Ter uma visão sobre nossas habilidades em algum assunto só agrega e quando se trata de saber seu nível de inglês não é diferente. A compreensão traz vantagens em diferentes esferas, afetando positivamente a vida como um todo e tornando seu perfil mais competitivo no mercado de trabalho.
Iniciante, intermediário, avançado. Sabia que cada uma das etapas do aprendizado traz competências próprias? Desde compreender frases curtas e saber se expressar de forma básica até o pleno domínio da comunicação (em formato oral e escrito).
Neste artigo, entenda por que ter tal entendimento do seu atual nível é algo útil. Saiba, ainda, qual é a melhor e mais confiável forma de consegui-lo. Confira!
Por que saber seu nível de inglês?
Benefícios que envolvem estudos, construção de carreira, soft skills e mais. Acredite, tudo isso entra na equação quando você compreende seu estágio no inglês.
Até porque estamos falando sobre o idioma mais falado do mundo e de uma realidade ampla em globalização. Além do “saber falar”, a maneira como se relaciona com a língua pode fazer toda a diferença.
A seguir, veja bons motivos para apostar em uma futura certificação que norteie essa descoberta:
Autoconhecimento e planejamento dos próximos passos
Quando realiza um teste que esclarece seu nível de inglês, o estudante não tem só um resultado geral, mas uma ideia de seu desempenho em cada ponto da comunicação (fala, escrita, leitura e audição).
Sendo assim, pode identificar áreas de força e fraqueza. Por exemplo: é ótimo em compreensão auditiva, mas precisar melhorar na escrita.
Com essa clareza, é possível direcionar os estudos de maneira eficiente, dedicando tempo para aprimorar especificamente o que precisa. Isso evita a frustração de se sentir perdido ou sobrecarregado e aumenta as chances de sucesso.
Abertura para intercâmbio e estudos no exterior
Em certos casos, saber seu nível ultrapassa as barreiras do “importante” e se torna um requisito.
Ao decidir participar de um processo seletivo para estudar no exterior, provavelmente precisará dele. Ter a proficiência atestada é uma exigência da instituição que lhe receberá, pois ela precisa entender se você aproveitará a experiência.
A qualidade da vivência é impactada. Quando você tem consciência de suas habilidades linguísticas, é mais fácil interagir em sala de aula, participar de atividades extracurriculares, frequentar eventos e integrar grupos de estudo. O intercâmbio se torna completo.
Autonomia e confiança
Vale dedicar um espaço só para a confiança.
No aprendizado do inglês, é normal que surjam receios. “Será que eu sei mesmo?”, “estou me expressando bem?”, “consigo praticar na aula, mas será que vou travar na hora de conversar com um nativo?”.
Dúvidas nesse estilo fazem parte do processo, porém, são diminuídas de forma considerável — ou até desaparecem — quando você tem acesso a um documento que comprova seu domínio. A validação proporciona maior autonomia para usar o idioma e segurança ao se comunicar.
Oportunidades no mercado de trabalho
Até agora, comentamos sobre os impactos de saber seu nível de inglês no âmbito acadêmico, mas os resultados também são sentidos no profissional.
Se ter o entendimento do idioma já é algo bem visto pelos empregadores, imagine apresentar um certificado de peso que ateste isso.
No cenário competitivo do mercado, a proficiência é uma das habilidades mais valorizadas. Essa pode ser a chave para se diferenciar em seleções, principalmente em empresas multinacionais e vagas que exigem interação internacional.
Incentivo a seguir se aperfeiçoando
A jornada pela língua inglesa não termina com a obtenção de um certificado de proficiência. Pelo contrário, o resultado torna mais instigante a busca por constante crescimento, inclusive, orientando a maneira como seguirá se aperfeiçoando (como vimos no primeiro tópico).
Por exemplo: agora você sabe que possui o nível B1 de domínio, considerado grau intermediário, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas.
O esclarecimento não torna motivadora a ideia de seguir estudando para, futuramente, atingir o nível B2 (independente) ou os avançados (C1 e C2)?
Economia
Outro benefício que encontramos ao dar continuidade ao aprendizado é o da economia, de dinheiro e de tempo.
Sabendo o seu estágio, consegue aplicar investimentos naquilo que realmente fará você evoluir.
Aulas focadas na área que deseja aperfeiçoar (como aulas de conversação), cursos que partem do conhecimento que você já tem, inscrição em programas internacionais que estão em sintonia com seu nível e etc.
Como saber seu nível de inglês?
Sem dúvidas, o melhor jeito de saber seu nível de inglês é fazendo um exame de proficiência.
O teste funciona como uma prova, pensada e elaborada com cuidado. O principal objetivo é avaliar seu contato com o idioma de maneira justa e confiável.
Tal exame gera uma certificação, que é o famoso certificado de proficiência. Além de posicioná-lo dentro de um nível específico do idioma, eles são reconhecidos mundialmente. Ou seja, dá para usá-los como comprovação para intercâmbio, entrevistas de emprego, solicitações de visto e para ingressar em milhares de universidades de diferentes países.
Para que tudo isso seja aproveitado, no entanto, é fundamental optar por um teste oficial.
Em matéria de língua inglesa, dois exemplos de certificados renomados são o TOEIC e o IELTS.
Inclusive, recentemente a UNINTER se tornou um centro de aplicação de ambas as provas. No caso do TOEIC, estudantes da instituição podem realizar a prova on-line de qualquer lugar do Brasil, e ainda têm condições especiais de compra. O IELTS também oferece condição especial de lançamento, e é possível realizá-lo no Polo Garcez, em Curitiba.
Agora que já sabe como e por que saber seu nível de inglês, fica mais tranquilo se preparar. O primeiro passo está dado e que você siga por essa trajetória com a língua, aproveitando tudo de interessante que o contato é capaz de oferecer. Desejamos sucesso!
Se gostou do artigo, siga as redes sociais do Global Hub e continue recebendo os melhores conteúdos sobre estudos e carreira:
Instagram: @uninterglobalhub
Facebook: @uninterglobalhub
Linkedin: UNINTER – Global Hub
Youtube: UNINTER Global Hub