Como conseguir uma bolsa de estudo no exterior

Apostar em uma graduação ou pós-graduação estrangeira traz vantagens ilimitadas. No entanto, muitas dúvidas surgem para quem está começando a trilhar o caminho da internacionalização. Um dos principais fatores que geram perguntas e até preocupação é o financeiro. Afinal, como arcar com os custos de uma experiência assim? Será que dá para conseguir uma bolsa de estudo no exterior?

Sim, as bolsas existem. E estão disponíveis em maior quantidade do que você provavelmente imagina. Diversas, elas variam em cobertura (totais ou parciais, por exemplo), requisitos e formas de avaliação. Mas todas trazem em comum a possibilidade de facilitar seus planos de estudar fora.

Neste artigo, descubra quais são os passos necessários para obter o auxílio e comece a tirar os sonhos do papel.

Bolsa de estudo no exterior: o que é preciso para conseguir

Assim como falamos ali em cima, existem diferentes tipos de bolsas internacionais, oferecidas por universidades ou organizações específicas.

Na maioria das vezes, o processo seletivo foca em analisar um destes três pontos: renda familiar do candidato e de sua família; desempenho acadêmico; ou alto aproveitamento em alguma área ou habilidade em especial (esporte, arte, participação dentro da sociedade, liderança, entre outras).

Mas, apesar das singularidades, há certas características que são praticamente unânimes na hora da avaliação. É sobre elas que falaremos, mostrando aquelas atitudes importantes, que tornam um candidato bem forte para a seleção.

Sendo assim, veja o que é preciso para conseguir uma bolsa de estudo no exterior:

Manter excelentes notas

Por mais que necessidade financeira ou habilidades sejam priorizadas em certas aplicações, o bom desempenho sempre será um fator de peso para a bolsa. Porque as universidades querem garantir que o aluno esteja de fato comprometido com sua vida acadêmica.

Por isso, o legal é dar uma atenção especial a este quesito desde cedo. No Ensino Médio, capriche nos estudos ao longo dos anos, buscando manter constância no boletim. Caso esteja cursando o ensino superior e deseje uma pós-graduação no futuro, lembre-se de que as notas do histórico farão toda a diferença.

Se a vontade de apostar no ensino internacional surgiu mais tarde e se suas notas até aqui não são tão boas, não se desespere ou desista. Do ponto em que estiver nos estudos, procure dar um up na performance. Lembre-se também de que nenhum item é avaliado isoladamente. Ou seja, busque encontrar outros pontos fortes e olhe com carinho para as demais “exigências”.

Estudar uma língua estrangeira

Aulas em outro país geralmente são ministradas no idioma local ou em algum idioma amplamente utilizado no destino. Então, é necessário aprender uma segunda língua. No caso, aquela que será usada no curso que lhe interessa.

Isso fará com que você tenha segurança e domínio para acompanhar o conteúdo transmitido, o absorvendo em totalidade. Além do mais, a facilidade de comunicação ajuda no todo da experiência, inclusive naquelas situações do dia a dia morando fora.

Pensando na questão, é fácil entender o porquê da proficiência ser solicitada nas vagas para bolsas. Cada universidade costuma exigir um mínimo de domínio idiomático, comprovado por exames oficiais (como o TOEFL, IELTS e DELE).

Investir em atividades extracurriculares

As atividades extracurriculares unem o melhor de dois mundos: além de serem prazerosas, são fundamentais para enriquecer sua inscrição a uma bolsa de estudo. Tais atividades são as que você faz fora da sala de aula, sabe? Exemplos não faltam: teatro, prática de esporte, voluntariado, cursos de extensão, dança e etc.

O segredo do sucesso é que elas podem dizer muito sobre a personalidade do estudante, algo interessante para os avaliadores das instituições. Para completar, deixam evidente alguns atributos marcantes, sejam eles de caráter social ou pessoal.

Ao escolher participar de um projeto extracurricular, opte por algo que de fato se encaixe em seus interesses e identidade. Não precisa fazer várias atividades só para encher o currículo, muito pelo contrário. Aqui a qualidade é mais importante do que a quantidade.

Pesquisar as ofertas de bolsas com atenção

Antes de se inscrever para uma bolsa, primeiro é preciso encontrá-la, certo? É aí que entra a pesquisa. Nos sites das universidades, não é difícil observar uma área reservada a estudantes estrangeiros, onde há informações sobre o assunto. Caso navegue pelo menu e não veja, busque pela sessão “admissão” (admission), “ajuda financeira (financial aid)” ou “bolsas de estudo” (scholarships).

Um recurso adicional incrível para acompanhar são os programas desenvolvidos por organizações educacionais. Aqui no Brasil, por exemplo, temos a Fundação Estudar. Através do Líderes Estudar, a fundação disponibiliza auxílio para jovens de alto potencial. O Erasmus Mundus, por sua vez, divulga oportunidades para instituições europeias. Nesta pegada ainda existe o Campus France, o Fullbright e outros.

Bancos de dados são outras ótimas e facilitadoras ferramentas de busca. No Hotcourses Brasil, dá para selecionar o país de sua preferência e verificar as atuais possibilidades que ele apresenta.

Uma última dica é ficar de olho aqui mesmo, no blog do Global Hub. Isso porque, mensalmente, é divulgada uma lista com novas oportunidades internacionais, muitas delas envolvendo bolsas de estudo.

Ler o edital da bolsa escolhida

Encontrou a bolsa que tem tudo a ver com seus objetivos? Ler todos os detalhes sobre ela é um passo mais do que obrigatório. Pode parecer besteira, mas ir além das informações principais fará com que você compreenda melhor a seleção pela qual passará.

Na página ou edital oficial é possível encontrar: o cronograma completo, com prazos e datas para que se organize; requisitos; documentação necessária; e o tipo de cobertura oferecida (a bolsa cobre apenas custos de mensalidades ou fornece um valor a mais para despesas com acomodação e alimentação?).

De quebra, é ali que você terá ideia dos gastos com o processo, o que possibilita organização do orçamento. Poderá verificar se é preciso pagar ou não taxa de inscrição, se é necessário fazer traduções juramentadas, etc.

Preparar a documentação com antecedência

Planeje-se para preparar a documentação com uma considerável folga quanto ao prazo final. Tal atitude traz tranquilidade nesta etapa, fora que proporciona mais zelo ao produzir materiais que dependem de elaboração. Imagine que precise escrever uma carta de motivação. Mais tempo para focar nela significa maior qualidade ao criá-la.

Além do texto de motivação, outros documentos comumente pedidos são carta de recomendação, histórico, diploma e certificado de proficiência em língua estrangeira. Há processos seletivos que podem pedir conteúdos extras, como redação ou produção de um vídeo.

Em algumas universidades é normal que você primeiro passe pelas formalidades gerais de aprovação em um curso para, daí sim, pedir a bolsa. Nesta situação, a declaração de aceitação será outro documento exigido.

Preencher o formulário de inscrição de forma cuidadosa e sincera

Reunidos os documentos, é momento de preencher o formulário de inscrição para a bolsa. Na reta final, mantenha o cuidado, evitando fichas incompletas ou com algum errinho que comprometa sua avaliação.

Procure, ainda, ser honesto nas respostas. Não esqueça que as instituições não buscam um perfil previamente definido de aluno, o que elas querem é saber mais sobre quem é você realmente.

Agora que sabe como conseguir uma bolsa de estudo no exterior, o bacana é entender que mantê-la é igualmente essencial. Isso é feito mediante boas médias no curso, mantendo o bom desempenho nos estudos. Que você esteja cada vez mais próximo de conquistar aquela oportunidade esperada!

Se gostou do artigo, siga o Global Hub nas redes sociais e continue acompanhando conteúdos sobre educação no exterior:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp