O que fazer em Paris: 7 dicas para incluir no roteiro

Ah, a Cidade Luz… É difícil encontrar quem não se encante com a possibilidade de desbravar este destino. Culinária marcante, pontos turísticos grandiosos, e uma aura de constante romantismo e charme: estão aí algumas características. E o que dizer dos museus recheados de história e arte mundiais? Ou seja, na hora de escolher o que fazer em Paris, atrativos nunca faltam.

Se você pretende visitar ou fazer um intercâmbio na França, saiba que organizar o roteiro parisiense será uma atividade deliciosa. Principalmente se essa for sua primeira ida ao lugar e se quiser escolhas acertadas, capazes de otimizar a viagem.

Neste artigo, nós reunimos 7 sugestões de atividades para que possa aproveitar o que de melhor a cidade tem a oferecer. Confira e inspire-se!

1. Conhecer a Torre Eiffel

A Torre Eiffel é uma daquelas atrações “obrigatórias” e existem motivos para isso. Símbolo maior de Paris, ficar diante dela é como se dar conta de que você está de verdade ali, conectado com o presente. E o melhor é que há diversas formas de estabelecer esse encontro, tudo depende de suas preferências.

O atrativo é aberto para visitação e permite que turistas subam até o topo da construção. Se não quiser perder a oportunidade, a dica principal é garantir o ingresso com antecedência, para evitar filas longas. Dar uma atenção especial para o segundo andar da torre também vale a pena, a vista de lá é uma das favoritas de muita gente.

Você pode, ainda, acompanhar o acender de luzes da Torre Eiffel. O acontecimento ocorre em diferentes horários, dependendo da estação do ano (mais cedo no inverno e mais tarde no verão, por exemplo). Para não ter erro, procure chegar quando estiver anoitecendo.

2. Perder a hora no Museu do Louvre (e em outros museus)

Você sabia que existem mais de 100 museus espalhados por Paris? Eles se diferenciam em assuntos (há museus de história, moda, design e tantos outros temas), mas se assemelham em qualidade. E, dentro deste vasto universo, como não destacar um dos maiores cartões-postais da cidade?

O Museu do Louvre possui acervo de mais de 30 mil peças e cerca de 400 salas de exposição. Isso sem falar na sua área externa, admirada pela arquitetura. Toda essa imensidão de conteúdo faz qualquer visitante esquecer das horas por ali.

No Louvre, é possível observar desde elementos do Egito Antigo até pinturas dos principais nomes da arte. Provavelmente você já sabe disso, mas vale lembrar que o museu é responsável por abrigar a Mona Lisa, de Da Vinci.

Para explorar este clássico do turismo, reserve, no mínimo, meio dia ou um dia inteiro. Acredite, ainda assim você só terá tempo de ver uma parcela do espaço. Se quiser um melhor aproveitamento da experiência, indo direto aos pontos que lhe interessam, procure entrar no site do museu antes do passeio ou contratar um tour guiado.

E aqui cabe a mesma sugestão da Torre Eiffel, tá bom? Sempre adquira o ingresso com antecedência. Às quartas e sextas-feiras, o Louvre fecha mais tarde – às 21:45. É uma boa ideia reservar essas horinhas adicionais para tentar ver o lugar menos cheio.

A seguir, outras opções de museus em Paris:

  • Museu Orsay – Lindo e perto do Louvre, expõe obras de Monet, Renoir, Van Gogh, entre outros;
  • Museu Picasso – Reúne a obra completa do artista, mantendo mais de 5 mil itens no acervo;
  • Museu Nacional de História Natural – Fundado durante a Revolução Francesa, é um verdadeiro complexo com diferentes sedes pela região. Ecologia, Paleontologia e Geologia são algumas áreas abordadas, sempre com o uso de elementos interativos.

3. Fazer um passeio pelo Rio Sena

Independentemente se está viajando sozinho ou acompanhado, o passeio de barco pelo Rio Sena é mais uma pérola incluída na lista de o que fazer em Paris. O diferencial da atração é que ela permite que você desbrave a cidade por um novo ponto de vista, em um ângulo único.

Geralmente, o passeio tradicional dura pouco mais de 1 hora e passa perto de grandes pontos turísticos, como Torre Eiffel, Catedral de Notre-Dame e Louvre. A atração é relaxante em qualquer época do ano, mas na primavera e no verão ganha contornos especiais (por causa do clima agradável).

As agências que oferecem este tipo de atividade são variadas. Uma das mais procuradas, no entanto, é a empresa Bateaux Mouches. Sobre o tipo de serviço, eles vão do mais simples até o mais completo, com direito a almoço ou jantar no barco.

4. Explorar Montmartre

Montmartre é um bairro bucólico, boêmio e apaixonante. Cada rua deste pedaço de Paris parece respirar arte, nos remetendo a outros tempos ou a aspectos familiares da cultura universal. Isso porque já foi cenário de filmes, pinturas, livros e mais. Para ter uma ideia, Salvador Dalí, Van Gogh e Picasso foram personalidades que já moraram na região.

Tirar um tempo para explorar Montmartre com calma é sempre indicado. Durante as andanças, atrações turísticas estão garantidas. Como a Basílica de Sacre Coeur; o icônico cabaré Moulin Rouge; o Café des deux Moulins (eternizado no filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain); e o Muro do Eu Te Amo (um muro onde a frase “eu te amo” está escrita em mais de 300 idiomas).

E não pense que sairá de lá sem alguns achados menos conhecidos, mas igualmente interessantes. Restaurantes, bistrôs, praças, lojinhas e galerias abrem caminho para surpresas super autênticas.

5. Observar a grandiosidade de Versalhes

Imponência é uma palavra que define bem o Palácio de Versalhes. Marca do poder da realeza francesa, a imensa propriedade conta com mais de 2 mil cômodos em seu interior. A parte externa, lar dos jardins de Versalhes, segue impressionando. Ela tem 43 quilômetros de corredores, por onde se avistam fontes, estátuas e muita beleza.

Apesar de não ficar propriamente em Paris, Versalhes está a apenas 22 km de distância da capital. É fácil ir até lá de trem, táxi, uber, ou através de agências de turismo. Por receber milhares de turistas diariamente, o ideal é chegar o mais cedo possível, evitando o grande fluxo de pessoas. Adquirir o ingresso antecipado também é fundamental, assim você não perde tempo na fila.

6. Aproveitar as delícias gastronômicas

Através do paladar também dá para entender muito sobre a identidade de um país. Na França, então, este é um fato ainda mais intensificado. A culinária francesa é amplamente conhecida por seus ingredientes e pratos cuidadosos. Uma vez em Paris, é impossível resistir às possibilidades gastronômicas que se apresentam em cada esquina.

Não importa a hora ou refeição do dia, sempre haverá um quitute a ser saboreado. Por exemplo: café da manhã ou lanche da tarde são oportunidades de provar uma baguete quentinha com manteiga, um croissant que derrete na boca, um chocolate quente cremoso, ou os populares crepes de Nutella. Para completar o leque de possibilidades, não podemos esquecer, é claro, dos queijos franceses.

Almoço e jantar pedem refeições cujo carro chefe pode ser ostra, escargot ou pato. Bife com batatas fritas também é uma alternativa, assim como o steak tartare. Os doces e sobremesas, por sua vez, dispensam comentários. Creme brûlé, éclair e macarrons são só algumas opções que você não pode deixar de fora da degustação.

Ainda na linha de experiência gastronômica, em Paris é possível ter aulas curtas de culinária durante sua viagem. Sem dúvidas, uma boa chance de levar consigo um pouco dos sabores franceses.

7. Caminhar sem pressa e sem roteiro

Existe um verbo, de origem francesa, que não poderia ter surgido em outro lugar: flanar. Segundo o dicionário, flanar significa “andar ociosamente, sem rumo nem sentido certo; perambular”. O conceito traduz bastante a atmosfera de Paris. Tirar um dia ou momento para simplesmente caminhar pela capital, sem um destino como meta de chegada, é uma decisão que não traz arrependimento.

As ruas parisienses, com sua arquitetura e comércio, merecem ser vistas com atenção. Que tal observar os restaurantes e cafés que ficam nas calçadas e escolher sentar em um deles de forma espontânea, apenas porque gostou do estilo? Que tal passear pelas praças, admirando o trabalho dos artistas locais? E o que acha de sentar para descansar um pouco enquanto acompanha o cotidiano dos turistas e moradores?

Estamos falando de uma atividade prazerosa, barata e que, com certeza, ficará na lembrança.

Definir o que fazer em Paris é uma questão de combinar seus gostos pessoais com aquelas atividades tão típicas e sonhadas. A melhor parte de conhecer a cidade é descobrir que, apesar de tão famosa, ainda é capaz de revelar encantos surpreendentes. Que você faça uma ótima viagem!

Gostou do artigo? Então siga o Global Hub nas redes sociais e continue conectado conosco:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...