Aulas online e estágio remoto: como garantir o bom desempenho?

As aulas e estágios remotos são modalidades em constante crescimento. E não é a toa. As possibilidades que oferecem se encaixam muito bem em algumas características importantes nos dias de hoje. Como é o caso da flexibilidade, autonomia, praticidade, e até mesmo da melhor gestão de tempo.

Em 2018, uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades já apontava o ritmo de aumento do modelo. Em dois anos, o trabalho remoto, por exemplo, cresceu em mais de 20%.

E para aproveitar o que de melhor o ensino e estágio a distância têm a oferecer, nada melhor do que entender como eles funcionam. Além disso, é possível adotar algumas práticas simples que só ajudam no sucesso das atividades remotas. Quer conhecê-las? Então é só conferir abaixo!

Afinal, como funcionam as aulas online e o estágio remoto?

O EAD (ensino a distância) é um sistema com estrutura pensada especialmente para atender a demanda do aluno fora de um espaço físico específico, como a sala de aula. Para isso, ele conta com o auxílio da tecnologia. As aulas, a comunicação com professores, os exercícios e o estudo em geral são realizados em um ambiente virtual de aprendizagem.

No estágio remoto, seja ele obrigatório ou extracurricular, o esquema é parecido. Normalmente é feito em home office, ou seja, o estagiário realiza suas obrigações fora das dependências da empresa.

Sendo assim, não há aquela supervisão diária e direta de um superior hierárquico. O que ocorrem são reuniões de planejamento e o acompanhamento do desenvolvimento das tarefas através de recursos (como e-mails e chamadas de vídeo, por exemplo). Alguns encontros presenciais também podem acontecer, tudo vai depender do formato adotado pela corporação.

Como ter sucesso nas aulas online e no estágio remoto?

Ainda que ofereça maior autonomia, realizar suas funções a distância requer comprometimento. O aluno ou estagiário precisa cumprir suas obrigações mesmo que não seja cobrado por elas o tempo inteiro. Por isso a importância de adotar alguns métodos que o ajudem a garantir um bom rendimento.

Veja a seguir algumas dicas para tirar de letra o estudo e trabalho remoto:

Escolha um local específico para trabalhar e estudar

Por maior que seja a liberdade de poder desempenhar tarefas em qualquer lugar, tente definir um espaço para o trabalho ou estudo. Isso faz com que você administre melhor o tempo e adote as atividades como um hábito diário.

Se estiver trabalhando e estudando de casa, procure montar seu “escritório” em um cantinho mais tranquilo, livre de barulhos ou interrupções. Se for bem arejado e iluminado, melhor ainda! Mantenha seu material sempre por perto e, se puder, invista em uma cadeira com boa ergonomia. Esse detalhe pode fazer diferença no seu conforto e até mesmo na produtividade.

Verifique os equipamentos necessários

Antes de “colocar a mão na massa” é interessante verificar se tem tudo aquilo de que vai precisar para realizar suas tarefas. Observe a conexão com a internet, os softwares necessários e tudo mais que julgar importante. Fazendo isso é possível evitar aqueles imprevistos que surgem bem no meio de alguma atividade, no momento em que você está mais concentrado.

Caso esteja em um estágio, busque saber com antecedência quais são os programas e aplicativos utilizados pela empresa para a comunicação.

Estabeleça uma rotina

Sim, o estudo online e estágio remoto proporcionam uma flexibilidade sem igual. Porém, sem um mínimo de rotina, geralmente fica mais difícil garantir o rendimento equilibrado. É quando surge o risco de cair em um dos extremos: excesso ou falta de trabalho/estudo.

Decidir os dias da semana em que se dedicará à função, os melhores horários, os momentos de pausa e término do expediente… Tudo isso ajuda a criar no corpo e na mente a ideia de compromisso. Com uma agenda bem definida, a gestão do tempo fica muito melhor.

Mantenha a pontualidade

Mesmo que esteja em casa, fatores importantes em um ambiente de trabalho continuam sendo avaliados por seus professores e empregadores. É o caso da pontualidade.

Procure não atrasar nas reuniões virtuais e atender os prazos de entrega das tarefas. Se não for possível, não deixe de avisar e conversar sobre prováveis soluções. Tal comportamento auxilia bastante na boa relação de todo o time envolvido nas atividades.

Não descuide da comunicação

Este item é quase uma continuação do anterior. Manter a comunicação com seus professores, colegas de turma e parceiros de trabalho só traz benefícios. Não hesite em tirar dúvidas, propor ideias e ouvir o que os outros têm a dizer. Essa troca alinha as expectativas, deixa as tarefas mais claras e fáceis de serem cumpridas, além de gerar ótimos insights.

A comunicação também estimula a proatividade, sempre bastante valorizada no ambiente acadêmico e profissional.

Conheça sua produtividade

O autoconhecimento é fundamental para o sucesso das aulas ou estágio remoto. Entre suas várias vertentes está o conhecimento da própria produtividade. Observe-se durante o dia e aos poucos vá percebendo detalhes sobre seu desempenho.

Por exemplo: em quais horários meu trabalho flui melhor, durante a manhã, tarde ou noite? Qual tipo de estudo funciona mais para mim? Eu percebo que absorvi mais informação lendo uma apostila, assistindo uma aula ou escrevendo um resumo?

Conhecer seu rendimento, com certeza, o potencializa. E não para por aí: também tira aquele sentimento de culpa e frustração nas situações em que o aproveitamento não é tão bom.

Lembre-se do bem-estar

Organize-se para que encontre momentos de relaxamento e lazer. O equilíbrio na rotina é um baita combustível para dar um gás a mais na hora do trabalho e das aulas. Quando a mente está descansada, o desenvolvimento das tarefas flui com mais facilidade.

Ao longo do dia, busque fazer pequenas pausas. E, claro, não descuide da alimentação e da hidratação. Pode não parecer, mas elas também têm papel importante no rendimento.

Adotando estas dicas, os resultados do estudo online e do estágio remoto têm tudo para serem ótimos. Vale lembrar que você pode adaptá-las de acordo com sua necessidade. Busque testá-las e vá notando o que funciona melhor para você. Bom trabalho, bons estudos e sucesso!

Gostou do artigo? Então continue conectado conosco através das redes sociais do Global Hub:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...