Mudança Comportamental, Nudges e Inteligência Artificial

18 de novembro de 2021

15h (Horário de Brasília)

Online

Gratuito

Tradução simultânea inglês-português

O que é um “nudge” e como pode impactar sua formação e seu bolso?

Nudges (pequenos empurrõezinhos), “big data” e inteligência artificial podem se unir para melhorar os resultados dos alunos e o sucesso financeiro em grande escala.

No Brasil, estudantes que concluem o ensino superior ganham entre 120% e 140% a mais do que os que não concluem, segundo estudo recente do Insper. Mas, infelizmente, as taxas de evasão atuais estão entre 40% e 90% em diversas áreas — como direito, engenharia e matemática.

Existe alguma forma de mudar o panorama?

Sim.

Intervenções pequenas e estratégicas destinadas a ajudar o aluno a avançar em sua aprendizagem podem trazer resultados extraordinários.

Objetivos do evento:

  • Explicar o conceito de nudges.
  • Mostrar como os nudges são importantes na educação.
  • Dar dicas práticas de como usar nudges para melhor alinhar objetivos e comportamentos.
  • Demostrar que pequenas alterações podem ter impactos significativos ao longo do tempo.

Quer saber mais?

Com a participação dos professores Susanna Loeb, Guilherme Lichand e Jeferson Ferro, você aprenderá como os nudges podem ter impacto desproporcional na educação e no bolso!

 Participe para saber sobre:

  • Como os “nudgebots” são usados para melhorar os resultados na educação?
  • Qual é a frequência ideal para usar nudges e ter maior impacto na mudança comportamental?
  • Como a inteligência artificial e o “big data” podem ajudar na customização de nudges?
  • Quando o uso de tecnologia básica pode ser superior ao uso de tecnologia de ponta?

 

E mais: aproveite a tradução simultânea (PT<->EN) para treinar e aprimorar seu inglês.

Convidados

Professora Susanna Loeb

Diretora do Instituto Annenberg da Universidade de Brown e Professora de Educação e de Relações Internacionais

Susanna Loeb é diretora do Instituto Annenberg da Universidade de Brown, onde é professora de educação e de relações internacionais. A pesquisa de Susanna se concentra na política educacional e seu papel na melhoria das oportunidades educacionais para os alunos. Seu trabalho aborda questões de escolhas de carreira de educador e desenvolvimento profissional, de finanças e governança escolar, e de sistemas para a primeira infância. Ela é a fundadora e diretora executiva do National Student Support Accelerator, uma iniciativa em Brown que ajuda a transformar a pesquisa sobre tutoria em ação. Antes de se mudar para a Brown, Susanna foi professora titular de educação na Universidade de Stanford. Lá, atuou como diretora fundadora do Center for Education Policy (CEPA) e codiretora de Análise de Políticas de Educação para California (PACE). Susanna liderou, ainda, a pesquisa de ambos os projetos “Getting Down to Facts” (Chegando aos Fatos) para escolas da Califórnia. Ela é membro da Academia Nacional de Educação dos EUA e membro da Associação de Educação Norte-Americana (American Education Research Association). Em 2020, foi eleita para a Academia Americana de Artes e Ciências. Possui um PhD em Economia e um MPP em Políticas Públicas pela Universidade de Michigan; sua graduação em Ciência Política e em Engenharia Civil foi pela Universidade de Stanford.

Professor Guilherme Lichand

Co-fundador e presidente do conselho da Movva, Professor assistente de Economia do Bem-estar e Desenvolvimento Infantil na Universidade de Zurique (UZH) e Presidente do Centro de Bem-estar e Desenvolvimento Infantil do UZH.

Guilherme Lichand é cofundador e presidente do conselho da Movva, professor assistente de Economia do Bem-estar e Desenvolvimento Infantil na Universidade de Zurique (UZH) e presidente do Centro de Bem-estar e Desenvolvimento Infantil do UZH. A Movva é uma empresa que impulsiona o nudgebots para melhorar os resultados de aprendizagem entre alunos de baixa renda na América Latina e na África Subsaariana. A pesquisa de Guilherme concentra-se principalmente em por que, nos países em desenvolvimento, os pais muitas vezes deixam de investir (e às vezes até mesmo destroem) o capital humano dos filhos. Ele é PhD em Economia Política e Governo pela Universidade de Harvard. Guilherme foi reconhecido pela Fundação Schwab e pela Folha de São Paulo como empreendedor social do ano no Brasil (legado pós-COVID), em 2020, e pela MIT Technology Review como o maior inovador social do Brasil entre empreendedores com menos de 35 anos, em 2014. Ele também é um especialista em inovação social na Rede de Especialistas do Fórum Econômico Mundial.

Professor Jeferson Ferro

Professor no Centro Universitário Internacional

Jeferson Ferro é professor da UNINTER com 20 anos de experiência na interseção de ensino, desenvolvimento de conteúdo e gestão e crescimento de negócios. Desde 2001, ministrou diversos cursos na UNINTER com foco em metodologias de ensino de idiomas, comunicação e educação à distância. Jeferson foi Diretor de duas escolas de idiomas (Youtalk Idiomas e Words Inglês e Espanhol) por 15 anos. Nesse período, ganhou experiência prática na gestão de várias filiais, mais de mil alunos e em treinamentos para clientes corporativos como Exxon Mobile, Lactec e Positivo Informática. Jeferson é graduado e mestre em Inglês e Literatura pela Universidade Federal do Paraná. Em 2020, obteve seu PhD em Comunicação e Estudos de Mídia na Universidade Tuiuti.

Apresentação e Moderação

Jason Dyett

VP, Uninter Global Hub

Jason Dyett é vice-presidente e cofundador do UNINTER Global Hub. Baseado em Boston, foi diretor administrativo da Advanced Leadership Initiative (ALI) da Universidade Harvard (2016-2019). Liderou a equipe de ALI na expansão de um programa inovador para executivos sêniores do setor privado com novo foco em impacto social. De 2006 a 2016, foi diretor executivo fundador do escritório da Universidade de Harvard em São Paulo. No início de sua carreira, Jason conduziu pesquisas de melhores práticas sobre segurança da informação para empresas Fortune 1000 e trabalhou em desenvolvimento de negócios para startups internacionais de tecnologia. Possui MBA pela Booth School of Business da Universidade de Chicago e bacharelado com distinção pela Universidade de Vermont.