A experiência internacional é transformadora, ultrapassando a sala de aula e proporcionando uma série de vantagens para o desenvolvimento completo dos estudantes. Os benefícios de estudar no exterior não se limitam à obtenção de um diploma/certificado, eles também incluem descobertas e habilidades super valorizadas no mercado de trabalho.
Quando você decide embarcar em uma jornada acadêmica em outro país, está se abrindo para oportunidades únicas, capazes de moldar sua vida de maneiras diferentes e inesperadas. Desde a imersão em novas culturas até o acesso a recursos avançados, cada aspecto contribui para a sua formação como profissional e ser humano.
Está interessado em mergulhar nesse universo de possibilidades? Neste artigo, entenda quais são as principais vantagens do estudo fora e fique ainda mais motivado. Confira!
Imersão cultural e olhar para a diversidade
A imersão cultural é uma das coisas mais enriquecedoras que experimentará durante um intercâmbio, acredite.
Viver em um novo país significa ter a chance de mergulhar em outra cultura, ultrapassando aquela etapa das interações turísticas. Essa imersão permite que observe e compreenda costumes, tradições, valores e modos de vida locais.
Consequentemente, a amplitude de perspectiva ainda cria uma visão mais inclusiva do mundo. A vivência diária em um ambiente distinto desafia preconceitos e estereótipos, promovendo maior empatia e respeito pela diversidade. E nem precisamos dizer o quanto esse olhar pode ser importante também nos contextos de trabalho, não é?
Desenvolvimento de competências interculturais
Esse é um dos benefícios de estudar no exterior semelhante ao do primeiro tópico. No entanto, ele está mais atrelado ao contexto de saber se comunicar e agir em ambientes onde haja pessoas de diferentes culturas/países.
No intercâmbio, não faltarão oportunidades de estabelecer tal contato intercultural, seja nas próprias aulas, em eventos estudantis dentro da instituição ou até mesmo nos momentos de lazer. A interação ainda se dá em diferentes níveis, com professores, colegas de turma, membros da comunidade local, entre outros.
Quanto mais familiarizado à situação, mais você terá sucesso em futuros ambientes de trabalho globalizados. Em empresas multinacionais, por exemplo, ter a habilidade é um fator de destaque em todos os cargos, principalmente nos de liderança.
Aprimoramento da resiliência e adaptabilidade
Não tem jeito, estudar fora envolve desafios, desde adaptação ao ambiente até superação de barreiras linguísticas. Esses desafios, embora muitas vezes difíceis, são cruciais para o aprimoramento de sua resiliência e adaptabilidade. Ao ser colocado fora da zona de conforto, a capacidade de enfrentar adversidades é exercitada como nunca.
Encontrar moradia, administrar finanças em uma moeda distinta, organizar as compras mensais, adaptar-se a diferentes métodos de ensino e avaliação. Tudo isso está incluído entre os “obstáculos” que terá pelo caminho. Superá-los, por sua vez, trará uma enorme autoconfiança e mentalidade de crescimento. Você passará a enxergar as tarefas como oportunidades de crescimento contínuo.
Para a carreira (e vida em geral), essa atitude faz com que seja alguém preparado para lidar com adversidades de forma criativa e corajosa.
Fluência em uma língua estrangeira
Por falar em barreiras linguísticas, é impossível não citar o domínio de uma nova língua entre os benefícios de estudar no exterior. Aprender um segundo idioma, aliás, é um dos grandes motivos que fazem estudantes investirem na viagem internacional.
É um fato: você terá intensa imersão na língua oficial do país de destino, sobretudo se também tiver aulas que a utilizam. Ela estará presente nas horas de estudo, de descontração, dos afazeres e das conversas cotidianas.
Isso possibilita um aprendizado muito mais rápido e concreto, tornando-lhe apto a se comunicar fluentemente tanto no âmbito oral quanto escrito (e em diferentes contextos sociais).
Contato com recursos e pesquisas inovadoras
Estudar no exterior abre caminho para oportunidades acadêmicas únicas, que às vezes não estão disponíveis nas instituições de origem. Muitas universidades internacionais dispõem de recursos avançados, laboratórios de ponta e programas de pesquisa inovadores, prontos para enriquecer significativamente a experiência educacional.
Este acesso exclusivo permite que os estudantes se envolvam em projetos de alta qualidade, utilizem tecnologias recentes e aprendam com renomados especialistas em suas áreas de atuação. Isso sem falar no contato direto com diferentes abordagens e metodologias.
Como futuro profissional, isso quer dizer que você terá um conhecimento técnico destacado, além de uma mentalidade focada em se manter sempre atualizado.
Crescimento pessoal e das soft skills
Em um tópico anterior, comentamos sobre duas habilidades valiosas, exercitadas durante um intercâmbio: adaptabilidade e resiliência, lembra? No entanto, elas estão longe de serem as únicas desenvolvidas na experiência.
Autonomia, interpessoalidade, resolução de problemas, tomada de decisões, inteligência emocional. Todas essas podem e devem ser citadas como capacidades adicionais trabalhadas dia a dia, de forma natural, talvez sem que você nem perceba.
Tais habilidades inerentes ao ser humano são cada vez mais procuradas dentro do mercado de trabalho. Diante da transformação digital que vivemos — responsável por trazer tantas automações, inteligência artificial e outras tecnologias avançadas — essas são singularidades impossíveis de serem substituídas.
E então, quais destes benefícios de estudar no exterior considera mais importantes? Lembrando que a graduação é um momento acertadíssimo para viver uma experiência do tipo, com toda a certeza ela será marcante, só tendo a agregar em todos os âmbitos de sua vida. Desejamos sucesso!
Se gostou do artigo, acompanhe as redes sociais do Global Hub e fique por dentro das melhores oportunidades internacionais para aproveitar:
Instagram: @uninterglobalhub
Facebook: @uninterglobalhub
Linkedin: UNINTER – Global Hub
Youtube: UNINTER Global Hub