Oportunidade imperdível: veja como se inscrever no ELAP

O Programa de Líderes Emergentes das Américas é uma ação desenvolvida pelo governo do Canadá e está aberto para inscrições! A oportunidade é uma chance de ouro para estudar por alguns meses em outro país, com todas as despesas pagas. Focado em desenvolver as capacidades de novos líderes da América Latina e Caribe, possui grande abrangência e uma qualidade incontestável.

É aluno da Uninter e ficou interessado em participar do processo seletivo? Então continue a leitura e saiba como!

Como funciona o ELAP (Emerging Leaders of the Americas Program)

Criado em 2009, o programa canadense tem como objetivo principal apoiar o capital humano das Américas. A experiência é atenta às questões de democracia, direitos humanos, diversidade e meio ambiente.

Nele, os estudantes participantes estudam por 4 meses em uma instituição de ensino superior do Canadá, tendo contato com temas de interesse e disciplinas relacionadas aos seus cursos. A participação em pesquisas também é um destaque.

Para concorrer a uma das bolsas integrais, não é preciso fazer prova. No entanto, existem alguns requisitos para a aplicação:

  • Ter certificado de proficiência em inglês (como TOEFL ou IELTS);
  • Enviar comprovante de matrícula no ensino superior e histórico atualizados;
  • Estar com o passaporte válido;
  • Possuir excelentes notas na graduação;
  • Possuir ótimo desempenho no Ensino Médio;
  • Elaborar carta de intenção/apresentação.

Uninter e ELAP

Pode concorrer a uma das preciosas vagas de intercâmbio aqueles alunos que estudam em instituições conveniadas com universidades canadenses. Esse é o caso da Uninter, que mantém parceria com a First Nations e com a Concordia University of Edmonton. Ou seja, durante a aplicação você pode escolher entre uma delas.

Em 2021, primeiro ano em que a Uninter fez parte do programa, 4 alunos tiveram suas aplicações concluídas. Uma das estudantes, do curso de Relações Internacionais, foi contemplada com a bolsa. Uma ótima notícia para quem pretende concorrer agora em 2022!

O passo a passo do processo de candidatura

Basicamente, o processo para se inscrever no programa é divido em 4 etapas principais.

Primeiro, é preciso entrar em contato com a equipe do Global Hub Uninter (no email internacional@uninter.com), demonstrando interesse na participação e enviando os documentos necessários (aqueles que vimos lá em cima, entre as exigências);

Dessa forma, a equipe da Uninter vai orientá-lo e validar a carta de intenção/participação produzida.

Com tudo certo, nos encarregamos de enviar todo esse material do estudante para a universidade canadense parceira (e escolhida por ele). O mesmo cuidado de analisar os documentos é feito novamente. Em seguida, a instituição internacional dá seu “ok” e segue com o processo.

A partir daí, é ela quem finaliza os procedimentos junto com as organizações do país.

Completando e finalizando, os selecionados são divulgados.

Quais são as datas

Para concorrer ao ELAP, o candidato deve se inscrever até o dia 4 de março.

Uma vez selecionado, pode decidir se prefere viver a experiência a partir do dia 1° de agosto de 2022 ou 1° de fevereiro de 2023. Em todo caso, o tempo de duração da viagem é de 4 meses.

Vale lembrar que todas as despesas são custeadas pelo programa, desde alimentação até possíveis gastos com materiais didáticos.

Ficou de olho em uma vaga? No site oficial da oportunidade é possível saber ainda mais detalhes sobre essa experiência. Se você atende aos requisitos, não deixe de participar. Em caso de dúvidas envie um email para internacional@uninter.com. Na certa, este é um grande passo que só tem benefícios a trazer para sua vida profissional, acadêmica e até mesmo pessoal.

E se gostou do artigo, continue conectado conosco através das redes sociais do Global Hub. Assim você fica ligado em todas as novidades:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...