Descubra quais são as melhores universidades do mundo em 2023

Quais são as melhores universidades do mundo em 2023? Já é possível saber.

Todo ano, grandes avaliadores publicam um ranking informando quais instituições mais se destacam a nível global. A pesquisa leva em conta uma série de fatores, desde corpo docente até estrutura organizacional e número de publicações realizadas. Tudo para garantir que o estudo seja realmente um bom parâmetro de comparação, assim como de informação.

E para que serve o resultado? Bom, principalmente para auxiliar aqueles que sonham em ingressar numa formação de referência. E é por isso também que decidimos trazê-lo aqui, claro.

Neste artigo, você vai saber quais são as atuais universidades que brilham quando o assunto é prestígio. Elas são capazes de oferecer uma aprendizagem teórica e prática sem tamanho, além de ser um diferencial em qualquer currículo. Confira e inspire-se!

Melhores universidades do mundo em 2023, segundo o QS Ranking

Entre os veículos que avaliam a atuação de universidades, dois deles costumam ser unanimidades ao pensarmos em fontes confiáveis. Estamos falando do QS World e do Times Higher Education.

Para o ranking do QS, mais de mil instituições são estudadas, nos mais diversos países. Na hora de olhar para os desempenhos, são considerados reputação acadêmica, reputação com empregadores e até mesmo número de professores e de alunos internacionais.

Sabendo de tudo isso, veja quem faz parte do mais recente top 10 divulgado pela pesquisa:

  • 1° lugar – Massachusetts Institute of Technology (MIT);
  • 2° lugar – University of Cambridge;
  • 3° lugar – Stanford University;
  • 4° lugar – University of Oxford;
  • 5° lugar – Harvard University;
  • 6° lugar – California Institute of Technology (Caltech) e Imperial College London;
  • 8° lugar – University College London (UCL);
  • 9° lugar – ETH Zurich;
  • 10° lugar – University of Chicago.

Observações:

O topo do ranking trouxe uma pequena mudança: em 2022, a dona da segunda colocação era a Universidade de Oxford. Agora, esse posto pertence a Cambridge. Quanto ao primeiro lugar, não houve alterações. O MIT, inclusive, mantém há anos seus excelentes resultados.

Como podemos notar, Estados Unidos e Europa sediam 100% das instituições mais bem avaliadas. Isso não significa, entretanto, que não haja destaques em outras localidades. Na América Latina, por exemplo, a universidade melhor cotada é a UBA (Universidad de Buenos Aires). A USP ainda aparece como a melhor do Brasil e como a 115° melhor do mundo.

Na Ásia, o posto de melhor instituição é da National University of Singapore, que está em 11° lugar no ranking geral. Na África, por sua vez, temos a University of Cape Town na posição de número 237. Finalizando o giro pelos continentes, a Australian National University lidera na Oceania.

Melhores universidades do mundo em 2023, segundo o Times Higher Education

Relativamente semelhante ao QS World Ranking, a Times Higher Education avaliou milhares de instituições antes de elencar as melhores universidades do mundo em 2023. Por aqui, a pesquisa engloba cerca de 10 aspectos, em 5 áreas específicas: ensino, pesquisa, transferência de conhecimento, perspectiva internacional e citações. Bem completa, não?

Com relação ao top 10, em si, dá para perceber que ambas as avaliações apresentam praticamente os mesmos nomes. Salvo exceções, o que muda é apenas a posição em que aparecem. Olha só:

  • 1° lugar – University of Oxford;
  • 2° lugar – Harvard University;
  • 3° lugar – University of Cambridge;
  • 4° lugar – Stanford University;
  • 5° lugar – Massachusetts Institute of Technology (MIT);
  • 6° lugar – California Institute of Technology (Caltech);
  • 7° lugar – Princeton University;
  • 8° lugar – University of California, Berkeley;
  • 9° lugar – Yale University;
  • 10° lugar – Imperial College London.

Observações:

As novidades ficam por conta de Yale, Princeton e Berkeley. Já a ETH Zurich e a Universidade de Chicago vão para a posição 11 e 13, respectivamente.

Entre as brasileiras, a melhor ranqueada continua sendo a USP, seguida pela Universidade de Campinas. A chilena Pontificia Universidad Católica de Chile também é uma das latinas mais bem classificadas.

Em uma abordagem ampla, conseguimos perceber que o THE mantém uma relação de instituições bastante concentrada no Reino Unido e EUA. Apesar desta ser uma característica também do QS, ainda assim o ranking anterior apresenta maior diversidade. Talvez esta seja a principal diferença entre os dois institutos.

O que não muda é o fato de que ambos são uma poderosa ferramenta no universo da educação, assim como as melhores universidades do mundo em 2023. E você, já se imaginou fazendo parte de alguma delas? Aqui no blog, preparamos um especial com detalhes sobre as instituições que encabeçam as listas ali de cima. Saiba tudo sobre o incrível MIT e a clássica Oxford.

E se gostou do artigo, acompanhe as redes sociais do Global Hub para continuar conectado conosco:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...