mais bolsas de estudos e intercâmbio estão chegando neste mês, dando continuidade a um ano repleto de boas chances. As oportunidades internacionais de março são perfeitas para quem deseja dar um up na carreira acadêmica e profissional, adquirindo conhecimentos e habilidades que farão total diferença. Ainda dá tempo de tornar seu 2023 um divisor de águas, viu?

Dessa vez, os diferentes programas contemplam experiências em países da Europa e da América do Norte, principalmente. Várias áreas também têm espaço (de idiomas e campos mais tradicionais até mesmo cursos de formação artística).

Neste artigo, fizemos uma seleção com as melhores ofertas. Fique por dentro de cada uma e aproveite para se planejar!

Mestrado – Reino Unido

Vamos começar com um recado rápido e valioso para mulheres que pretendem realizar o sonho do mestrado internacional. O programa British Council Scholarships for Women está prestes a ingressar em sua terceira edição. A proposta oferece bolsas completas para estudantes que estão dentro das áreas de ciências, engenharias, tecnologias ou matemática.

As vagas são distribuídas entre 19 universidades do Reino Unido, todas responsáveis por uma excelente qualidade de ensino.

Gostou da ideia? Então vale a pena participar de um evento online e gratuito que acontece no dia 16 de março, às 19 horas. Trata-se de um webinar, onde serão divulgados detalhes e dicas sobre o processo seletivo do programa. Para participar, faça inscrição pelo formulário.

Graduação e Pós-Graduação – França

O Campus France está concedendo vagas em diversas instituições de ensino francesas. A possibilidade é aberta para graduação e mestrado. Inclusive, alunos de graduação que já estejam estudando podem utilizar seus créditos para ingressarem no segundo ou terceiro ano da formação no país.

O programa exige que seja realizado um teste de francês após a etapa de inscrição. Fora isso, histórico, currículo e certificado de proficiência no idioma são documentos obrigatórios. Entre a oferta de cursos, também há aqueles ministrados em língua inglesa. Neste caso, a exigência do tipo de conhecimento idiomático muda.

Interessados devem acessar o guia completo do candidato para terem acesso às informações importantes.

Pós-Graduação – Alemanha

Entre as oportunidades internacionais de março também está um ótimo programa desenvolvido pelo Governo da Alemanha. Nele, estudantes de países em desenvolvimento recebem bolsas para cursar mestrado ou doutorado. O valor do auxílio vai até 1200 euros, o que cobre as anuidades da formação. Em alguns casos, outras ajudas de custo podem ser solicitadas e concedidas.

Estão habilitados a participarem da seleção aqueles que tenham, pelo menos, dois anos de experiência profissional em sua área. Alto desempenho acadêmico e interesse por desenvolvimento sustentável e social são mais fatores que pesam durante a avaliação.

Completando, é preciso ter certificado de proficiência em alemão ou em inglês, dependendo do curso que fará. No caso do alemão, a exigência mínima é do nível B1 (pois serão realizadas aulas do idioma durante a experiência). Veja aqui a lista completa de vagas e prazos.

Curso de menor duração – Itália

Você tem descendência italiana? A Universidade de Udine está promovendo uma experiência de quase um mês na Itália com todas as despesas pagas, incluindo passagem aérea e hospedagem. A chance é para descentes de imigrantes originários da Região Friuli Venezia Giulia. Lá, os selecionados poderão acessar um curso sobre cultura de empresas e empreendedorismo.

Os requisitos para participar são: ter curso superior completo, bons conhecimentos do idioma italiano e idade inferior a 35 anos. As inscrições são aceitas até o dia 5 de março e a lista de selecionados sai logo depois, no dia 10 de março.

Saiba mais informações.

Graduação e Pós-Graduação – Mundo

O programa Líderes Estudar é um projeto criado pela Fundação Estudar, que concede bolsas de até 90% para estudantes brasileiros. Através delas, é possível acessar algumas das melhores instituições do mundo, como Harvard, MIT e Stanford. Incrível, né?

A 32° edição do programa está aberta e aceitando inscrições. Se deseja concorrer ao auxílio financeiro, é importante que esteja cursando, matriculado ou em processo de aceitação em uma universidade brasileira ou estrangeira. É fundamental, ainda, ter até 34 anos de idade.

O processo seletivo ocorre em etapas, passando por preenchimento de formulário online, possíveis entrevistas e painéis. Como critério de avaliação, a qualidade acadêmica se sobressai. Para não perder o prazo, atenção: inscreva-se até 14 de abril.

Estudos Artísticos – Mundo

Olha que legal: uma fundação canadense está apoiando e financiando o desenvolvimento de jovens artistas ao redor do mundo. O incentivo é proposto com bolsas, que podem ser utilizadas em qualquer lugar e em diferentes níveis de formação (graduação, pós ou programas de diploma).

A possibilidade de candidatura está aberta para quem está iniciando sua carreira e tem entre 18 e 41 anos. Podem participar aqueles que estão nas áreas de pintura, escultura, desenho e gravura. Os cursos abrangidos são os de artes plásticas ou artes de estúdio.

Entre os documentos solicitados para a inscrição estão portfólio, histórico escolar e carta de referência. Neste momento, também é necessário explicar seus planos e como pretende utilizar o valor do subsídio. A aplicação ficará aberta o ano inteiro, então não há um período máximo para envio. Saiba mais.

Estudos em francês – Canadá

A Universidade de Ottawa é outra instituição canadense capaz de proporcionar uma alternativa que merece atenção. Considerada a maior universidade bilíngue do mundo, ela busca encorajar e difundir o aprendizado do francês. Por isso, oferece boas facilidades para quem deseja cursar suas formações ministradas na língua.

Se você tem interesse, saiba que o valor de alguns cursos em francês podem cair para menos da metade do valor normal. O mesmo acontece para currículos em inglês, mas que incluem um programa de imersão específico em língua francesa.

Os candidatos conseguem conferir uma tabela completa de cursos e valores. Na hora de se candidatar a uma vaga, basta participar do processe normal de admissão na universidade. Caso os critérios sejam atendidos, será concedida automaticamente a bolsa em questão.

O que não faltam são opções em meio às oportunidades internacionais de março. E aproveitar alguma delas é um tipo de decisão que não há como gerar arrependimento. Passar por um processo seletivo internacional já uma baita maneira de adquirir experiência e conhecimento no assunto, tornando-o mais familiar para você. Ser aprovado, por sua vez, é dar início a uma vivência absolutamente transformadora. Boa sorte e sucesso!

Gostou da nossa lista? Então acompanhe as redes sociais do Global Hub e continue por dentro das mais recentes chances de intercâmbio:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...