Conheça as melhores universidades de tecnologia do mundo

Chega a ser difícil imaginar um mundo sem tecnologia. Responsável por grandes inovações, essa é uma área que a todo tempo nos brinda com avanços, resolução de problemas e domínio de novas habilidades. E se pararmos para pensar, vamos ver que está presente na história desde sempre. Lá na invenção da roda o ser humano já lidava com ela, desenvolvendo ferramentas capazes de o auxiliar.

Atualmente, o cenário tecnológico está mais próximo de nós do que nunca. E junto com ele, a necessidade de profissionais cada vez mais capacitados e interessados por esse universo fascinante. Formando o elo entre estes dois fatores, nós temos as melhores universidades de tecnologia.

Reconhecidas pela qualidade e com presença garantida nos principais rankings educacionais, oferecem formação de excelência. Assim como um futuro promissor para seus estudantes. Quer conhecer quais são elas? Confira abaixo!

MIT – Instituto de Tecnologia de Massachusetts

Como citar as melhores universidades de tecnologia sem começar pelo MIT? A edição mais recente do QS World University Ranking o elegeu como melhor universidade do mundo pelo 10° ano consecutivo!

Localizado na cidade de Cambridge, nos Estados Unidos, o instituto data de 1861. Ao longo dos tempos, formou a primeira mulher do país a ter um diploma de tecnologia e dezenas de vencedores do Prêmio Nobel.

A universidade adota uma abordagem com forte olhar para pesquisas, realizando grandes trabalhos em temas globais, como inteligência artificial e mudança climática. Programas de inovação também são adotados. Um exemplo é a MIT innovation inicative, que busca incentivar o empreendedorismo por toda a comunidade acadêmica.

Universidade Stanford

Falando em empreendedorismo, a Stanford University é uma protagonista no assunto. Em sua lista de professores e ex-alunos estão os fundadores de grandes empresas, entre elas Google, Yahoo e Mercado Livre.

Stanford fica na California, no coração do Vale do Silício. Você provavelmente já ouviu falar sobre a região, responsável por abrigar diversas gigantes da tecnologia, como Apple, Microsoft, Facebook e Adobe.

Além de ser uma das melhores, a instituição também é uma das maiores dos Estados Unidos. Possui 7 escolas de diferentes áreas e 18 institutos de pesquisa. Por ser referência tecnológica, também não poupa investimentos no desenvolvimento do setor. Uma de suas iniciativas é a StartX, organização que tem como objetivo apoiar startups.

Caltech – Instituto de Tecnologia da California

O Instituto de Tecnologia da California manteve, desde o início, relação próxima com a tecnologia e engenharia. Isso porque teve como um dos primeiros membros de seu conselho o astrônomo George Ellery Hale.

Com cursos voltados para ciência, conserva em seu campus toda uma atmosfera de conversas e pesquisas dentro da temática. Entre seus laboratórios está o Laboratório de Propulsão de Foguetes da Nasa, administrado por professores e alunos.

A Caltech fica na cidade de Pasadena. Pequena e rigorosa em sua seleção, conta com cerca de 2.000 estudantes, incluindo discentes de graduação e pós-graduação. Na relação de nomes notáveis que passaram por lá está Harrison Schmit, astronauta que já pisou na lua.

Universidade de Princeton

Princeton está entre as 10 melhores universidades no atual ranking universitário da Times Higher Education. Como se não bastasse, faz parte da prestigiada Ivy League. A instituição de Nova Jersey, nos Estados Unidos, dispensa apresentações em termos de qualidade.

No campo da tecnologia, seu histórico também diz muito. Foi lá que se formou, por exemplo, Jeff Bezos, fundador da Amazon e homem mais rico do mundo. Eric Schimidt, presidente da Google, é outro ex-aluno.

Princeton mantém diversas publicações realizadas e alguns de seus cursos mais conceituados são relacionados aos campos de matemática e física.

ETH Zürich – Instituto Federal de Tecnologia de Zurique

A primeira universidade europeia da lista formou ninguém menos do que Albert Einstein. Lá ele também atuou como professor, assim como vários vencedores do Nobel.

Com pesquisas renomadas, incentiva a inovação e investe em empreendedorismo. Um de seus programas é a Bolsa de Estudos para Pioneiros, que proporciona orientação e estrutura adequada para estudantes e futuros empresários.

A instituição suíça ainda é famosa pela perspectiva global. Adota projetos de parceria internacionais e, com isso, recebe alunos e professores de mais de 120 países. Eles estão espalhados por seus 16 departamentos acadêmicos e por seus centros interdisciplinares.

Imperial College London

O Imperial College London, na Inglaterra, é mais um gigante em tecnologia. A contribuição de seus estudos e pesquisas pode ser sentido universalmente. Para ter uma ideia, de seus laboratórios e centros saem relevantes informações sobre a Covid-19.

A graduação da instituição se concentra na oferta de 4 diplomas: bacharel em ciências, bacharel em engenharia, mestre em ciências e mestre em engenharia. Na pós-graduação, os cursos complementam a aprendizagem e aliam teoria com prática.

Um dos grandes destaques da universidade é a aposta em biomedicina e eletrônica. Lá está localizado o Centro para Tecnologia Bioinspirada, reconhecido espaço para lidar com desafios relacionados à saúde.

Universidade de Cambridge

Desde 1209, ano de fundação, Cambridge reúne séculos de um ensino carregado de brilhantismo e realizações. Para as ciências e tecnologias, tem contribuição incontestável. Pelos corredores da instituição passaram Charles Darwin, Isaac Newton e Alan Turing, considerado o pai da computação. Até mesmo John Harvard (isso mesmo, o fundador da Universidade de Harvard) faz parte do quadro de ex-alunos.

Com tantos nomes revolucionários, não é de se admirar que encoraje o constante desenvolvimento de um pensamento inovador. Isso acontece tanto dentro das salas de aula quanto em seus departamentos, como a Escola de Tecnologia e Escola de Negócios.

A Universidade de Cambridge também é forte no fator internacionalização. Aproximadamente 25% de seus estudantes são estrangeiros.

Motivos não faltam para que as melhores universidades de tecnologia do mundo tenham esse título. Já imaginou a experiência de estudar em uma delas? Para saber sobre admissão e bolsas, uma dica é ficar de olho em seus veículos oficiais de comunicação. Entender como funciona o processo de fazer uma graduação ou pós-graduação no exterior também é importante. Se esse é o objetivo, vá em frente e tenha uma ótima preparação!

Gostou do artigo? Então conheça nossas redes sociais e continue conectado conosco:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...