Oportunidade internacional: novas bolsas e eventos para enriquecer o currículo

Todo mês fazemos questão de destacar as principais oportunidades internacionais de intercâmbio e eventos. Afinal, um tipo de experiência assim só traz vantagens, fazendo seu currículo se tornar ainda mais poderoso. E já adiantamos que em junho as possibilidades estão convidativas.

Independentemente da formação ou área, na certa alguma oferta pode ter muito a ver com você. São dezenas de vagas para vivências em diversos lugares: países da Europa, Japão, Estados Unidos e Austrália. Em matéria de flexibilidade, as notícias também são boas. Existe até evento online e gratuito!

Abaixo, listamos as melhores e mais atuais chances de internacionalização ao redor do mundo. Vamos a elas?

YEA! Global Summit – Evento virtual

Nada melhor do que começar com uma sugestão flexível, disponível até mesmo para quem não pode realizar uma viagem agora. A ONU, em parceria com a Aliança Pela Liderança em Sustentabilidade na Educação e com a Universidade de Tongji, está promovendo uma Cúpula Global Virtual.

O evento visa reunir a comunidade de ensino superior para discutir iniciativas de apoio a ação climática dentro das universidades. Quem pode participar? Todos que estão inseridos dentro desta realidade educacional, desde estudantes de graduação até funcionários e professores.

O encontro acontece no dia 5 de julho e inscrições são aceitas até o dia 28 de junho. Além de online, ele também é gratuito, então aproveite!

Cursos de Programação – Virtual

Lá vamos nós para mais algumas opções de aperfeiçoamento online e gratuito. Dessa vez a dica é para quem deseja aumentar os conhecimentos em programação, atividade valiosa para o presente e futuro na tecnologia.

Você sabia que na internet existem materiais bem completinhos no assunto? Há instituições e plataformas de alcance mundial que disponibilizam horas e horas de conteúdo dedicado a computação/codificação. Existem, inclusive, cursos de universidades prestigiadas, como MIT (Massachusetts Insitute of Technology).

O site ITPro possui uma lista com as melhores oportunidades dentro deste contexto. Vale a pena conhecer.

Cursos Profissionalizantes – Japão

Que tal passar 3 anos aprendendo no Japão? As bolsas MEXT estão oferecendo chances nas áreas de Tecnologia; Educação e Bem-Estar; Moda e Economia Doméstica; Nutrição e Cuidados Pessoais; Administração; e Cultura e Educação Geral.

O processo funciona assim: o aluno passa o primeiro ano estudando língua japonesa e disciplinas introdutórias. Após, segue para dois anos de curso profissionalizante.

Para concorrer ao benefício, é necessário ter completado o Ensino Médio (ou estar em vias de completar) e ter nascido depois de 2 de abril de 1998. Um bom histórico também é fundamental, assim como conhecimentos básicos de japonês.

As inscrições vão até o dia 24 de junho.

Bolsa de Estudo Nikkei – Japão

O Nikkei Scholarship é um projeto que objetiva oferecer oportunidade internacional para jovens descendentes de japoneses. As bolsas desenvolvidas pela organização são super abrangentes, cobrindo despesas acadêmicas no Japão, passagem de ida e volta e subsídio para gastos gerais.

Atualmente, estão abertas inscrições para 5 vagas de estudo no país asiático. Além de educação, a experiência também promove uma série de atividades de caráter social e profissional, como participação em eventos, atuação em voluntariado, entre outras.

Estão aptos para candidatura aqueles nikkeis que tenham de 18 a 35 anos. O processo seletivo contempla duas fases: análise de documentação e entrevista (presencial ou online). O resultado final é divulgado no mês de outubro.

O período de inscrição, por sua vez, vai até 31 de julho.

Bolsas do Governo Italiano – Itália

Buscando cooperação entre os povos e disseminação da cultura italiana, o governo da Itália está concedendo bolsas em diferentes níveis e tipos de formação. As oportunidades incluem cursos de mestrado; pós-doutorado; formação artística e musical; estudo de projetos com supervisão; e cursos avançados de italiano.

Os interessados devem se atentar para o limite de idade definida em cada um dos programas. Completando, é importante verificar também o nível de proficiência idiomática exigida. Para cursos ministrados em italiano é necessário ter ao menos o nível B2 de compreensão (baseado no Quadro Europeu Comum de Referência). Cursos ministrados em inglês pedem o nível B2 na língua inglesa.

Ficou de olho em uma vaga? Então a dica é correr para a inscrição, pois ela só vai até o dia 9 de junho.

Universidade de Nova Gales do Sul – Austrália

A UNSW, localizada em Sydney, está com oportunidades abertas para bolsas de graduação e pós-graduação. A oferta varia com relação ao valor de cobertura do benefício, indo de bolsas parciais a integrais.

Como critério de seleção, são levados em conta mérito acadêmico, habilidades de liderança, participação em atividades extracurriculares e suas razões para desejar estudar na instituição.

O processo de candidatura acontece de forma online, tendo inscrições abertas até o dia 31 de julho. Entre os documentos exigidos no processo estão: diploma e histórico; cartas de recomendação; e certificados ou prêmios, quando for o caso.

Universidade de Sydney – Austrália

Quem busca por um bom programa de pós-graduação encontra na Universidade de Sydney um baita potencial. Como se não bastasse ser uma das melhores universidades da Austrália, a instituição ainda contempla alunos estrangeiros com uma bolsa completa.

Interessados em mestrado, doutorado ou PhD podem concorrer a subsídios que cobrem despesas acadêmicas, acomodação, passagens de ida e volta, seguro-saúde e gastos pessoais. Para concorrer, diploma, cartas de recomendação, proposta de pesquisa (ou currículo) e proficiência em inglês são exigências.

A universidade também oferece bolsas para alunos de graduação, ainda que elas tenham subsídios menores. O programa alcança diferentes escolas e áreas de ensino.

Universidade de La Verne – Estados Unidos

Chegou a vez dos cursos de curta duração. É isso que está procurando? Então vale a pena dar uma olhada nas alternativas da Universidade de La Verne — instituição situada na California (a 50 minutos de Los Angeles) e considerada uma America’s Top College pela Forbes.

O lugar oferece bolsas de 50% em cursos que duram 3 semanas. Eles são divididos em dois grupos: cursos graduate, voltados para estudantes de graduação ou recém-formados; e cursos advanced, para pós-graduados e profissionais com mais experiência.

Além da qualidade de ensino inquestionável, outro ponto positivo da ULV é seu foco em atividades práticas. Durante a experiência, os alunos conseguem, por exemplo, visitar empresas de referência, conversando com executivos de atuação global.

Para concorrer a uma bolsa parcial, é importante se inscrever no site, inserindo na candidatura o cupom ULV-05-50.

Bolsas de pós-graduação – Alemanha

O programa German Chacellor Fellowship é perfeito para quem busca dar continuidade à formação. Hoje a oportunidade disponibiliza cerca de 10 bolsas de estudo integrais para brasileiros. Com elas é possível receber auxílio financeiro mensal de até 2600 euros; curso de alemão prévio; suporte individual durante sua estadia na Alemanha; e muito mais.

A iniciativa procura estudantes e profissionais que tenham habilidades de liderança. Também é fundamental que atuem no setor de política, negócios, mídia, administração, cultura ou sociedade. A fluência em inglês ou alemão é outro requisito.

Com o patrocínio, o bolsista poderá passar um ano na Alemanha desenvolvendo um projeto pessoal de relevância e impacto social. Na página oficial do projeto dá para entender todos os detalhes sobre a candidatura, cujo prazo vai até 15 de outubro.

Bolsas para Mestrado e Doutorado – Rússia

A Skoltech está com inscrições abertas para bolsas integrais de Mestrado em Ciências e Doutorado. Completinhas, elas cobrem mensalidades, seguro médico e ainda fornecem subsídios para demais despesas. Na instituição, as aulas são ministradas em inglês, por isso a proficiência no idioma é uma exigência. No ato da inscrição também são pedidas cartas de recomendação e motivação.

Não faltam pontos fortes na universidade russa. Um deles é seu amplo corpo docente, composto por professores de várias partes do mundo. Visitas a outras universidades internacionais de ponta é mais uma realidade por ali.

Prazo para se candidatar a uma vaga: até 10 de junho, para inscrições no mestrado, e até 31 de julho, para inscrições no doutorado.

Bolsa Dinamarquesa de Sustentabilidade

Está cursando um mestrado ou em vias de começar um? A plataforma de aprendizado Finduddannelse.dk está oferecendo uma bolsa que ajuda a cobrir as mensalidades da sua formação. Como critério de seleção, a organização busca estudantes com olhar sustentável e mentalidade global, interessados em tornar o mundo um lugar melhor em termos ambientais.

Para concorrer é fundamental já ter sido aceito ou estar inscrito em um programa de mestrado. Ao preencher o formulário de inscrição online, uma redação será exigida. E vale lembrar que ela precisa estar escrita em inglês ou dinamarquês.

O prazo de aplicação vai até 22 de setembro.

E aí, alguma das oportunidades internacionais se enquadra no seu perfil e nos seus planos? Então a dica é já ir dando início aos trâmites de candidatura. Clique nos links que estão ao longo do texto para acessar as informações completas sobre cada chance. Caso haja alguma dúvida, não hesite em entrar em contato com os canais oficiais da universidade/iniciativa em questão. Desejamos sucesso!

Se gostou do artigo, conecte-se conosco através das redes sociais e continue ligado nas melhores possibilidades de internacionalização:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...