Especial MIT: saiba tudo sobre a melhor universidade de tecnologia

É difícil encontrar alguém que nunca tenha se admirado com alguma notícia envolvendo o Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Isso porque ele parece se destacar ano após ano, mantendo um altíssimo padrão de ensino e pesquisas. Para ter uma ideia, estamos falando de uma educação superior que se consolida como a melhor do mundo há mais de 10 anos, segundo um dos principais avaliadores de qualidade universitária – o QS World.

Falar do MIT é falar de trajetórias acadêmicas e profissionais bem-sucedidas. Além de manter um quadro docente para ninguém colocar defeito, o lugar é conhecido por formar nomes que são referências absolutas em suas áreas de atuação. Para confirmar esse fato, basta olhar para suas dezenas de vencedores do Prêmio Nobel e Turing.

Neste artigo, você vai conhecer melhor essa preciosidade das ciências, engenharia e tecnologia. Saiba mais sobre a localização da universidade, os cursos oferecidos ali, valor de mensalidades, entre outras curiosidades. Confira!

Onde fica o MIT

O Massachusetts Institute of Technology é um centro de estudos norte-americano localizado em Massachusetts, mais precisamente na cidade de Cambridge. O local é um verdadeiro polo universitário, já que lá também estão outros espaços de ensino muito famosos (como a Universidade de Harvard, por exemplo).

Além da atmosfera estudantil, Cambridge proporciona uma mistura interessante de modernidade e tradição. O reduto atrai turistas do mundo inteiro, que buscam visitar não apenas suas instituições como também suas opções gastronômicas.

Foto: Jason Dyett

Estrutura

Completa é uma boa palavra para definir a estrutura do MIT. Ultrapassando as salas de aula e laboratórios, o instituto ainda é dono de residências estudantis, vastas bibliotecas, jardins e peças artísticas.

18 prédios da universidade são só de dormitórios, responsáveis por receber boa parte dos alunos internacionais que lá estudam. Caso a pessoa prefira se hospedar fora da instituição, o serviço de alojamento também é capaz de fornecer auxílio na busca por um quarto ou apartamento.

Cursos oferecidos

Quando falamos sobre a estrutura curricular do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, é legal entender que ela se divide em 6 diferentes escolas. E que todas alcançam tanto os níveis de formação em graduação quanto pós-graduação.

As escolas são:

  • Escola de Ciências;
  • Escola de Engenharia;
  • Escola de Arquitetura e Urbanismo;
  • Escola de Gestão;
  • Escola de Humanidades, Artes e Ciências Sociais;
  • Escola de Ciências da Saúde e Tecnologia.

Na graduação, cerca de 40 cursos são disponibilizados levando em consideração os campos acima. As possibilidades vão de Engenharia Civil e Ambiental a Artes Teatrais, passando por Astronáutica e Biologia.

É importante ressaltar que, apesar de a universidade ser mundialmente popular pelos setores de tecnologia e ciências, ela não se limita. Sua área de humanidades é igualmente capaz de fornecer uma ótima educação.

Média de preços

Estudar no MIT é, sem dúvidas, um investimento de sucesso voltado para a vida inteira. Lá o estudante tem contato não só com o excelente ensino, mas também com uma rede de conexões valiosa. O custo da experiência, no entanto, não é dos mais baratos.

O valor exato varia conforme alguns fatores, como curso pretendido e grau de formação. No entanto, para ter uma noção, podemos considerar uma média de 80 mil dólares por ano. Vale citar que dentro do valor já estão incluídos praticamente todos os itens fundamentais para o período de estudos, ou seja, despesas acadêmicas, acomodação, alimentação e gastos com materiais didáticos.

Agora, quer uma boa notícia? A maioria dos alunos do instituto não chega a pagar o preço total da formação. Na verdade, muitas vezes o custo cai para menos da metade (ou chega a ser coberto por bolsas integrais). O motivo nós veremos logo ali embaixo, na parte em que falamos sobre bolsas de estudo.

Bolsas de estudo

Sabia que quase 90% dos estudantes do MIT recebem algum tipo de auxílio financeiro para estudar na universidade?

A estatística se deve ao processo seletivo adotado pela instituição. Ali, cada aplicação é avaliada em um sistema need blind. Isso significa que as candidaturas são consideradas baseadas apenas no potencial acadêmico dos futuros alunos, sem levar em conta se eles possuem recursos financeiros para arcar com as despesas do curso. Caso sejam aceitos e não possuam, recebem o benefício.

Resumindo: a política de bolsas do Massachusetts Institute of Technology, de forma geral, é baseada em necessidade financeira e não em mérito.

Curiosidades

Fundado em 1861, o MIT guarda uma longa história de conquistas. Várias delas se tornaram, inclusive, curiosidades bacanas de conhecer. Até porque mostram certas nuances da universidade e a razão de possuir o impacto que tem hoje.

A seguir, descubra algumas:

Ex-alunos notáveis

A lista de ex-alunos notáveis é imensa quando se trata do MIT. Não são poucos os profissionais que se formaram ali e, de alguma forma, marcaram o mundo com suas carreiras. Um deles é Buzz Aldrin, astronauta que participou da missão Apollo 11 e que foi o segundo ser humano a pisar na lua.

Ben Bernanke (presidente do Banco Central dos Estados Unidos) e Jonah Peretti (co-fundador do BuzzFeed e do The Huffington Post) também encabeçam a relação.

Posição nos rankings

Assim como comentamos na introdução, o MIT é figurinha carimbada no topo dos principais rankings universitários globais. E isso acontece todo ano, viu? No QS World International Ranking, o instituto se mantém como primeiro colocado há mais de uma década.

Na avaliação da Times Higher Education, possui a 5° melhor educação superior do mundo, empatando com a Universidade de Cambridge.

Pioneiro nos jogos eletrônicos

Foi no Instituto de Tecnologia de Massachusetts que surgiu o primeiro jogo de computador da história. O Spacewar foi desenvolvido em 1961, por um grupo de estudantes. Na década de 70, se popularizou e foi responsável pelo primeiro campeonato de videogames.

Marco feminino

O MIT também está marcado na trajetória de conquistas femininas. Em 1870, a instituição concedeu o primeiro diploma em ciências, tecnologia, engenharia e matemática para uma mulher. O título foi dado a norte-americana Ellen Richards.

Observar os caminhos que o MIT traçou proporciona uma inspiração sem tamanho. Com certeza, todo o prestígio carregado por ele é justificado. E você, já se imaginou pelos corredores da universidade?

Se gostou do artigo, acompanhe as redes sociais do Global Hub e continue por dentro dos melhores ensinos do mundo:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...