Bolsas de estudo no exterior: confira novas oportunidades

Estudar fora é o sonho de muita gente. E, para alcançá-lo, as bolsas de estudo no exterior são ferramentas super bem-vindas. Além de abrirem oportunidades acadêmicas inestimáveis, elas viabilizam e tornam a experiência de intercâmbio mais econômica. Sendo assim, a dica é ficar sempre de olho em novas possibilidades divulgadas por instituições do mundo inteiro.

Atualmente, por exemplo, existem chances para universidades da Europa (Espanha e Alemanha) e Estados Unidos. As vagas abrangem cursos de graduação, mestrado, doutorado e até mesmo pós-doutorado. Além disso, há também aquelas focadas em ensino de curta duração.

Ficou curioso para conhecer todas estas novidades? Neste artigo, nós selecionamos as mais recentes ofertas de bolsa para estudar no exterior. Confira quais são e escolha a ideal para você!

Universidade de Jaén – Espanha

A Universidade de Jaén, que conta com diferentes sedes na Espanha, está oferecendo mais de 100 bolsas de estudo integrais. O programa contempla estudantes estrangeiros que desejam cursar uma graduação ou pós-graduação.

Os interessados na vivência precisam ter cursado o ensino médio (ou finalizá-lo até o mês de setembro de 2022). Como critério de seleção, a instituição avalia notas acadêmicas no último ano estudado e conhecimentos em língua espanhola.

Saber espanhol, inclusive, é um requisito para a maioria dos cursos. O processo seletivo para graduação não exige um nível específico de conhecimento, mas é importante ter certo domínio no idioma. Já para ingressantes de mestrado, a proficiência mínima requerida é o nível B2 – no Quadro Comum Europeu de Referência.

Vale destacar que este intercâmbio cobre as despesas de matrícula e mensalidades, assim como gastos com alojamento e seguro de saúde.

O prazo de inscrição vai até os dias 4 e 5 de abril.

Fundação Carolina – Espanha

Mais uma oportunidade para quem pretende estudar na Espanha, principalmente se o objetivo for pós-graduação.

A Fundação Carolina, em parceria com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, abriu inscrições para cerca de 500 bolsas. As maiores ofertas são voltadas às modalidades de pós-graduação, doutorado, pós-doutorado e mobilidade docente.

O objetivo da instituição é selecionar pessoas que tenham um currículo notável, além de uma trajetória de compromisso com a sociedade.

Para se inscrever em um dos programas é importante prestar atenção aos prazos. Candidate-se até o dia 15 de março (para as oportunidades de pós-graduação) ou até o dia 7 de abril (no caso de doutorado, pós-doutorado ou mobilidade).

Deutschlandstipendium – Alemanha

Na Alemanha, existe um interessante programa de intercâmbio desenvolvido pelo governo e dedicado a alunos talentosos de todas as partes do globo. Ele se chama Deutschlandstipendium e envolve várias faculdades do país (assim como os mais diversos cursos, independente da área de conhecimento).

Funciona assim: o programa visa ligar estudantes a patrocinadores particulares. Estes patrocinadores auxiliam na formação acadêmica do aluno, se comprometendo com uma parcela do valor necessário para seus estudos. O restante dos custos é coberto pelo próprio governo.

Tal interação ainda funciona como uma espécie de networking, garantindo contato social dentro do ambiente estrangeiro e aumentando as possibilidades de futuras ligações profissionais.

As inscrições para a vivência abrem todo ano, durante os meses de junho e julho. No site oficial da bolsa é possível saber outros detalhes.

Universidade de Ohio – Estados Unidos

O Latin American Institute of Business (LAIOB) está trazendo uma oportunidade incrível! O que acha de participar de um curso de curta duração em plena Universidade de Ohio, tendo acesso a toda a infraestrutura da instituição e a uma imersão completa?

4 bolsas integrais de estudo fazem parte desta iniciativa, uma para cada curso que o intercâmbio engloba. São eles: Gestão Estratégica de Marketing; Administração e Liderança; Finanças Corporativas; e Gestão de Projetos. Fora as bolsas totais, também são ofertadas bolsas de 70%, 50% e 30%.

E não para por aí. Além das disciplinas da área escolhida, o estudante ainda recebe aulas de inglês para negócios e conhece empresas da região norte-americana, aumentando seu background profissional. Tudo isso em uma viagem que dura 12 dias.

Quem se candidata à seleção deve ser maior de 18 anos e já ter cursado (ou estar cursando) o nível superior. O primeiro passo para a aplicação é responder um questionário disponibilizado no site da LAIOB. No decorrer da avaliação, uma entrevista dá continuidade ao processo.

Se não quiser perder esta baita opção de bolsa de estudo no exterior, corra. O prazo termina dia 13 de março.

Como você já percebeu, não faltam alternativas que atendem as mais particulares necessidades. Caso tenha alguma dúvida, lembre-se de acessar a página oficial de cada programa (nos links ao longo do texto). Dessa forma é possível descobrir todas as informações sobre requisitos, documentos necessários e mais. Boa sorte, estamos na torcida!

Gostou do artigo? Então acompanhe as redes sociais do Global Hub e siga por dentro das bolsas de estudo no exterior:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook:@uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...