O Programa de Intercâmbio Sul-Americano é uma iniciativa desenvolvida especialmente para alunos UNINTER. Através dele, você tem a oportunidade de viver uma experiência internacional na Universidad San Ignacio de Loyola ou na Universidad Central de Chile.
Independentemente da instituição escolhida, a certeza é de uma vivência completa em aprendizados, desenvolvimento de habilidades e aprimoramento profissional.
O programa oferece:
→ 18 semanas de aulas (março a julho/2023);
→ Cobertura de despesas com mensalidades e taxas acadêmicas;
→ Possibilidade de aperfeiçoar seu espanhol;
→ Contato com uma nova cultura;
→ Ampliação de networking;
A USIL é uma universidade localizada em Lima, no Peru, com 50 anos de experiência. Com um forte apelo de valorização ao empreendedorismo, mantém em sua estrutura curricular uma ampla gama de áreas e cursos.
Na graduação, oferece possibilidades de ensino em 9 campos do conhecimento. Eles vão de Ciências da Saúde e Ciências Empresariais a Educação, Artes e Humanidades.
Como será o clima durante os meses do intercâmbio?
Entre março e julho haverá transições de estação, ou seja, o término do verão, a chegada do outono e o começo do inverno.
O inverno no país costuma ser seco, frio e ensolarado. Também é bem comum uma espécie de névoa, chamada por eles de “garua”.
Qual a moeda do país?
No Peru, a moeda oficial chama-se sol. Em média, 1 sol peruano (1 PEN) equivale a R$ 1,30 (1,30 BRL). Recomenda-se trazer Euros ou Dólares americanos. É possível realizar a troca de moeda no aeroporto. Além disso, os cartões VISA e Mastercard são amplamente aceitos e utilizados na maioria dos estabelecimentos. No entanto, para comprar souvenirs, o ideial é ter algum dinheiro.
Lembre-se de trocar no banco ou encontrar um funcionário designado do governo usando os coletes indicando que eles são trabalhadores oficiais para troca de dinheiro. Há muitas casas de câmbio autorizadas em Miraflores e em La Molina (região onde fica a USIL).
Como é a região onde está localizada a USIL?
A USIL está localizada em uma região com muita infraestrutura, com parques, cafés, pontos de ônibus, restaurantes e comércio em geral.
Confira mais aqui: https://internacional.usil.edu.pe/internacional/study-in-usil-lima/accommodations/
Há diferença de horário entre o Brasil e o Peru?
Sim, há um fuso horário de -2horas (GMT -5:00).
Como solicitar o visto de estudante para o Peru?
Para viagens de até 90 dias não há necessidade de visto, mas como o intercâmbio é mais longo que isso, você precisará de um visto de estudos.
Entre em contato com o Consulado mais próximo e veja como proceder (após receber o aceite da universidade anfitriã).
Quais documentos devo levar?
Brasil e Peru fazem parte dos países do Mercosul. Com isso, para entrar no país é preciso possuir passaporte (válido) ou apenas o RG (com até 10 anos de emissão e em bom estado, claro).
A CNH (carteira de motorista) não é válida para a entrada no país.
A USIL sugere alguma hospedagem?
Sim, a universidade fornece uma lista sugerida de acomodações disponíveis. Confira na lista a seguir: https://internacional.usil.edu.pe/internacional/study-in-usil-lima/accommodations/
Curiosidades sobre o país e a cultura:
A Universidad Central de Chile se consolidou como a primeira universidade privada autônoma do Chile. Sua fundação data de 1982. Atualmente, está entre as 50 melhores instituições de ensino superior do país. Sua principal sede fica localizada na capital, Santiago.
Quando se trata de formação, a UCEN disponibiliza cursos nas áreas de Engenharia e Arquitetura; Economia, Governo e Comunicação; Educação e Ciências Sociais; Direito e Humanidades; e Ciências da Saúde.
Como será o clima durante os meses do intercâmbio?
Entre março e julho haverá transições de estação, ou seja, o término do verão, a chegada do outono e o começo do inverno.
Por estarmos no mesmo hemisfério, a estação é a mesma aqui do Brasil. No entanto, o inverno no Chile é bem mais rigoroso que o nosso. Sobretudo, para os que vêm de outras regiões que não seja o Sul do Brasil.
Assim, recomendamos que leve roupas mais quentinhas para o outono e início do inverno. Touca, luvas e cachecóis serão bem úteis. Normalmente, neva a partir do dia 20 de junho.
Qual a moeda do país?
No Chile, a moeda é o peso chileno. Recomenda-se levar um pouco de pesos para os primeiros gastos na chegada, e o restante do valor levar em reais brasileiros. Assim, você poderá realizar a troca em casas de câmbio por lá e obter uma variação cambial mais vantajosa. Não se recomenda a utilização de cartões, pois com as taxas e impostos, os valores serão bem mais altos.
Dica: para não cair em golpes, troque dinheiro apenas em casas de câmbios oficiais. Na av. Providência próximo à av. Pedro de Valdivia há diversas casas de câmbio confiáveis.
Como é a região onde está localizada a UCEN?
O prédio principal da UCEN (denominado Casa Central) está localizado em uma região de fácil acesso, o Centro. Ao redor há museus, restaurantes, estações de metrô, parques e muito mais. Os demais edifícios também estão localizados em regiões privilegiadas.
Confira mais aqui: https://www.ucentral.cl/sedes-y-vida-universitaria
Como solicitar o visto de estudante para o Chile?
Para viagens de até 90 dias não há necessidade de visto, mas como o intercâmbio é mais longo que isso, você precisará de um visto de estudos.
Entre em contato com o Consulado mais próximo e veja como proceder.
Quais documentos devo levar?
Brasil e Chile fazem parte dos países do Mercosul. Com isso, para entrar no país é preciso possuir passaporte (válido) ou apenas o RG (com até 10 anos de emissão e em bom estado, claro).
A CNH (carteira de motorista) não é válida para a entrada no país.
Há alguma indicação de qual bairro (comuna) região se hospedar?
Se hospede, preferencialmente, nas regiões turísticas: Centro, Providência e Las Condes, pois há metrô, com estações de ótima qualidade ao redor, aliás, o melhor metrô da América Latina. Com isso, você poderá transitar pelas principais regiões da cidade com muita facilidade.
12 curiosidades sobre o país e a cultura:
Fonte: https://www.homeurbano.com/pt/chile-santiago/mais-informacao
Para concorrer a uma vaga no Programa de Intercâmbio Sul-Americano é importante:
O primeiro passo para se inscrever no Programa de Intercâmbio Sul-Americano é enviar um e-mail para internacional@uninter.com. Nele, você manifestará interesse na candidatura, informando para qual universidade deseja ir, seu nome completo, RU, curso e polo. Também é por onde enviará toda a documentação obrigatória.
Em seguida, a UNINTER agendará uma entrevista online com os 20 candidatos mais bem classificados na etapa anterior.
Aqueles que apresentarem melhor desempenho na reunião serão submetidos à seleção com as universidades sul-americanas. A partir de então, são elas que selecionam os intercambistas, mediante avaliações próprias.
Os documentos que deverão ser apresentados durante a candidatura são:
As inscrições para o Programa de Intercâmbio Sul-Americano estão abertas só até o dia 18/11/2022.
Ao todo, 12 vagas estão sendo oferecidas, levando em conta ambas as instituições (5 para a USIL e 7 para a UCEN).
O intercâmbio está previsto para durar aproximadamente 18 semanas.
Sim, todo o conteúdo acadêmico será ministrado na língua espanhola.
Os alunos selecionados estarão isentos de despesas com taxa de matrícula e mensalidades durante todo o programa.
Passagens aéreas, seguro-saúde, acomodação, alimentação e demais custos extras serão de responsabilidade do estudante.
Todas as informações detalhadas sobre o Programa de Intercâmbio Sul-Americano podem ser encontradas no edital oficial da oportunidade. Clique aqui para acessá-lo.