Diversidade em tech: como foi o Talking Business de novembro

O Talking Business de novembro não poderia ter encerrado o ano de forma melhor. Nele, a conversa girou em torno da diversidade na área de tecnologia. Para isso, o evento contou com a presença de três mulheres especialistas, pertencentes a diferentes fases profissionais.

A mediação da transmissão foi realizada por Jason Dyett e, como de costume, teve 4 blocos. Nos três primeiros, presenciamos as entrevistas individuais com as convidadas. Para finalizar, a rodada de perguntas e respostas abriu espaço para a participação do chat que acompanhou o TB ao vivo.

Neste artigo, veja quais foram os principais tópicos abordados e descubra como assistir ou rever o programa na íntegra. Confira!

Entrevista com Lauren States

A primeira palestrante da noite foi Lauren States, profissional de tecnologia que tem uma larga experiência no setor. Sua história profissional foi marcada por muitas posições de destaque, entre elas, a de executiva da IBM.

Lauren compartilhou detalhes fundamentais sobre sua própria empreitada e também sobre a realidade na área da tecnologia como um todo.

Alguns questionamentos feitos por Jason e respondidos prontamente por ela:

  • Lauren sempre destaca que o talento de sua equipe foi um diferencial para os seus clientes. Quais, então, são os seus conselhos sobre pessoal e desenvolvimento de talentos?
  • O que os termos “síndrome do impostor” e “ameaça de estereótipo” significam?
  • Como lidou com o bem-estar físico e mental durante a carreira?
  • Ao longo de sua trajetória, States trabalhou com pessoas de várias idades e culturas. Quais habilidades são importantes em equipes globais?
  • Qual é o principal conselho para mulheres que estão começando a traçar uma carreira em tech?

Entrevista com Raquel Belém

Raquel Belém tem 36 anos e já passou por diversas etapas acadêmicas e profissionais, inclusive uma transição de carreira. Em seu bloco de entrevistas, a especialista explica sobre seu processo, dá conselhos valiosos para quem está passando pelo mesmo e oferece apontamentos relevantes sobre igualdade de gênero.

A seguir, acompanhe as questões levantadas na conversa:

  • Muitas pessoas sentem medo de passar por uma transição de carreira. Com base na experiência de Raquel, quais são os pontos mais importantes sobre tal processo?
  • Como podemos continuar fortalecendo a igualdade de gênero e encorajando mulheres a buscar crescimento nas áreas de tecnologia?
  • Ela já participou de algum projeto em que a diversidade de pensamento e perspectivas enriqueceu os resultados? Ou algum em que a falta de diversidade trouxe impactos negativos?
  • Falando sobre o Linkedin, quais estratégias considera interessante para quem deseja realizar networking e se promover profissionalmente?

Entrevista com Camille Gomes

Camille Gomes é uma Global Ambassador da UNINTER, além de estudar engenharia de software na instituição. Como uma jovem profissional inserida dentro da tecnologia, foi capaz de trazer contribuições valiosas para os estudantes — e ainda explicou um pouco sobre a carreira em tech dentro do setor público.

Camille começou a entrevista fazendo um breve resumo sobre sua trajetória acadêmica e deu sequência respondendo às perguntas:

  • Como lida com o estresse?
  • Quais preconceitos já enfrentou e como lidou com eles?
  • Qual é o seu sonho e o próximo passo que objetiva?

Perguntas e respostas

E chegou o momento de interação entre participantes do chat e convidados. A rodada de perguntas e respostas é sempre um espaço de conexão, sendo inspirador e motivador para quem se identifica com o caminho trilhado pelos profissionais especialistas.

Dessa vez não foi diferente, não faltaram insights e esclarecimento de dúvidas comuns a tantas pessoas.

Olha só as questões trazidas:

  • No contexto organizacional, ainda existe preconceito quanto à questão das mulheres estarem em espaços antes ocupados por homens?
  • Como é possível identificar se uma pessoa tem a síndrome do impostor?
  • Como lidar com o assédio na área de TI?
  • As mulheres já são bem remuneradas no setor?
  • Em quais comunidades você encontrou apoio para fortalecer sua confiança (essa pergunta foi direcionada especialmente para Camille Gomes)?

Já deu para perceber que o Talking Business de novembro foi recheado de conteúdo, não é? E se você perdeu o evento, não se preocupe. Ainda é possível assistir a tudo na íntegra, através dos nossos canais oficiais no Youtube. Acesse o canal do Grupo UNINTER para assistir à transmissão em português ou o canal do Global Hub para assistir em inglês.

Obrigada pela companhia e nos vemos em 2024, com mais uma série de eventos focados no seu crescimento profissional!

Se gostou do artigo, siga as redes sociais do Global Hub para continuar acompanhando novidades:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...