Quer aprender inglês mais rápido? Conheça 5 dicas valiosas

Que saber inglês abre um universo de novas possibilidades não é novidade. Melhores chances profissionais, fazer aquela viagem dos sonhos sem se preocupar com a comunicação, conhecer pessoas novas… Tudo isso faz parte do pacote. Mas será que existem maneiras de aprender inglês mais rápido?

No mundo cada vez mais acelerado em que vivemos, é comum ter vontade de aprender um novo idioma no menor tempo possível. Afinal, queremos agarrar as oportunidades que este aprendizado nos traz. E com disciplina e determinação, é possível sim alcançar ótimos resultados.

Ficou curioso? Então parabéns, você está no caminho certo para acelerar seus conhecimentos. Selecionamos 5 dicas preciosas para lhe ajudar. Quer conhecê-las? É só continuar por aqui!

1. Aposte nos filmes, séries e músicas

Nada como unir estudo e diversão! Já parou para pensar no quanto seus momentos de lazer podem ser aliados na intenção de aprender inglês mais rápido?

Para tirar o melhor proveito dos filmes e das séries, experimente a prática de escolher um determinado longa ou episódio e assisti-lo três vezes. Na primeira vez, veja com áudio original em inglês e legenda em português. Na segunda, com áudio e legenda originais. Por fim, retire as legendas e acompanhe apenas com o áudio.

Este método vai trazer excelentes avanços para o seu listening (compreensão oral) e reading (leitura).

Faça parecido com as músicas. Sempre que conhecer uma legal, busque a tradução da letra e a letra original em escrito.

2. Mude o idioma dos aparelhos eletrônicos

Mergulhar fundo na língua é a melhor forma de aprendê-la mais rápido. Quanto mais contato você tiver com o inglês diariamente, mais familiaridade sentirá. E quanto mais familiaridade, mais à vontade ficará com o uso.

Que tal trocar o idioma do seu celular para o inglês? No começo pode ser um pouco complicado, você pode se confundir em alguns comandos, mas garanto: logo vai tirar de letra a mudança. Quando já estiver mais habituado, faça o mesmo com os demais aparelhos eletrônicos (computador, tablet, notebook, entre outros).

3. Converse com nativos

Quando estamos aprendendo inglês, uma das partes mais difíceis é trabalhar a fala, não é? São horas em que bate aquela insegurança e o medo de falhar.

Entretanto, o speaking (fala) é crucial para o domínio da língua. É ele, inclusive, que vai lhe dar a segurança em dizer que domina o inglês. E para exercitá-lo, nada mais eficiente do que praticar com pessoas que tem o idioma como oficial.

A internet está aí para facilitar nossa vida. Com ela dá para entrar em contato com nativos através de redes sociais ou apostar em um curso online que ofereça a experiência de aprender com um professor estrangeiro.

Também existem sites que promovem uma espécie de intercâmbio entre usuários de todo o mundo. Se você tem interesse em aprender inglês, é conectado com alguém que deseja aperfeiçoar o português e, assim, uma troca bacana acontece. Tandem Exchange e Polyglot Club são exemplos de sites que seguem a proposta.

4. Faça um intercâmbio no exterior

Se emergir na língua é tão importante para conquistar a desejada fluência, o que pode ser mais eficaz do que um intercâmbio no exterior? Com certeza esta é a principal maneira de aprender inglês mais rápido.

Estudar em outro país proporciona um ensino que vai além do curso e da sala de aula. Por lá você viverá o idioma a cada minuto, seja na hora de ir às compras, seja na hora de usar o transporte público, seja na hora de fazer amizades.

Além do mais, há opções de intercâmbio para as mais diversas necessidades. Eles vão desde aqueles que têm uma duração curtinha até os maiores, que possibilitam, inclusive, trabalho no país.

5. Consuma vídeos e podcasts em inglês

Seja você um admirador de culinária ou de mecânica, de turismo ou de artes, não importa… Existe um canal do Youtube e um podcast em inglês perfeitos para você.

São milhares de opções para assistir e ouvir sobre seus assuntos favoritos. Torne um hábito ver alguns vídeos nas horas vagas e escutar os podcasts enquanto está no trânsito ou na academia. Ouvir constantemente o idioma sendo falado por nativos pode aumentar muito a capacidade de compreensão e lhe apresentar diversas palavras novas que vão enriquecer o vocabulário.

Aprender inglês mais rápido é mais viável do que parece. Apenas não se esqueça de praticar diariamente e não tenha medo de cometer erros, certo? Com foco, a certeza é de uma melhora significativa no seu nível o quanto antes. Boa sorte e ótimos estudos!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp