Fundação Botin: saiba como participar de um intercâmbio latino

Estão abertas as inscrições para a XIII edição do Programa de Fortalecimento da Função Pública na América Latina. O que isso significa? A oportunidade de passar por uma experiência imersiva em três diferentes países (incluindo o Brasil), tendo acesso a conteúdos e vivências valiosas promovidas por universidades de ponta.

Se você é aluno de graduação e se interessa por questões relacionadas à sociedade e comunidade, vale a pena ficar de olho na chance.

Neste artigo, nós reunimos todas as informações sobre o programa, formas de participar e requisitos. Para saber detalhes, é só continuar a leitura!

Programa de Fortalecimento da Função Pública na América Latina: o que é?

O Programa de Fortalecimento da Função Pública na América Latina é uma iniciativa criada pela Fundação Botin, instituição localizada em Santander, na Espanha. O principal objetivo da ação é desenvolver as habilidades de jovens dentro da esfera do serviço público. Ou seja, o foco é no fortalecimento de atitudes que tenham a ver com melhorias de âmbito geral, que visam o todo  (sendo elas sociais, econômicas, entre outras).

O projeto, que existe há mais de uma década, já formou cerca de 400 pessoas. Hoje, como profissionais, elas seguem impactando consideravelmente seus países de origem. Abertura a desafios, vontade de trazer resultados positivos para a realidade de sua região, criatividade e gosto pelo diálogo são algumas características buscadas pelo programa.

Como funciona o intercâmbio da Fundação Botin?

O intercâmbio em questão tem uma peculiaridade interessante. Nele, os alunos ingressantes passam por diferentes países ao longo da experiência. Durante o mês e meio de atividades, três universidades são englobadas na vivência: uma na Espanha (Santander e/ou Madrid), outra na Colômbia (Bogotá) e uma última aqui mesmo, no Brasil (Rio de Janeiro).

Neste ano de 2022, as aulas e práticas do programa acontecerão entre os dias 17 de outubro e 1 de dezembro. A formação acadêmica será dada valorizando 5 áreas: Política Pública; Ética Pública; Criatividade e Inovação; Liderança e Competências Pessoais; e Tendências Globais e Sustentabilidade.

Além de conhecimentos teóricos riquíssimos, encontros com personalidades do setor, possibilidade de networking, trabalhos em equipe e visitas a grandes instituições públicas também serão uma realidade. Assim como o espaço para voluntariado, práticas esportivas e atividades culturais.

Diante da completude do roteiro e da motivação principal do programa, que é o serviço público, surge uma dúvida. Afinal, é preciso trabalhar no setor para participar do intercâmbio? Bem, estar matriculado em um curso relacionado a área pública ou ter algum tipo de experiência no assunto pode contar pontos na seleção. Contudo, este não é um requisito obrigatório.

Vale lembrar, ainda, que tal possibilidade de intercâmbio da Fundação Botin é uma oferta de bolsa de estudo. Isso quer dizer que há cobertura de custos relativos a traslados, alojamentos e manutenções durante o período.

Quais são as regras para participar?

Antes de tudo, é importante ficar atento aos prazos do processo seletivo. Se a ideia for concorrer a uma vaga, não esqueça de se inscrever até o dia 16 de maio.

Quanto aos requisitos para candidatura, eles contêm algumas especificidades. Para começar, o estudante deve estar devidamente matriculado em uma graduação da Uninter (independentemente da área). É necessário também que não esteja fazendo um outro intercâmbio de maneira simultânea e que já tenha concluído pelo menos 50% dos seus estudos (sem tê-los finalizado).

 Veja mais exigências:

  • Ser nacional de um país latino-americano;
  • Ter nascido entre 1 de janeiro de 1998 e 31 de dezembro de 2002;
  • Possuir bom histórico acadêmico e domínio da língua inglesa.

Como comentamos lá em cima, experiência profissional e participação em projetos sociais não são obrigatórios, mas são valorizados durante a decisão dos avaliadores.

Qual é a documentação necessária?

Se curtiu a proposta e se encaixa nos requisitos, o próximo passo é conferir a documentação solicitada pela Fundação no momento de inscrição. Apesar de a lista não ser tão grande, é legal se organizar e preparar tudo com antecedência. Dessa forma você se antecipa a imprevistos e garante um cuidado maior nesta etapa.

Os documentos pedidos são:

  • Carta de endosso da sua atual universidade (a Uninter já tem o modelo, basta solicitá-lo);
  • Declaração de veracidade das informações acadêmicas, e de compromisso de realização do estágio e de participação na Rede de Servidores Públicos (A Uninter possui o modelo);
  • Cópia do passaporte;
  • Uma fotografia do tamanho do passaporte (enviada em formato .GIF ou .JPG.ef);
  • Link para um vídeo do Youtube, com no máximo 1 minuto de duração, que atenda as diretrizes da seleção (veja as regras aqui);
  • Certificado de proficiência em inglês ou espanhol (não é obrigatório, mas recomendado caso tenha).

Como se inscrever (passo a passo)?

Para realizar sua inscrição no processo seletivo do intercâmbio não tem erro.

Primeiro é preciso entrar em contato com a Uninter para solicitar as declarações necessárias (aquelas que você viu no início da lista de documentos). Quando tiver em posse delas e dos demais materiais exigidos, é só preencher o formulário de inscrição online, através do site da Fundação Botin. Lembrando que isso deve ser feito até o dia 16 de maio, no máximo.

A partir do fechamento das inscrições, um comitê especializado iniciará a etapa de avaliação das candidaturas. O time de estudantes selecionados será divulgado no dia 25 de julho.

Sem dúvidas, o Programa de Fortalecimento da Função Pública na América Latina só tem a agregar, seja no contexto pessoal ou no olhar em conjunto. Para esclarecer dúvidas sobre o intercâmbio, você pode acessar a página oficial do programa no site da Fundação Botin. Outra opção é entrar em contato com o Global Hub da Uninter (internacional@uninter.com). Estamos na torcida para que faça ótimo proveito da oportunidade!

Gostou do artigo? Então conecte-se conosco e siga por dentro das melhores iniciativas de internacionalização:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...