5 Dicas de redação para escrever textos competitivos

Para quem deseja estudar no exterior, as dicas de redação são preciosas. Afinal, nos processos de admissão das universidades estrangeiras elas têm um papel decisivo.

Então, conheça a importância de escrever um essay (redação) excelente, como são os temas e dicas de redação para se destacar.

Por que fazer a melhor redação?

Ao contrário dos processos seletivos no Brasil, que focam no conhecimento acadêmico dos inscritos, as universidades do exterior (principalmente de maior prestígio) analisam também o perfil do estudante e como ele pode contribuir para a universidade.

Eles analisam a capacidade de liderança, trabalho em equipe, interesses pessoais, enfim, tudo o que não pode ser visto nos demais itens da aplicação.

Por isso, o essay exerce um papel crucial para te diferenciar dos concorrentes e fazer o seu nome ser lembrado pelo oficial de admissão.

O que cai nas redações?

Como o objetivo destes textos é conhecer a personalidade e o modo de pensar dos estudantes, os temas tendem a ser pessoais como:

  • Conte a sua história.
  • Por que você deseja entrar nesta universidade?
  • Conte sobre os maiores desafios da sua vida e como os superou.
  • Descreva qual foi a sua experiência em liderança mais significativa.
  • O que você espera ganhar, pessoal e profissionalmente estudando nesta universidade?
  • Fale sobre um sucesso recente que você atingiu

Mas podem surgir perguntas curiosas como: você é chamado para passar o próximo ano no passado ou no futuro. Para onde você gostaria de ir e por quê? (University of Richmond).

Então, para não ser pego de surpresa, a primeira das dicas de redação é planejar e começar com antecedência.

Dicas de redação para se destacar

Veja outras dicas de redação para diferenciar o seu perfil.

1.   Respeite as regras do processo seletivo

Primeiro, leia atentamente as instruções para o essay, e se possível, grife as partes importantes antes de começar a escrever. Ao terminar, releia todos os requisitos e veja se o texto corresponde ao solicitado.

Esta etapa é importante e não pode ser negligenciada, afinal, não seguir as instruções passadas já causará uma má impressão para o avaliador. Por isso, respeite o número de palavras e páginas exigidas.

Como os textos costumam ser curtos, uma das dicas de redação é focar em responder à pergunta ou tema principal, sem rodeios. Isso mostra que você leu atentamente as instruções.

2.   Gramática impecável

Não adianta fugir, escrever de forma adequada, respeitando as normas da língua formal não é nem um diferencial, mas um item básico para ter uma chance de estudar no exterior.

Então, fuja das traduções do Google e peça para um dos seus professores de inglês ou até pague um revisor se necessário. Faça de tudo para que o texto chegue perfeito nas mãos dos avaliadores.

Como a gramática do português é considerada uma das mais complexas do mundo, muitos alunos pensam que escrever corretamente em outras línguas será fácil e não dão a devida atenção para esse quesito.

Mas lembre-se: os examinadores são altamente qualificados e rigorosos. Quanto mais domínio sobre a língua você demonstrar, melhor será a sua colocação no processo de admissão.

3.   Busque autoconhecimento

Como vimos, os temas da redação podem ser muito pessoais ou inusitados. Então, para te ajudar a começar e até enriquecer a seu texto, uma das dicas de redação é fazer uma auto avaliação.

Para começar, responda perguntas como:

  1. Quais são os seus talentos? E as suas fraquezas?
  2. Quais atividades gosta de fazer? Quais não gosta?
  3. Sobre o que gostaria de aprender?
  4. O que você pode ensinar?
  5. O que te deixar feliz? E triste?
  6. Quais são suas maiores motivações?
  7. Três pessoas que você admira e por quê?
  8. Como você enxerga a si mesmo?
  9. Como gostaria que os outros o vissem?
  10. Qual foi o pior e o melhor momento da sua vida?

Anote suas respostas em um papel e as consulte antes de começar o texto.

4.   Pense no comitê de admissão

Ao escrever qualquer tipo de redação é importante pensar na pessoa que irá ler, neste caso o comitê de admissão.

Entender qual o perfil de estudante eles gostariam de ter na universidade irá te ajudar a escrever uma redação competitiva e interessante.

Para isso, você deve conhecer a universidade o melhor possível. Para isso, entre no site, veja as atividades extracurriculares, programas, professores e instalações, e se possível, converse com alunos ou ex-alunos.

Desta forma será fácil escolher o que destacar no seu texto e assim tornar o seu essay único.

Mas não tente se vangloriar demais, os examinadores leem várias redações todos os anos, portanto conseguem identificar uma mentira facilmente.

5.   Aposte na simplicidade, o menos é mais

Simples não quer dizer mal feito, mas sim claro e objetivo.  Ao escrever o seu essay o ideal é manter aquela estrutura simples que você aprendeu na escola: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Desta maneira você evita que o texto fique confuso e a mensagem acabe se perdendo.

A introdução deve ser breve a atrativa, causar uma boa primeira impressão para o examinador e fazer ele se interessar pela sua história.

O desenvolvimento é a maior parte do texto, é onde você responde às perguntas ou fala sobre o tema proposto. Nesta etapa você irá demonstrar a suas qualidades e o porquê você é o aluno ideal para aquela instituição.

Assim, você não deve fazer uma lista dos seus talentos, mas sim mostrar com exemplos práticos, para que o avaliador tire as suas conclusões.

Por exemplo: para mostrar que tem um perfil de líder, você pode escrever sobre a vez que organizou uma peça de teatro na sua escola.

A conclusão é o encerramento do seu texto que reforça as razões para você se tornar aluno daquela universidade e faz o comitê de avaliação querer te conhecer melhor.

Seguindo estas dicas de redação as chances de você ser aprovado na universidade dos sonhos irão aumentar.

Porém, o mais importante é você ser verdadeiro e escrever um essay único que seja agradável de ler e demonstre as suas habilidades e talentos.

Quer mais dicas de redação e intercâmbio? Conheça as redes sociais do Global Hub e conecte-se conosco:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no WhatsApp