Descubra as 7 melhores Escolas de MBAs no Mundo

Com o aumento da competitividade, somente a graduação não é o suficiente para te destacar no mercado. Então, fazer uma pós-graduação em uma das escolas de MBAs mais renomadas do mundo é um belo diferencial.

Mas o que é MBA?

O MBA é a sigla para Master in Business Administration, uma especialização voltada para a gestão de negócios.

No Brasil, embora todo o curso realizado após a graduação seja chamado pós-graduação, há uma diferença entre os objetivos.

Os cursos de mestrado e doutorado que são mais voltados ao meio acadêmico e a pesquisas são chamados de stricto sensu. Já os cursos mais específicos, que priorizam os negócios são os chamados lato sensu. Nesta última categoria estão as escolas de MBAs.

Por que fazer um MBA?

Conheça os benefícios que ingressar em uma escola de MBA trará para a sua vida profissional.

Aprimorar os seus conhecimentos

A graduação é um importante passo para o mercado de trabalho, no entanto, após um tempo é importante voltar às salas de aula para se atualizar das novas tecnologias e conhecer novas exigências profissionais.

O MBA proporciona esta renovação do conhecimento, já que o aluno terá contato com o que tem de mais atual no mercado e as tendências para o futuro.

Network qualificado

Em escolas de MBAs de alto padrão você terá como professores os melhores profissionais do mercado, que além de possuírem grandes conhecimentos têm ótimos contatos.

Também terão colegas que compartilham dos mesmos interesses que você, podendo formar parcerias.

Começar uma nova carreira

Para quem está em transição de carreira ou deseja ampliar o seu campo de atuação, mas não tem disponibilidade ou ânimo para começar uma nova graduação, o MBA é uma ótima opção.

Ele tem uma duração menor, em média dois anos, com conteúdos específicos sobre aquele setor. O que também é uma vantagem para quem deseja empreender.

7 melhores escolas de MBAs

Descubra quais são as melhores escolas de MBAs em 2021 segundo ranking do Financial Times, um jornal internacional com foco nos negócios e notícias econômicas.

Essa classificação é feita com base nos salários de ex-alunos após 3 anos de formatura, estrutura da escola e qualidade dos professores.

Vale destacar que, devido à pandemia da Covid-19, importantes escolas dos Estados Unidos como: Harvard Business School, Wharton School e Stanford Graduate School of Business não participaram do ranking este ano.

Veja agora os sete programas:

1.   INSEAD

O 1º na classificação é o INSEAD (Instituto Europeu de Administração de Empresas). Esta escola de negócios tem a sua principal sede na França, com outros campi em Abu Dhabi e Singapura.

O destaque desta escola de MBA é a experiência multicultural que ela oferece com alunos de mais de 80 nacionalidades diferentes e um currículo acelerado que consegue formar os estudantes em 10 meses.

Segundo dados da própria escola, 89% dos alunos já estão empregados após 3 meses do encerramento do programa.

2.   London Business School

No 2º lugar está a London Business School (Escola de Negócios de Londres) tem um programa diversificado, com mais de 80 disciplinas eletivas e oportunidades de aprendizagem aplicada.

Entre os assuntos estudados no MBA estão: análise de dados, liderança, ética empresarial, contabilidade, finanças, marketing e gerenciamento de operações.

Conforme o site da instituição, 90% dos alunos têm sucesso no emprego após 4 meses do final do curso.

3.   University of Chicago Booth School of Business

O 3º no ranking é a University of Chicago Booth School of Business, que embora o campus principal fique em Chicago, também é uma das escolas de MBAs com outras sedes, oferecendo cursos em Londres e Hong Kong.

O Chicago Booth oferece cursos em 4 formatos:

  • MBA em Tempo Integral – duração de 21 meses.
  • MBA Noturno – duração de até 3 anos.
  • MBA de Fim de Semana – duração de até 3 anos.
  • MBA Executivo – duração de 21 meses (oferecido em Chicago, Londres e Hong Kong).

Esta escola é conhecida pela sua abordagem analítica que ensina os alunos a compreender a realidade do mercado e assim se desenvolverem.

4.   Yale School of Management

Em 4º lugar está a Escola de Gestão da Universidade de Yale, fornecendo cursos de MBA e mestrados na área de gerenciamento, os programas de MBA são:

  • MBA em Tempo Integral – para desenvolver habilidades que contribuem para os negócios e a vida do aluno como um todo.
  • MBA Executivo – focado na formação de lideranças para os setores de finanças, saúde e sustentabilidade.
  • Silver Scholars – para estudantes que ainda não tem experiência no mercado de trabalho, mas desejam fazer um MBA em uma universidade renomada como Yale. 

5.   IESE Business School – Universidad de Navarra

Ocupando a 5º posição está a IESE Business School, localizada na Espanha, e com sedes em Nova York, Munique e São Paulo.

O setor de MBA é dividido em 3 programas:

  • MBA Executivo Global (GEMBRA) – com o objetivo de formar lideranças globais.
  • MBA – o programa para desenvolver habilidades de negócios e soft skills.
  • MBA Executivo – direcionado a executivos, também é ministrado em São Paulo.

Esta escola de MBA tem por objetivo formar profissionais que causem um impacto profundo e positivo nos negócios e na sociedade.

6.   Kellogg School of Management – Northwestern University

O 6º na classificação está localizado na cidade de Evanston, Illinois. A Kellogg School of Management é uma instituição com uma visão e aprendizagem inovadoras.

Possui 3 programas de MBA:

  • MBA em Tempo Integral – oferece opções diferentes para adequar aos interesses profissionais e pessoais dos alunos: MBA de um ano; MBA de dois anos; MBAi; MMM; JD-MBA; MD-MBA.
  • MBA noturno e final de semana – para quem deseja seguir os estudos mesmo já trabalhando.
  • MBA Executivo – focado em liderança e gestão.

7.   CEIBS

Em 7º está a CEIBS (Escola Internacional de Negócios China-Europa) que foi co-fundada pelo governo chinês e a União Europeia. Possui campi em Xangai, Pequim, Shenzhen, Accra em Gana e Zurique na Suíça.

Também contém 3 programas de MBA:

  • MBA – tem o objetivo de fornecer um treinamento empresarial sólido e encorajar o pensamento independente, a colaboração em equipe e a comunicação aberta.
  • MBA em Finanças – focado em teorias e práticas financeiras e gerenciais.
  • MBA Executivo – se divide em EMBA Global, Hospitality MBA e EMBA em chinês.

Embora tenhamos parado por aqui, a classificação vai até o número 100. Ficou curioso para conhecer as outras escolas? Acesse: https://rankings.ft.com/rankings/2859/global-mba-ranking-2021

Conheça as redes sociais do Global Hub e conecte-se conosco:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub


Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no WhatsApp