Quais são as diferenças entre universidades públicas e privadas nos EUA?

Fazer um intercâmbio nos Estados Unidos está na sua lista de sonhos e metas? Então você, provavelmente, já quis saber quais são as diferenças entre universidades públicas e privadas nos EUA. Afinal, entender o sistema educacional do país é o primeiro passo para que tenha uma experiência de estudos bem-sucedida, dentro dos objetivos traçados.

Além dos ensinos público e particular serem distintos entre si, eles também não são iguais aos modelos que vemos aqui no Brasil. Ou seja, é interessante observar as singularidades de cada um para não errar na escolha da instituição desejada.

Neste artigo, você vai descobrir essas principais diferenças — em matéria de valores, tamanho, estrutura e processo seletivo. Confira!

Diferenças entre universidades públicas e privadas nos EUA: financiamento

Antes de tudo, é legal observar que as universidades públicas e privadas dos Estados Unidos são mantidas por distintos modos de financiamento.

Enquanto as universidades públicas são, normalmente, financiadas pelos governos estaduais, as privadas recebem recursos oriundos de fontes particulares (de empresas, indivíduos, doações de ex-alunos, por exemplo).

De certa forma, isso impacta em alguns dos fatores que veremos adiante.

Valores

Primeiro fato: diferente do que acontece no Brasil, uma universidade pública nos Estados Unidos não é gratuita.

O que ela tem são custos mais acessíveis, principalmente para estudantes nascidos no lugar em que está inserida. Pessoas de fora, de outros estados ou países, tendem a pagar valores maiores – porém ainda mais baratos quando comparados às instituições privadas.

Por falar nas universidades privadas, além de seus custos serem elevados, ali não existe separação entre estudantes de dentro e fora do estado. A parte boa é que, apesar de mais caras, tais instituições costumam oferecer maior quantidade de bolsas/auxílios estudantis, inclusive para estrangeiros.

Processo seletivo

Na maioria dos casos, o processo de seleção para as universidades particulares é mais rigoroso do que para as públicas. Isso acontece, entre outros fatores, por causa do menor número de vagas em cada um de seus cursos.

Em contrapartida, como dito no tópico anterior, as instituições privadas possuem um olhar abrangente para alunos de todas as partes. As universidades públicas buscam transformar em educação parte dos impostos dos contribuintes locais, então dão preferência para pessoas que vivam dentro dos estados onde estão.

Tamanho

Uma das principais diferenças entre universidades públicas e privadas nos EUA é a de estrutura. A questão, entretanto, está longe de significar que uma é melhor do que a outra. Justamente pelas peculiaridades, os modelos conseguem se encaixar em variados perfis.

As instituições públicas tendem a ser bem grandes, tanto em tamanho quanto em quantidade de estudantes. A sala de aula com maior número de pessoas possibilita ótimas chances de interação e troca. Este aspecto também se estende à oferta de cursos, pois geralmente há vastas opções disponíveis na estrutura curricular.

As universidades privadas investem em classes menores, o que facilita uma conexão estreita entre professor e aluno. Os recursos presentes nos campi, ainda, podem ser mais robustos, bem como as instalações das escolas.

Exemplos

Para compreender o sistema educativo de um modo ainda mais completo, é legal ter exemplos que ilustrem os modelos público e particular norte-americano.

Algumas das melhores universidades públicas dos Estados Unidos:

  • Universidade da California em Berkeley;
  • Universidade da California em Los Angeles;
  • Universidade de Michigan em Ann Arbor;
  • Universidade de Washington;
  • Instituto de Tecnologia da Geórgia;
  • Universidade do Texas em Austin.

Quando se trata de instituições privadas, alguns dos nomes que se destacam pela excelência acadêmica são:

  • Universidade Harvard;
  • Universidade Yale;
  • Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT);
  • Universidade Stanford;
  • Universidade de Princeton;
  • Universidade Columbia;
  • Universidade de Nova York.

E então, conseguiu visualizar as diferenças entre universidades públicas e privadas nos EUA? E qual dos cenários combina com o seu projeto de estudos no exterior? Partindo dessa pergunta, é possível vislumbrar um caminho certeiro para um belo intercâmbio. Desejamos sucesso!

Se gostou do artigo, siga as redes sociais do Global Hub e continue recebendo conteúdos sobre experiências internacionais:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...