Quais são as melhores universidades de marketing do mundo?

Entender o público, estudar necessidades, gerar valor: tudo isso (e muito mais) faz parte da atribuição de um profissional de marketing. A área está diretamente ligada à comunicação e negócios, sendo fundamental para a longevidade de qualquer empresa.

Nos dias de hoje, com a transformação digital, o papel da profissão se tornou evidente. Perto de nós, em exemplos pela internet, é possível observar como estratégias mercadológicas fazem diferença no sucesso de produtos, marcas e serviços.

Por causa disso, nada mais justo do que falar sobre as melhores universidades de marketing do mundo. Quais são as instituições que oferecem as mais potentes formações em um setor, por si só, tão relevante? Confira agora!

As melhores universidades de marketing do mundo

Assim como comentamos ali em cima, o marketing está bastante integrado às áreas que envolvem negócios e comunicação. Portanto, listamos as melhores universidades dentro destes assuntos, de acordo com dois rankings mundialmente conhecidos. São eles: o do US News e o QS World University Ranking.

Os rankings universitários utilizam métodos de avaliação específicos para classificar cada instituição. Para definir aquelas que se destacam são considerados fatores como estrutura, nível de empregabilidade após conclusão do curso e corpo docente.

Conheça agora as escolas que marcam presença nas listas:

Universidade de Michigan

A Universidade de Michigan é considerada a melhor universidade de marketing para negócios, segundo o US News. Localizada na cidade de Ann Arbor, nos Estados Unidos, tem entre suas prioridades a inovação, progresso e diversidade.

Muito voltada para impacto social, não abre mão de estimular os estudantes com programas de crescimento. Um é o Innovate Blue, que incentiva o empreendedorismo. Através dele, investe em empresas criadas por estudantes, ajudando a “transformar ideias em ação”.

O marketing tem espaço na escola de negócios, a Michigan Ross. Uma das vertentes adotadas por ela é um ensino baseado no real, no aprender fazendo.

Universidade de Amsterdã

A Universidade de Amsterdã, na Holanda, está no topo do ranking da QS de melhores instituições de comunicação. Além disso, possui um departamento de marketing em constante crescimento, liderado por 40 professores especialistas em negócios internacionais.

Esse mesmo setor produz pesquisas reconhecidas no mundo inteiro, unindo teoria com prática.

No campo da formação, o departamento disponibiliza cursos de graduação e pós-graduação. Tecnologias digitais e marketing; branding; marketing digital; marketing de varejo; e marketing de mídia social são alguns deles.

Universidade do Texas em Austin

Gigante em números, a Universidade do Texas em Austin surpreende em vários aspectos. Para você ter uma ideia, está entre as 50 insituições que mais enviam alunos para o mercado de trabalho. Também é lá que fica um dos maiores sistemas de biblioteca dos Estados Unidos. Ao todo, são 10 milhões de livros à disposição.

A escola de negócios e marketing é chamada de Texas McCombs. Apresenta programas de graduação e MBA, preparando os estudantes para lidarem com ambientes profissionais de ritmo acelerado.

Juntando tradição e modernidade, as aulas mesclam base teórica com tendências da atualidade. Estágios e experiências internacionais são outras práticas incentivadas pela escola.

Universidade da Pensilvânia

É difícil encontrar uma lista de melhores universidades de marketing do mundo que não inclua a Universidade da Pensilvânia. Dona de uma história marcante, a instituição foi fundada por ninguém menos do que Benjamin Franklin e faz parte da prestigiada Ivy League. Por ela já passaram nomes de peso, como o de Martin Luther King.

Falando de negócios, a UPenn segue não decepcionando no que diz respeito à tradição. Wharton, departamento da área, já desenvolvia trabalhos em 1909. Lá ainda foi criada a “análise conjunta”, método que revolucionou o marketing no século XX.

Atualmente, oferece cursos de graduação, MBA e doutorado, todos focados em profundidade. A interdisciplinaridade também está presente. Alunos que estudam na Wharton podem, por exemplo, ter aulas adicionais na Annemberg — escola de comunicação da universidade.

Universidade de Wisconsin – Madison

A UW-Madison é reconhecida como pioneira em avanços na ciência. Dela partiu a descoberta das vitaminas A e B, além da primeira operação química de um gene. Até hoje seu centro de pesquisas mantém a excelência, fornecendo importantes estudos a nível global.

No entanto, não é apenas no mundo científico que a instituição mostra qualidade. Na escola de negócios, o marketing é tratado com criatividade e dinamismo. Um dos objetivos do departamento é ensinar ao mesmo tempo em que apresenta diferentes caminhos que o estudante pode trilhar. Entre eles, o de gerenciamento de marcas, publicidade ou mídias sociais.

Fora de sala de aula as possibilidades continuam. Isso porque a escola oportuniza eventos para estender o aprendizado. Exemplos: seminários e acampamentos anuais de marketing.

Universidade de Nova York

Nova York é um daqueles poucos lugares considerados “capitais do mundo”. Como não poderia deixar de ser, abriga uma das instituições mais internacionais que existem. Na NYU, mais de 25% dos estudantes são estrangeiros. Em números, a quantidade ultrapassa 18 mil pessoas.

No setor de marketing, é um dos cinco principais departamentos do mundo em produtividade de pesquisa. E as iniciativas não param por aí. Pelo campus sempre acontecem eventos, conferências e palestras com profissionais de ponta. É quando os alunos podem aprimorar conhecimentos e estabelecer conexões.

Escola de Negócios de Londres

A London Business School é unanimidade entre as principais avaliadoras de universidades. Tanto destaque acadêmico faz com que seja a maior escola de negócios da Europa, formando profissionais que logo iniciam carreiras muito bem-sucedidas.

No dia a dia dos ingressantes em marketing, são comuns as aulas com professores que estão entre os maiores do nicho. Assim como o contato com oportunidades de estágios em organizações líderes (Google, por exemplo).

Participar de clubes é mais um atrativo na instituição. Neles, há criação de eventos e uma interessante rede de contatos promovida entre alunos e ex-alunos.

Cada informação sobre as melhores universidades de marketing do mundo só nos faz ter certeza da importância que têm. Estar em uma delas não é apenas acessar uma formação capaz de abrilhantar a carreira. É também poder contribuir com a sociedade como um todo, fazer a diferença.

Se esse é o seu sonho, não deixe de saber mais sobre a preparação para estudar no exterior. Outra dica é ficar atento às formas de admissão na sua favorita e às oportunidades de bolsas de estudo. Boa sorte e sucesso!

Gostou do artigo? Agora queremos convidar você para continuar conectado conosco através das redes sociais:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp