Conheça 5 blogs de intercâmbio para se inspirar

Viver uma experiência internacional é o sonho de muita gente. Além de ser algo transformador e que causa um crescimento pessoal forte, a possibilidade de trabalhar ou estudar no exterior também agrega valor profissional. Mas como começar a dar os primeiros passos na direção desse objetivo? Como fazer a ideia ir tomando forma? É para inspirar e informar que existem os blogs de intercâmbio.

Os conteúdos em formato de artigos na internet já são grandes conhecidos. Democráticos, oferecem respostas úteis e rápidas para várias dúvidas que passeiam por nossa mente. Com o tema intercâmbio não é diferente. Hoje em dia há uma série de portais caprichados e relevantes, prontos para tornar mais fácil esta importante decisão de organizar uma vivência em outro país.

Neste artigo nós selecionamos 5 deles para que você possa conhecer. Riquíssimos em materiais, são ótimos para dar aquele empurrãozinho no seu entusiasmo. Quer saber quais são? Então já prepare a barra de “favoritos” e continue a leitura!

1. Partiu Intercâmbio

O Partiu Intercâmbio é, sem dúvidas, um dos maiores blogs brasileiros sobre o assunto.

Ele é comandado pela Bruna Passos, uma jornalista que já fez 9 intercâmbios em 3 diferentes países. Ou seja, é um site administrado por quem conhece muito bem a prática e já viveu na pele todo o processo de preparação.

O blog conta com uma imensa diversidade de notícias, esclarecimentos de questões, relatos de viajantes e dicas de bolsas de estudo no mundo inteiro. Por também ser um canal no Youtube, apresenta, ainda, conteúdos em formato de vídeo (são mais de 200 à disposição). Imperdível.

2. Estudar Fora

Foi pensando em viabilizar o acesso à informação e preparação de qualidade que a Fundação Estudar criou o Estudar Fora. O projeto auxilia futuros intercambistas com uma série de materiais sobre cada tipo e etapa de intercâmbio.

Um dos pontos altos do blog é seu olhar voltado para tornar esta experiência mais acessível. Não é difícil encontrar por lá sugestões de guias e ferramentas gratuitas, além de divulgação de bolsas. Outro diferencial que comprova esse aspecto é seu preparatório grátis, ele oferece apoio individualizado a jovens que pretendem cursar uma graduação no exterior.

Mais um detalhe bacana no site é a categoria “Onde Estudar?”. Ali você pode acessar os artigos de acordo com o país que lhe interessa. Isso facilita a busca por dados específicos.

3. Canal do Intercâmbio

O subtítulo do Canal do Intercâmbio já diz ao que ele veio: “um blog com tudo sobre intercâmbio”.

A frase não é exagerada, no espaço existe mesmo uma amplitude de tópicos, prontinhos para serem explorados. No menu, uma divisão cuidadosa torna mais fácil a navegação. Nele é possível encontrar, por exemplo, uma sessão só para dúvidas frequentes, dicas úteis, documentação necessária, cursos e trabalho no exterior, entre outras.

O canal é um veículo colaborativo. Pessoas que já passaram por alguma experiência de intercâmbio têm espaço para narrar sua vivência e compartilhar aprendizados. Como resultado, o leitor tem a oportunidade de conhecer diferentes histórias e perspectivas.

4. Descubra o Mundo

Apesar de estar há algum tempo sem atualização, o blog de intercâmbio Descubra o Mundo traz um acervo que vale a pena conferir. Muitas dicas de inglês, explicações sobre elementos culturais de outros países, planos de estudos e recomendações de viagens são alguns temas que você encontra ali.

Uma espécie de biblioteca virtual também é ofertada pela página. Um dos e-books disponíveis para download gratuito é o “Absolutamente tudo que você precisa saber sobre intercâmbio”.

Depoimentos de alunos que já viveram uma experiência internacional completam o leque de informações. Muitos, inclusive, falam sobre vivências de curta duração: ótimo para quem deseja saber mais sobre este tipo de programa.

5. Universidade do Intercâmbio

É fácil passar uma baita quantidade de tempo visitando as páginas do blog Universidade do Intercâmbio. Super completo, o canal de conteúdo passeia pelas diferentes modalidades que envolvem trabalho ou estudo no estrangeiro. Com linguagem informal e descontraída, também dá atenção ao entretenimento, utilizando testes divertidos e curiosidades sobre destinos.

Complementando o recurso textual, o site mantém um podcast que pode ser ouvido através do Spotify, Google e Deezer. Ao todo já são mais de 180 episódios criados. Dezenas de e-books grátis se unem ao conjunto de materiais fornecidos.

Com estes blogs de intercâmbio, o difícil é segurar a ansiedade de viver logo a tão desejada temporada fora. Munida de bastante informação, cada etapa de planejamento se torna mais simples, segura e prazerosa. Vale lembrar, claro, que você pode adicionar nossa página nessa lista e contar com a gente para seguir recebendo muita inspiração. Bons preparativos!

Gostou do artigo? Então conheça as redes sociais do Global Hub e continue conectado conosco:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no WhatsApp